Home Colunas Lista | Os Melhores Filmes de 2023 – Ritter Fan

Lista | Os Melhores Filmes de 2023 – Ritter Fan

Falatório atômico.

por Ritter Fan
1,5K views

Foram elegíveis para esta lista, apenas: o que foi OFICIALMENTE lançado nos cinemas brasileiros em 2023; o que foi lançado nos streamings e VODs OFICIALMENTE acessíveis no Brasil em 2023 (ou seja, HBO Max, Hulu e iTunes com conta americana estão fora); o que foi exibido OFICIALMENTE em Festivais brasileiros em 2023 ou filmes de festivais que foram OFICIALMENTE acessível a partir do Brasil.

Lembre-se: se a lista não foi feita por você, dificilmente irá refletir a sua opinião sobre o que é “melhor” ou “pior“. Em caso de discordâncias, trate-as como algo comum ao falar de arte, não como se o mundo estivesse acabando porque alguém compôs uma lista que não combina com os seus gostos. Eleve o nível da discussão, fale sobre cinema, proponha uma boa conversa! E aí, o que acharam das escolhas? Quais dos filmes indicados você teve curiosidade de conferir? Quais filmes indicados mais surpreenderam vocês nessa lista? Deixe o seu comentário abaixo, e também o seu TOP 10 pessoal!

***

A ressaca da pandemia e a invasão inclemente do streaming ainda não me permitiram retornar completamente ao meu hábito de prestigiar filmes no cinema com a mesma frequência anterior. Eu ainda adoro a experiência original cinematográfica e continuo achando que perdemos muito em ver filmes na tela da TV, por maior que ela possa ser (eu nem vou comentar sobre ver filmes em tablets ou, pior ainda, em telas de celulares, pois isso deveria ser crime inafiançável) e minha intenção veemente é retornar ao escurinho das salas de cinema em 2024.

Seja como for, o ano passou rápido e teve seus momentos marcantes, especialmente o grande evento” Barbenheimer” que, não tenho dúvida alguma, foi o ponto alto cinematográfico de 2023 e um feito que dificilmente será repetido com a mesma eficiência. Isso me deixou bastante feliz, pois saiu da interminável seara de discussão sobre filmes de super-heróis que parece ser tudo que a maioria consegue falar ou pensar, abrindo um pouco de espaço para filmes autorais, mas de pegada de blockbuster, que é algo que precisamos com cada vez mais frequência por reunir o melhor dos dois mundos.

Não vi tantos filmes quanto queria, mesmo computando os que foram lançados diretamente em streaming, mas certamente vi mais do que em 2022, ainda que tenha “pulado” mais uma vez o Festival do Rio por questões pessoais. Minha lista, portanto, reflete esse meu ainda claudicante retorno ao bom e velho hábito de comprar ingressos, andar até o cinema, sentar na sala escura e com ar-condicionado à toda e mergulhar na magia da telona.

.

10º – Os Banshees de Inisherin

Irlanda | Reino Unido | Martin McDonagh | 2022

Como desfecho, temos para contemplação o resultado das medidas trágicas que o fim de uma amizade foi assumindo, e com menos impacto do que McDonagh consegue atingir com a história — embora o elenco se mostra comprometido em seus papéis — Os Banshees de Inisherin  é uma triste fábula sobre uma pequena ilha condenada a um ciclo de repetição.

.

9º – Nyad

Estados Unidos | Jimmy Chin | Elizabeth Chai Vasarhelyi | 2023

Nyad só realmente não funciona quando a direção tenta criar suspense e perigo na travessia que saem abertamente do esgotamento físico da nadadora. E não é o caso de os perigos não terem efetivamente acontecido – não sei se aconteceram -, mas sim a maneira quase episódica como eles aparecem, especialmente a sequência envolvendo tubarões que é algo amplamente esperado na linha da Arma de Tchekhov, mas que ganha uma execução paupérrima e contraproducente em uma obra que não precisava disso.

.

8º – Tár

Estados Unidos | Todd Field | 2022

No final, sobre a ambiguidade se o que foi visto concorda ou discorda com o debate proposto por ela, que também está cercado de contradição. É um filme que bebe de uma articulação visual muito precisa, mas que perde justamente em ficar por aí. É um filme, talvez, sobre a sobriedade das instituições, e não verdadeiramente sobre aquilo que habita o interior de sua personagem.

.

7º – Entre Mulheres

Estados Unidos | Sarah Polley | 2022

Montado num estilo parábola, Entre Mulheres cruza a vida de diversas mulheres que vivem numa colônia e sofrem todas do mesmo problema desconhecido: o abuso inaudito. Pasmadas com o que vem ocorrendo ano após ano, fazem um plebiscito para decidir se ficam e lutam ou se vão embora. O roteiro baseia-se no romance de nome homônimo, Women Talking, de Miriam Toews.

.

6º – Retratos Fantasmas

Brasil | Kleber Mendonça Filho | 2023

Retratos Fantasmas não olha para o passado só por olhar: a viagem é longa e sinuosa. Os fantasmas, aqueles que constroem a aura do lugar, podem ser invisíveis a olho nu, mas da câmera nada escapa. Os fantasmas das fotografias de Kleber que o digam. Do cinema, nada foge.

.

5º – A Menina Silenciosa

Irlanda | Colm Bairéad | 2022

Óbvio que não pretendo destrinchar o final aqui, pois não tenho intenção de estragar o prazer de se assistir a esse filme para ninguém, mas reparem como a mesma palavra tem significados tão diferentes pela fusão de performance dramática, montagem e direção, em uma daquelas tomadas que de imediato cava seu espaço dentre as mais belas da Sétima Arte. Se o money shot que mencionei já era capaz de fazer qualquer um deixar a guarda cair, o final de The Quiet Girl chega a ser uma obra-prima em sua enganosa simplicidade que, de quebra, ainda evita o melodrama barato. A menina quieta, quando fala, é a ternura encarnada. 

.

4º – Assassinos da Lua das Flores

Estados Unidos | Martin Scorsese | 2023

Assassinos da Lua das Flores é um drama muito maduro no que entrega, mas que não aproveitou por completo aquilo que tinha para aproveitar, culminando numa sensação de falta (no bloco do relacionamento de Mollie e Ernest), e num final com duas rupturas de continuidade que podem ter inúmeros significados interessantes, mas que trazem efeitos problemáticos de unidade fílmica. Em nenhum desses momentos, porém, derruba-se a imponência do épico trágico do diretor, que mesmo não precisando provar nada para ninguém, ensina a todo mundo, mais uma vez, o que é um bom Cinema.

.

3º – Maestro

Estados Unidos | Bradley Cooper | 2023

Maestro é uma sinfonia audiovisual da mais alta qualidade que Cooper rege com segurança e cuidado atrás e na frente das câmeras acompanhado de um trabalho de se aplaudir de pé por parte de Mulligan. Napoleão pode até ter chegado a ser imperador, mas quem realmente ganha uma régia e inesquecível cinebiografia na base do “atrás de todo grande homem, há sempre uma grande mulher”, em 2023, é mesmo Leonard Bernstein.

.

2º – Monster

Japão | Hirozaku Kore-eda | 2023

Como Assunto de Família, Monster é um daqueles filmes que, quando os créditos começam a subir, o espectador continua olhando para a tela não tentando desvendar a complexidade da narrativa, pois Kore-eda não se interessa por hermetismos, mas sim digerindo vagarosamente a mensagem e transpondo-a para a realidade de cada um. Se nós somos o monstro, então cabe a cada um de nós suprimi-lo e trazer à tona uma honesta conversa interior que tenta efetivamente compreender o outro a partir de mais do que nossos impulsos primordiais a partir de uma visão perfunctória normalmente trazida por terceiros. Não é fácil, admito, e nem sempre teremos sucesso nessa empreitada. Mas é muito importante tentarmos ser mais do que o que dizem que nós temos que ser.

.

1º – Oppenheimer

Estados Unidos | Christopher Nolan | 2023

Oppenheimer é uma reação ao cinema passivo e puramente contemplativo, ao cinema que não faz questão nenhuma de ser cinema. É um filme que usa o máximo da engenharia da Sétima Arte de seu tempo para contar uma história importante para todos, valorizando a percepção e inteligência do espectador ao entregar na medida certa tudo o que é necessário para que se compreenda a genialidade e o tormento daquele que deu à humanidade a oportunidade de fazer com que… não existisse mais humanidade. A coragem, a glória e a punição para o Prometeu que nos entregou um tipo globalmente mortal de fogo.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais