Mais um ano, mais uma jornada literária concluída! Em sua 4ª edição, a Corrida Literária do Plano Crítico trouxe momentos de diversão, superação, tretas malucas, provocações luísicas, birras ritterianas e, claro, muitas páginas viradas! Foi um ano com poucas mudanças de desenvolvimento em relação a 2023. O Gabriel Zupiroli até tentou dar uma alavancada no número de livros, mas ficou atrás da quantidade do ano passado, ou seja, aquela clássica morrida na praia. Já o Kevin Rick está apto para pedir música no Fantástico, porque não leu uma única página! De novo! Acho que o Ritter deveria caprichar de verdade nas prendas dele esse ano!
- Em 2024, o saldo foi de 128 livros lidos, contra 136 livros do ano anterior.
- O primeiro e último volume registrados na lista foram, respectivamente, Um Cisne Pelo Prêmio (Meg Langslow #11), lido por Luiz Santiago; e O Mágico de Oz, também lido por Luiz Santiago.
E aqui, o ponto mais importante desta postagem, aquilo que o Brasil inteiro estava pedindo: o resultado geral da corrida de 2024!
- Em 4º lugar, o cara que só participa das corridas literárias porque gosta de sofrer pagando prendas. O verdadeiro sadomasoquista literário. Ele, que fez novo: conseguiu a proeza de, pelo segundo ano consecutivo, ZERAR a leitura do ano! O inigualavelmente lesma… o incomparavelmente bicho-preguiça… o definitivamente lanterninha das nossas corridas… o não-leitor profissional do Plano Crítico: Kevin Rick!
ERRATA (afinal de conta, até um deus, como eu, erra): o advogado do MC Kevinaldo (já que o próprio Kevinaldo nem se mexeu para falar por si mesmo, simplesmente aceitando o destino na lama) me alertou de O Problema dos Três Corpos e eu fui ver na tabela da corrida: não é que o condenado leu a quantidade COLOSSAL de 2 livros o ano todo??? Estou realmente impressionado!!! É que é tão ridículo, em termos da nossa corrida, que eu simplesmente apaguei da memória essas duas entradas. Mas aqui está a colocação da quantidade correta, embora absolutamente nada mude: Kevin ainda é o grande perdedor humilhado e pisoteado da corrida e ainda vai pagar todas as prendas. PA-TÉ-TI-CO!!!
- Em 3º lugar, repetindo a posição do ano anterior, temos Gabriel Zupiroli (com 11 livros lidos), aquele que tenta superar marcas pessoais, mas sua síndrome de desaparecimento aguda fala mais alto e ele se perde nas Montanhas da Loucura, ficando invisível no Cosmos e, depois… nada acontece, feijoada!
- Em 2º lugar, este mesmo que vos escreve (com 50 livros lidos)! Também estou repetindo a posição do ano passado, e com número um pouco menor de livros lidos, embora tenha cumprido a meta do ano. Sinceramente? Acho que está bom demais! Estou bem confortável aqui com minhas almofadas de seda, rindo da cara do Kevin e da leitura dinâmica do Ritter!
- Em 1º lugar, mais uma vez assumindo a liderança e vencendo a corrida literária com um número superior à meta de leituras estabelecidas, o barão-dinâmico das 624 páginas por dia: Ritter Fan (com 67 livros lidos)!
Agora vamos às punições! Por ter cumprido a meta, eu estou livre delas. E mais uma vez, por ser o vencedor da corrida, Ritter é quem vai atribuir os castigos aos que não chegaram ao número-alvo definido em nossas regras:
- Kevin Rick — deverá escrever críticas de De Volta à Lagoa Azul (1991) e Alone in the Dark: O Despertar do Mal (2005).
- Gabriel Zupiroli — deverá escrever críticas de Dupla Explosiva (2002) e Emmanuelle 2: Antivirgem (1975).
***
Gostaria de registrar meus mais calorosos agradecimentos ao nosso fiel leitor Roberval Machado, que durante todo o ano compartilhou suas leituras, elaborou listas e trouxe opiniões perspicazes — não apenas aqui na Corrida Literária, mas também na nossa Corrida Quadrinística! — sobre todo o material que terminava de ler. Um agradecimento especial também vai para os nossos fiéis veteranos, Wagner e Caio Mater, que também apareceram para compartilhar suas impressões de leitura. É sempre um prazer imenso contar com a presença de vocês, que continuam a enriquecer nossas discussões literárias! Tenho certeza de que 2025 nos reserva uma nova jornada repleta de trocas de ideias, recomendações e descobertas. Obrigado por seguirem conosco, rapazes!