Home Colunas Lista | What If…? – 2ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Lista | What If…? – 2ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Hela, Nebulosa, Capitã Carter e Happy Hogan reinam.

por Ritter Fan
1,8K views

Avaliação da temporada
(não é uma média)

  • spoilers.

O segundo ano de What If… foi uma diversão tão boa quanto o primeiro, com a Marvel Studios mantendo a estrutura que mistura episódios completamente soltos com outros que contam uma história única ao longo de alguns capítulos. Mesmo preferindo que o caminho fosse o de ter 100% de episódios soltos, considero a versão audiovisual da famosa HQ O Que Aconteceria Se…? um verdadeiro deleite de possibilidades que, na segunda temporada, se inspira em Blade Runner para fazer de Nebulosa uma detetive noir, satiriza Duro de Matar com Happy Hogan como John McClane, reúne os Vingadores tanto em 1988 quanto em 1602, coroa a Capitã Carter como protagonista, aproveita Hela de forma tão impensável quanto eficiente, e, ainda por cima, introduz uma super-heroína nova, de origem indígena e poderes oriundos do Tesseract. Ou seja, tem para todos os gostos.

Fiquem com nosso ranking de episódios, digam se concordam ou discordam, e mandem os seus!

9º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
Estranho Supremo Interviesse?

2X09

Em outras palavras, semelhante ao episódio anterior, O Que Aconteceria Se…Estranho Supremo Interviesse? é uma bagunça multicolorida que não conta história discernível alguma, só colocando heróis, vilões e anti-heróis uns contra os outros em um festival que parece mais diversas explosões de luzes e cores intercaladas com caras de espanto, caras de tristeza, caras zangadas e um monte de frase de efeito tiradas de livros de autoajuda. Estou sendo duro e meus comentários não combinam com minha avaliação final? Bem, isso acontece nas melhores famílias, pois, no final das contas, mesmo com esse caminhão de problemas, ainda achei o resultado final encaixável ali na parte mais baixa da linha do bom, encostando no mediano, mas não exatamente chegando lá. Vai entender…

8º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
os Vingadores se Reunissem em 1602?

2X08

Ao abraçar tudo e mais um pouco e ainda ser um dos episódios que conta uma história única, com exigências próprias, algo que vem acontecendo desde o quinto, a reunião dos Vingadores de 1602 é uma corrida de 100 metros rasos em que centenas de corredores participam ao mesmo tempo, ou seja, é impossível identificar direito quem é quem ou apreciar a história, a arte e o design dos personagens (que desperdício são Sir Nicholas Fury, por Samuel L. Jackson, e Wanda Merlin, por Elizabeth Olsen, aqui…). Ainda é divertido, especialmente pelas presenças hilariamente blasés de um Tony Stark (Mick Wingert) que adora as “palavras inventadas” de Carter e de um Loki (Tom Hiddleston) declamador de Shakespeare que é a encarnação da fleuma britânica, mas não faz jus à sensacional premissa.

7º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
o Homem de Ferro Colidisse com o Grão-Mestre?

2X04

Sei que é uma duração curta demais para a pancadaria automobilística e a conversão de Gamora de assassina a heroína, mas o roteiro de A. C. Bradley não parece preocupado com o segundo aspecto, somente o primeiro, fazendo questão de destacar todo mundo, até o hamster que fica nos ombros de Korg, e deixando a alienígena verde quase que completamente para escanteio somente para que a animação possa vender para os espectadores a enésima versão da armadura do Ferroso e talvez a mais colorida. Ainda que o resultado final consiga divertir muito em razão da variedade dos bólidos da corrida e, claro, das vertiginosas sequências de ação, teria sido mais honesto se o episódio fosse só isso, sem Gamora eventualmente aparecendo aqui e ali para lembrarmos de sua existência e de que a história, em tese, era sobre ela.

6º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
Kahhori Remodelasse o Mundo?

2X06

O episódio tem a vantagem de apresentar uma personagem absolutamente do zero e de construir um mundo mítico criado pelo Tesseract que dá poderes a quem lá vive. Infelizmente, porém, tudo é corrido demais, sem que Kahhori ganhe a profundidade que merecia. Uma coisa é você reformular personagens já conhecidos em 30 e poucos minutos; outra bem diferente é apresentar um completamente novo, com um conjunto de poderes um tanto quanto genéricos e não facilmente dedutíveis a partir do pouco que sabemos da Joia do Espaço e que se vale, exclusivamente, de uma construção arquetípica, ou seja, da valente e altruísta guerreira que faz de tudo pelo seu povo. Kahhori, para ser bem franco, merecia alguns episódios para ganhar a devida construção e ter o devido desenvolvimento em um ambiente crucial em que os Conquistadores espanhóis chegavam para dominar o Novo Mundo.

5º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
Peter Quill Atacasse os Heróis Mais Poderosos da Terra? 

2X09

E fiquei feliz ao ver que, na verdade, Quill não passou de uma boa desculpa para uma reunião prematura dos heróis mais poderosos da Terra, na forma de proto-Vingadores, comandados por Howard Stark (John Slattery) e Peggy Carter (Hayley Atwell), ainda em 1988. Aos dois humanos “normais”, juntam-se Hank Pym, o Homem-Formiga original (Michael Douglas), Bill Foster, o Golias (Laurence Fishburne), T’Chaka, o Pantera Negra antes de T’Challa (Atandwa Kani, filho de John Kani que deu vida ao T’Chaka de carne e osso em Guerra Civil), Thor (Chris Hemsworth, que revela sua existência quando chega para eliminar Quill que destruíra Asgard e os demais reinos e duas ótimas surpresas, pelo menos para mim: Bucky Barnes, o Soldado Invernal (Sebastian Stan) e ninguém menos do que Wendy Lawson, a Capitã Mar-Vell (Keri Tombazian). Ao lado deles todos e com papel importantíssimo para lidar com Quill, vemos a versão adolescente de Hope Van Dyne (Madeleine McGraw), a futura Vespa.

4º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
Capitã Carter Lutasse contra o Esmagador Hidra?

2X05

O roteiro de A.C. Bradley é esperto ao costurar os eventos que conhecemos dos dois citados filmes em uma narrativa coesa, agitada e coerente com a construção dos personagens e que sedimenta a Capitã Carter como a grande protagonista de What If…? até o momento. Sim, ela é uma heroína “fora do tempo” como o Capitão América foi, mas ela tem personalidade própria, algo que é visto na forma particular como sua conexão com a Viúva Negra é trabalhada. Além disso, Atwell seja em seu trabalho de voz ou nos poucos minutos que teve como a personagem em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, demonstra como ela consegue naturalmente carregar uma história nas costas, algo que já havia ficado claro quando ela era apenas Peggy Carter, uma coadjuvante em O Primeiro Vingador ou a protagonista em Agente Carter.

3º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
Happy Hogan Salvasse o Natal?

2X03

Duro de Matar na Torre dos Vingadores com Justin Hammer (Sam Rockwell) como Hans Gruber e Happy Hogan (John Favreau) como John McClane em uma história natalina? Podem contar comigo! E a coisa fica melhor ainda quando o episódio é completamente descompromissado com eventuais conexões maiores com o Multiverso e tem apenas uma única preocupação, que é parodiar a obra que o inspirou e entregar litros de diversão com um Hogan completamente perdido que acaba se transformando em um Hulk Roxo(???) e um Hammer ainda mais inspirado que o original em toda a sua canastrice e tiração de onda, como um Tony Stark de xepa de feira.

2º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
Nebulosa Se Juntasse à Tropa Nova?

2X01

Não é preciso muito para acertar com a estrutura de film noir e talvez seja preciso menos ainda para acertar quando a fonte principal de inspiração é o sci-fi noir clássico dos clássicos Blade Runner. Ridley Scott criou o formulário do subgênero e não há mal algum em usá-lo, especialmente em um roteiro esperto que transporta a estrutura narrativa que conhecemos muito bem, com narração em off, trama detetivesca na base do whodunnit repleta de reviravoltas, e todo o aparato visual que vai dos becos sujos e chuvosos com luz néon onde um corpo é encontrado, até sobretudos, frases de efeito e personagens do submundo, para o Universo Cinematográfico Marvel. E, claro, ao conseguir reposicionar Nebulosa (Karen Gillan) pela segunda vez como heroína no UCM, o episódio em que ela se junta à Tropa Nova é basicamente irresistível.

1º Lugar:
O Que Aconteceria Se…
Hela Encontrasse os Dez Anéis?

2X07

A combinação de Hela, a Deusa da Morte, e primogênita de Odin, com a organização Dez Anéis apresentada por completo no Universo Cinematográfico Marvel em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis era algo que jamais imaginaria, mas que o sétimo episódio da segunda temporada de What If…? faz funcionar maravilhosamente bem, mesmo que se curve ao velho clichê da vilã tornando-se heroína. Fazer com que o Pai de Todos exile sua filha não para Hel, mas sim para Midgard, encantando seu capacete da mesma maneira que encantou o martelo de Thor é uma jogada de mestre, assim como é uma jogada de mestre fazer Hela passar por um processo semelhante ao do próprio Shang-Chi em seu filme de origem, não simplesmente entregando a ela os Dez Aneis superpoderosos, mas sim transformando-a completamente.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais