20 – Arnin Zola
Aparições: Capitão América: O Primeiro Vingador, Capitão América 2: O Soldado Invernal
Arnin Zola, junto de Alexander Pierce, foi um dos responsáveis pela queda da SHIELD, mas seus feitos vão muito além disso. Em Capitão América: O Primeiro Vingador, ele consegue extrair poder do Tesseract e, praticamente sozinho, criou a segunda encarnação da Hydra, após os eventos do primeiro filme do bandeiroso, infiltrando-se digitalmente (moderno, hein?) na S.H.I.E.L.D. e isso por décadas sem ninguém mais saber. Definitivamente ele merece um grande destaque dentro dos filmes da Marvel e bem que ele poderia aparecer de novo, talvez em sua forma robótica clássica dos quadrinhos.
19 – Darren Cross / Jaqueta Amarela
Aparições: Homem Formiga
Darren Cross transformou um homem em geleia e o limpou com papel toalha – definitivamente não é todo vilão que faz isso. A versão sombria do Homem Formiga, Cross fora aprendiz de Hank Pym, mas caíra para o lado negro graças à falta de confiança (justificada) de seu mentor em relação a ele. Isso sem falar que ele quase vendeu a fórmula para a Hydra, o que definitivamente causaria um belo estrago nos filmes futuros do UCM.
18 – Brock Rumlow / Ossos Cruzados
Aparições: Capitão América 2: O Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil
Brock Rumlow é um antagonista bastante secundário, mas ele provou ser um belo desafio tanto em Soldado Invernal quanto em Guerra Civil, chegando a fazer parte do estopim para o ato que visava ter um controle maior sobre os super-heróis. Salvo pela Hydra após ter seu corpo queimado, o vilão retorna para dificultar ainda mais a busca por Bucky Barnes no início de Capitão América 3.
17 – Malekith
Aparições: Thor: O Mundo Sombrio
Malekith é um dos vilões mais esquecidos do Universo Cinematográfico Marvel, mas ele foi um dos poucos que chegou a portar uma Joia do Infinito. O elfo negro, interpretado pelo eterno Nono Doutor, Christopher Eccleston, destaca-se em Thor 2 e chegou perto de destruir a Terra utilizando o Éter. Além disso, não há como não elogiar o design do personagem, um dos melhores dos filmes da Marvel.
16 – O Colecionador
Aparições: Thor: O Mundo Sombrio (cena pós-créditos), Guardiões da Galáxia
Vulgo Cafetão do Espaço, O Colecionador faz jus ao seu nome: ele conta com um acervo de espécies e objetos raros da mais vasta variedade e, atualmente, porta uma das Joias do Infinito, como vimos na cena pós-créditos de Thor 2. Isso sem falar que ele é quem nos explica, enfim, o que esses objetos fazem, trazendo mais uma peça para completar esse quebra-cabeça iniciado lá em Homem de Ferro. O Colecionador não é um vilão estritamente falando (ao menos não ainda), mas ele certamente conta com uma agenda própria.
15 – Pietro Maximoff / Mercúrio
Aparições: Capitão América 2: O Soldado Invernal (cena pós-créditos), Os Vingadores: Era de Ultron
Mercúrio, antes de se tornar um Vingador (por um curto período de tempo), ajudou sua irmã a desestabilizar o grupo de heróis, o que quase os destruiu por dentro. Ele definitivamente deu um belo trabalho para Tony, Steve e os outros. Apesar de não chegar aos pés de sua contraparte nos filmes da Fox, ele certamente merece sua posição aqui.
14 – Aldrich Killian
Aparições: Homem de Ferro 3
Eu sei que vocês têm um certo preconceito em relação ao personagem só por causa dessa cena mostrada aí em cima. Mas ele quase destruiu Tony Stark, acabando com inúmeras de suas armaduras, sua casa e forçando-o a aliar-se a um garotinho para conseguir retornar para casa. Além disso, Killian é um dos vilões mais bem construídos do Universo Cinematográfico Marvel, pois sabemos exatamente por que ele fez tudo aquilo. Ele é um fantasma da vida antiga de Stark, que retorna para assombrá-lo.
13 – Helmut Zemo
Aparições: Capitão América: Guerra Civil
O homem responsável por dividir os Vingadores certamente merece uma posição elevada. Zemo, com seu plano mirabolante, fez com que o Capitão América e Tony Stark se tornassem adversários, gerando toda a Guerra Civil que vemos em Capitão América 3 e que não acabou bem. Definitivamente ele conseguiu mais que muitos dos vilões da Marvel e o impacto de suas ações será sentida por muito tempo dentro do UCM.
12 – Dormammu
Aparições: Doutor Estranho
Primeiramente, desculpe-me pela qualidade da imagem, mas, como o filme foi lançado há pouco tempo, ainda não temos imagens em alta resolução do vilão. Dormammu apareceu por pouco tempo em Doutor Estranho, mas já marcou presença. Seu poder é inquestionável e nos fez até teorizar sobre sua participação nos próximos Vingadores. Será que ele é a real ameaça e não Thanos?
11 – Kaecilius
Aparições: Doutor Estranho
Kaecilius realmente acreditava estar fazendo algo de bom para a humanidade, mas acabou sendo corrompido pelo poder da Dimensão Negra e Dormammu. O vilão, interpretado por Mads Mikkelsen, consegue destacar-se pelos esforços do ator, especialmente quando confronta o Doutor Estranho e o questiona sobre a Anciã, questionamento esse que fez com que Mordo caísse para o lado negro no final do filme. Não esqueçamos, também, que Kaecilius quase destruiu a Terra e somente falhou porque Strange voltou no tempo – em outras palavras ele ganhou, mas Stephen é um mau perdedor e roubou utilizando o Olho de Agamotto. Mas a conta vai chegar!