Está chegando o final de ano e é hora de olharmos para o quem vem por aí. Confabulamos muito e montamos uma lista dos 15 (16, na verdade) filmes originais que mais aguardamos em 2015. As regras são simples: (1) tem que ser filmes ainda não lançados no circuito comercial de cinema no Brasil mesmo que já tenham sido lançados fora daqui e (2) todos devem ser originais, ou seja, não podem ser continuações, prelúdios, spin-offs e reboots de outros filmes.
Mas podem deixar que faremos uma segunda lista, muito em breve, somente dedicada às continuações e afins.
Participaram da elaboração da lista Ritter Fan, Luiz Santiago, Guilherme Coral, Handerson Ornelas, Gisele Santos, Melissa Andrade e Lucas Borba.
Fiquem com a lista e, como sempre, queremos saber o que vocês acharam. Deixamos algo de fora? Incluímos algum que você não concorda? As datas de lançamento no Brasil são apenas previsões e poderão mudar.
A Teoria de Tudo
(The Theory of Everything, dir: James Marsh)
Gisele Santos: Filmes de superação são sempre sinônimos de bons números de bilheteria. Quando a história em questão é sobre o gênio da física Stephen Hawking então, é sucesso mais do que garantido. O filme acompanha toda a vida do personagem e se concentra no relacionamento de Hawking com sua namorada, assim como a descoberta de uma perigosa doença degenerativa. Eddie Redmayne (Os Miseráveis) é forte candidato ao Oscar de Melhor Ator.
Lucas Borba: Se um filme sobre um gênio já parece atrativo, imagine um filme sobre Stephen Hawking. O drama acompanha o jovem físico, hoje um dos cientistas mais consagrados da contemporaneidade, em suas descobertas ligadas ao tempo, resgatando o seu relacionamento com a aluna de Cambridge e sua primeira esposa, Jame Wide, além de retratar a descoberta de Hawking quanto à sua doença degenerativa. Com nomes como Eddie Redmayne (Os Miseráveis), Felicity Jones (O Espetacular Homem-Aranha 2) e Emily Watson (A Menina que Roubava Livros), podemos esperar atuações marcantes, cenas tocantes e de grande impacto reflexivo. Vai perder essa, gênio?
Luiz Santiago: Um dos teóricos que eu mais admiro e uma das histórias de vida mais interessantes no meio da ciência. Como é possível perder esse filme? Como não esperar muito para vê-lo?
Melissa Andrade: Creio que será extremamente interessante descobrir o outro lado do famoso Stephen Hawking e quem sabe fazer com que todos enxerguem o homem por trás da doença.
Previsão de lançamento no Brasil: 22 de janeiro.
Homem-Formiga
(Ant-Man, dir: Peyton Reed)
Guilherme Coral: À essa altura do campeonato alguém realmente acha que esse filme não será bom?
Handerson Ornelas: Nunca li uma história do personagem, mas seus poderes e sua história são o suficiente pra esperar bastante do filme. Até agora a Marvel Studios vem sendo bondosa conosco, acredito que Homem Formiga será mais um grande acerto.
Luiz Santiago: Michael Douglas interpretando um super-herói. Essa é a única coisa que você precisa para justificar querer ver esse filme.
Previsão de lançamento no Brasil: 23 de julho.
O Jogo da Imitação
(The Imitation Game, dir: Morten Tyldum)
Guilherme Coral: A chance de Benedict Cumberbatch se provar de vez (cumberbitches, de lado!). O filme já é um dos favoritos na corrida para o Oscar e cada trailer parece prometer ainda mais.
Melissa Andrade: Dá para resumir esse filme em poucas palavras. É baseado em uma história real pouco conhecida e que lida com os temas de guerra e espionagem que eu adoro. E, para completar, tem como protagonista Benedict Cumberbatch.
Previsão de lançamento no Brasil: 29 de janeiro.
O Destino de Júpiter
(Jupiter Ascending, dir: Andy e Lana Wachowski)
Luiz Santiago: Tudo bem que o elenco desse filme tem Channing Tatum e Mila Kunis, mas a proposta me parece chamativa, o trailer é empolgante, os efeitos são super cool e toda essa coisa de civilização extraterrestre, etc. parecem ser bem explorados pelos diretores, criadores da Trilogia Matrix. Esse eu quero ver!
Lucas Borba: Originalmente esperado para agosto de 2014, o novo filme dos irmãos Washowski, criadores do universo Matrix, teve sua estreia adiada sob a justificativa do tempo exigido para a pós-produção do longa. A aposta é novamente numa ficção científica, desta vez sobre uma empregada doméstica chamada Jupiter Jones (Mila Cunis), que sem saber é herdeira do posto de rainha do universo. O mundo de Jupiter vira de cabeça para baixo quando um ex-militar geneticamente modificado, Caine (Channing Tatum), chega à terra com a missão de proteger a moça contra inimigos que querem impedir a herdeira de assumir seu lugar de direito. Ambientada num universo futurista, a produção promete inovar nos efeitos especiais. Promessa vinda dos Washowski, é esperar para ver.
Previsão de lançamento no Brasil: 05 de fevereiro.
Birdman
(Idem, dir: Alejandro González Iñarritu)
Gilherme Coral: (1) Michael Keaton; (2) Iñarritu e (3) sensação de um plano sequência contínuo.
Gisele Santos: Alejandro González Iñárritu assume a direção deste filme que foi sucesso no festival de Veneza e promete mostrar o lado mais cômico do diretor, conhecido por dramas mais pesados como 21 Gramas e Babel. No elenco, Michael Keaton tem boas chances de conquistar uma indicação ao Oscar pela sua interpretação de um ator fracassado, conhecido pelo papel de um super-herói (qualquer semelhança pode não ser mera coincidência).Emma Stone, Naomi Watts e Edward Norton também estão no elenco.
Previsão de lançamento no Brasil: 22 de janeiro.
Caminhos da Floresta
(Into the Woods, dir: Rob Marshall)
Handerson Ornelas: Sim, Caminhos da Floresta tem tudo pra ser um típico filme de “conto de fadas” da Disney. No entanto, o filme, baseado no famoso musical, pode ser surpreendente. Primeiro, as músicas parecem ótimas. Segundo, o elenco é excelente (ainda que tenha Anna Kendrick nele). Terceiro, a beleza dos efeitos visuais já é o suficiente pra querer assistir o filme no cinema. Aguarde e confie.
Previsão de lançamento no Brasil: 29 de janeiro.
Divertida Mente
(Inside Out, dir: Pete Docter)
Handerson Ornelas: A Pixar pode ter diminuído seu nível, mas nunca decepcionou. Após um ano sem animações do estúdio e com a notícia de que o Estúdio Ghibli praticamente vai fechar as portas, Divertida Mente pode ser um prato cheio para o atual cenário das animações. A interessante sinopse, que personifica sentimentos dentro da mente de uma menina após mudar de vizinhança, corrobora com essa afirmação.
Previsão de lançamento no Brasil: 02 de julho.
Grandes Olhos
(Big Eyes, dir: Tim Burton)
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
(Foxcatcher, dir: Bennett Miller)
St. James Place (título ainda provisório)
(dir: Steven Spielberg)
Chappie
(Idem, dir: Neill Blomkamp)
O Coração do Mar
(In the Heart of the Sea, dir: Ron Howard)
Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível
(Tomorrowland, dir: Brad Bird)
Mr. Holmes
(dir: Bill Condon)
The Hateful Eight
(dir: Quentin Tarantino)
Hors-Concours
Whiplash: Em Busca da Perfeição
(Whiplash, dir: Damien Chazelle)
![lista whiplash](https://www.planocritico.com/wp-content/uploads/2014/12/lista-whiplash-202x300.jpg)