Avaliação da temporada completa (não é uma média)
- Há spoilers. Leiam, aqui, todas as críticas de Rick and Morty.
O subtítulo da presente lista serve como indicativo de como passei a me sentir com Rick and Morty. Assim como outras sitcoms intermináveis, a animação parece cada vez mais no automático, como se estivéssemos vendo “mais um ano”. Sinto que o seriado teve diversas oportunidades para captar um arco para seus personagens e uma história contínua, mas, infelizmente, Justin Roiland e Dan Harmon vão capitalizar na “eternidade” de obras desse tipo. Nem todos têm a coragem de Bojack Horseman.
Dito isso, esta 6ª temporada teve vislumbres de um trabalho interessante e diferente, principalmente nos episódios iniciais. O descarte da arma de portais abriu espaço para aventuras contidas e foco nas dinâmicas da família, com participação ativa das Beths, Jerry e Summer. Ainda que algumas dessas histórias não tenham tido os melhores conceitos ou as melhores aventuras, gostei da abordagem, com destaque para Night Family e Final DeSmithation. A segunda metade da temporada acabou abandonando essa abordagem, infelizmente.
Minha maior crítica ao sexto ano, porém, reside no descarte da história principal, principalmente na maneira porca que resolvem as consequências dos atos de Evil Morty e de como o cliffhanger da temporada anterior pouco importa. A não-participação de Rick Prime também me desapontou, apesar da indicação que o próximo ano terá foco nessa trama. É acostumar com a arbitrariedade e os altos e baixos de uma animação aderindo a abordagem automática, ainda entretendo, mas sem o brilho de antes. Comentem aí o que acharam da temporada e seus rankings dos episódios! Vamos lá!
10º Lugar: Juricksic Mort
06X06
Juricksic Mort me aborreceu com as preguiças canônicas, mas, além disso, é um episódio solto sem muita imaginação, buscando em referências e meta-comentários algum tipo de diversão rasa. Ainda assim, há bons momentos na história que não deixam a qualidade se tornar totalmente ruim. Por fim, agora que a arma de portais foi consertada, veremos o que acontecerá na reta final da temporada, provavelmente mais maluca e menos de sitcom como tivemos nos cinco episódios iniciais.
09º Lugar: A Rick in King Mortur’s Mort
06X09
A Rick in King Mortur’s Mort, enfim, é mais um daqueles episódios esquecíveis da animação. O humor é batido e forçadamente irônico, enquanto a ação/aventura é um tanto morosa. Como sempre, existem os momentos que divertem e não deixam a animação se tornar um entretenimento ruim, mas é aquém do tipo de qualidade e criatividade que esperamos da série. Veremos como a temporada fecha na semana que vem, se traz a narrativa principal ou nos apresenta outro episódio solto.
08º Lugar: Full Meta Jackrick
06X07
A aventura em si também não convence, sem grandes momentos narrativos ou situações genuinamente cômicas. Tenho um certo apreço pela montagem, como as sequências dos créditos, e também de quando o humor se torna caótico, como no início com as piadas de “previously“. Existe o bastante para não ser necessariamente ruim, mas ainda é um episódio comicamente limitado, utilizando metalinguagem como muleta de uma falta de criatividade.
07º Lugar: Rick a Mort Well Lived
06X02
Rick: A Mort Well Lived é quase um déjà vu. Entre referências e Morty questionando o amor de Rick, a história aqui repete elementos familiares do seriado, mas com uma execução pouco inspirada, tanto na ação da aventura quanto nas piadas de Duro de Matar ou de bilhões de “Mortys” coexistindo. Não é exatamente ruim, porém. Como a maioria dos episódios da série, a maluquice entretém, o ritmo é gostoso e alguns momentos divertem.
06º Lugar: Ricktional Mortpoon’s Rickmas Mortcation
06X10
No mais, temos outra aventura superficialmente divertida com Ricktional Mortpoon’s Rickmas Mortcation. Descobrimos que o Rick Sanchez bonzinho e atencioso é um robô, com sua piada recorrente no episódio de querer contar a verdade e se matar sendo bem cômica. Gosto particularmente da cena em que a família ataca a máquina, e, depois, a sequência em que revivem o personagem.
05º Lugar: Solaricks
06X01
Solaricks demonstra alguns cacoetes de Rick and Morty, principalmente no que tange essa falta de continuidade que não gosto, mas traz ideias promissoras. Por um lado, a narrativa aqui não lida muito bem com a progressão da história e dos eventos que vimos no final da temporada anterior, e nos apresenta uma aventura criativamente, visualmente e comicamente limitada, mas por outro lado, a narrativa traz um baita desenvolvimento de personagens e estabelece, pelo menos por agora, que veremos esta versão da família se manter, e também que temos um novo vilão recorrente com a versão de Rick que matou a família do protagonista, competindo com o Evil Morty como melhor antagonista do seriado.
04º Lugar: Bethic Twinstinct
06X03
Ainda assim, Bethic Twinstinct é um bom episódio de sitcom, centrado na normalmente subutilizada Beth ou, agora, Beths. O sexto ano da animação continua com episódios medianos, mas gosto da direção narrativa dos roteiristas, trabalhando mais os personagens e suas dinâmicas, e dando espaço para o restante da família Smith além da dupla principal. Só está faltando melhor criatividade e inspiração na execução, principalmente com as piadas.
03º Lugar: Analyze Piss
06X08
As cenas com Rick indo até a casa do Mestre do Mijo, vendo o suicídio e lidando com as consequências da morte do personagem em uma mescla perturbada de sacrifício/egoísmo/culpa rende alguns dos melhores momentos da temporada até aqui, somado com as maravilhosas cenas nas sessões de terapia. Rick and Morty está em seu melhor quando assume o drama e um humor sombrio como abordagens principais – continuo defendendo que a animação deveria investir na trajetória de Bojack Horseman, e não de South Park e afins. A trama com Jerry tem lá suas reflexões, como o papel imponente do patriarca quando Rick não é um babaca controlador, mas acaba sendo muito paspalhona em contraste com os segmentos de Rick. O final, porém, é maravilhoso, demonstrando principalmente como Rick é narcisista e carente de atenção.
02º Lugar: Night Family
06X04
Night Family é um episódio menos centrado em desenvolvimento de personagens, diferente do que tivemos nas últimas semanas, mas a pegada menos dramática não é um ponto negativo em si. O roteiro traz um tom descompromissado e solto para o humor e as ações dos personagens, incluindo uma longa e divertida sequência de ação, mas ainda se aproveitando do ponto forte desta temporada: a dinâmica familiar.
01º Lugar: Final DeSmithation
06X05
Ainda assim, a investigação de Rick e Jerry traz uma ótima dinâmica familiar, especialmente no humor entre os contrastes extremos dos personagens. Também é possível notar uma espécie de amizade nascendo, sendo que o desfecho do episódio chega a ter uma camada de ternura. Apesar de não termos visto novidades na narrativa principal, Final DeSmithation é mais um episódio da temporada com bom desenvolvimento de personagens. Estou simplesmente amando a abordagem dos roteiristas para explorar o relacionamento da família, deixando de lado os arquétipos e fazendo-nos importar com estas figuras em específico. Nas críticas anteriores, eu disse que odiaria ver essas versões da família Smith sendo substituídas por alguma outra dimensão, e parece que tanto os roteiristas quanto Rick parecem se importar com eles também. Maravilhoso!