Nosso segundo ano de corrida literária transcorreu basicamente em uma sequência de empurrões violentos entre eu (Luiz Santiago) e Ritter Fan pela meta principal de 50 livros lidos. No início do ano, tivemos um membro a mais na brincadeira, em relação ao ano passado (o Gabriel Zupirolli), mas em poucos meses ele e o Kevin Rick simplesmente desapareceram e só os velhos peixes do oceano literário do PC é que seguiram nadando em direção à glória.
Foi um ano literário bastante diferentão, cheio de descobertas e entradas nas mais diversas tocas de coelho, como é de praxe, comigo. Tive minha fase sci-fi, minha fase de literatura policial, minha fase de literatura clássica brasileira e o andamento de projetos literários pessoais, como Perry Rhodan, Comissário Maigret, Perry Mason, Agatha Christie e Mistérios do 87º Distrito. Para quem acompanha o PC há um tempinho, sabe que eu tenho outros projetos literários já iniciados, mas que não receberam andamento em 2022. Não li mesmo, e aí? Se estão achando ruim, me processem. Em 2023, porém, eu planejo tirar alguns volumes da geladeira. Tudo vai depender do meu estado de espírito para as leituras, claro. Veremos o que de novidade nos trará este novo ano!
Bem, chega de enrolação. Vamos agora ao resultado da corrida de 2022!
- Em 4º lugar, o humilhado dos humilhados; o perdedor-master, pelo segundo ano consecutivo; o portentoso lanterninha; o bicho-preguiça da literatura, Sr. Kevin Tartaruga Sonolenta Rick, com o total de 6 livros lidos nas regras da corrida.
- Em 3º lugar, o regrado reclamão; o literato deitado eternamente em berço esplêndido; o que se congela por três meses e depois sai sem saber o que aconteceu no mundo: Gabriel Mestre dos Magos Zupiroli, com um total de 10 livros lidos nas regras da corrida.
- Em 2º lugar, euzinho mesmo, o grandioso, o magnânimo, o verdadeiro vencedor espiritual da corrida; o humilde e insuperável desse segundo ano, Luiz Supremo Santiago, com um total de 48 livros lidos nas regras da corrida.
- E em 1º lugar, o insuportável que comprou de um coach de esquina o cursinho “leitura transversal: leia 999 livros em 9 segundos“; o ridículo bibliotecário que ninguém visita; o arquivador de páginas inexistentes, Ritter Leitura Dinâmica Fan, com um total de 65 livros lidos nas regras da corrida.
***
Agora vamos falar de punições? Infelizmente, eu terei que aceitar a injustiça de pagar prendas, quando eu fiquei tão pouco (quase nada!) de cumprir a meta. Mas é isso mesmo, “a vida não é um morango“, como já dizia Aristóteles. Ritter atribuiu os seguintes castigos aos perdedores dessa corrida:
- Kevin Rick (que até agora não teve sequer a decência de pagar as prendas do ANO PASSADO!!!) deverá fazer as críticas dos filmes A Reconquista (2000) e Bolero: Uma Aventura em Êxtase (1984) — esse último me fez rir de verdade. Ritter não presta.
- Gabriel Zupiroli deverá fazer as críticas para os filmes Os Gênios do Lixo (1987) e Emmanuelle (1974). Já estou rindo, esperando o texto dele sobre essas obras-primas inestimáveis da Sétima Arte.
- Luiz Santiago (profundamente injustiçado) deverá fazer as críticas de X-Men Icons: Cyclops (2004) — sabendo que eu ODEIO o Ciclope; e que me afastei muitíssimo das histórias óbvias de bonequinhos nos quadrinhos, Ritter me dá essa punição. O Inferno é pouco para um indivíduo podre como esse!!! E também Highlander 2: A Ressurreição (1991).
Em relação aos números e a algumas curiosidades sobre a nossa corrida, ficam aqui alguns dados para vocês.
- Ao todo foram lidos 130 livros nessa Corrida Literária de 2022.
- O primeiro e último livro registrados na lista foram, respectivamente, Ressurreição (Machado de Assis, 1872) e Age of Cage: Four Decades of Hollywood Through One Singular Career (Keith Phipps, 2022).
- A postagem da Corrida Literária terminou com um total de 363 comentários!
***
Quero começar essa seção de agradecimentos fazendo menções diretas aos leitores Wagner; Starr-Lord e Pablo Eckstein, por estarem assiduamente conosco na caixa de comentários, compartilhando suas opiniões sobre as leituras do ano, trocando ideias sobre as nossas leituras e acompanhando a corrida. Muito obrigado! Vocês têm ajudado a fazer a corrida ainda mais divertida!
A todos os nossos leitores, quero deixar aqui o convite para participarem da corrida de 2023. Esse é um jogo que serve para dar um empurrãozinho nas nossas leituras ao longo do ano. Claro que vocês não precisam seguir a quantidade de livros que nós estabelecemos como mínimo! Faça você mesmo o seu limite pessoal! E apareça nos comentários da corrida para dizer como foram as suas experiências literárias ao longo do ano. Bons livros, bons quadrinhos, boas leituras a todos vocês em 2023!!!