Existem muitos diretores que, através do estilo, conseguiram construir uma verdadeira marca em torno de seu nome. Mas Alfred Hitchcock talvez seja o que mais tenha utilizado a sua própria figura para abrir possibilidades de criação, tornando ele mesmo um símbolo do suspense aliado ao macabro. O propósito dessa lista é apresentar os muitos momentos em que o diretor reforça essa presença com uma brincadeira que começou em 1927 e se tornou algo recorrente em sua filmografia. Deixo claro que esta lista apresenta apenas os cameos confirmados do diretor.
Ou seja, aquela cena da multidão, no final de O Pensionista, não está citada porque aquele homem só se parece com Hitchcock, mas claramente não é ele. Também não coloquei a cena do ônibus em O Mistério do Número 17, onde um dos passageiros, no fundo do carro, se parece muito com o diretor, mas nunca foi confirmado se era ele mesmo (eu acho que não, pois o homem em questão parece bem mais gordinho e mais velho do que o diretor era na época). O caso se repete com o homem que aparece por volta dos 20 minutos em Mulher Pública (Vida Fácil), que muitos dizem ser o diretor, mas na verdade não se parece com ele. No mesmo filme porém, lá pelo minuto 18, tem uma cena de tribunal. No fim do julgamento, no balcão do lado direito, levanta-se um homem com guarda-chuva e chapéu na mão. Eu acredito que esse homem seja Hitchcock, mas não há confirmação disso, infelizmente, muito por conta da má qualidade da cópia.
Há uma entrada no IMDB e repetida erroneamente pelo autor da página na Wikipedia (consultada em junho de 2020) de que há um cameo do diretor em Sabotagem (O Marido Era o Culpado), mas isso não é verdade. A cena referida está lá pelo minuto 8 e se dá quando a luz de um poste é acendida e um homem que tem a silhueta parecida com a de Hitchcock está passando por baixo. A qualidade do filme, porém, é muito boa e dá perfeitamente para ver que este homem não é o diretor. Em muitos filmes vamos encontrar homens com silhueta parecida com a de Hitchcock, e talvez isso tenha sido algo proposital feito pelo cineasta. Pois bem, aqui temos as aparições confirmadas dele em seus filmes, e em alguns casos, a principal (em Festim Diabólico, por exemplo, o homem que passa atravessando a rua talvez seja o diretor, mas o verdadeiro cameo dele no filme é outro…). E aí, conseguiram ver todas essas aparições enquanto assistiam as obras? Sabia de todas elas? Não deixe de comentar!
.
O Pensionista (O Inquilino Sinistro)
The Lodger: A Story of the London Fog (1927)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 5 minutos.
Chantagem e Confissão
Blackmail (1929)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 11 minutos.
Assassinato!
Murder! (1930)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 60 minutos.
O Homem Que Sabia Demais
The Man Who Knew Too Much (1934)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 34 minutos.
Os 39 Degraus
The 39 Steps (1935)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 7 minutos.
Jovem e Inocente
Young and Innocent (1937)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 16 minutos.
A Dama Oculta
The Lady Vanishes (1938)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 93 minutos.
Rebecca, A Mulher Inesquecível
Rebecca (1940)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 123 minutos.
Correspondente Estrangeiro
Foreign Correspondent (1940)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 12 minutos.
Um Casal do Barulho
Mr. & Mrs. Smith (1941)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 43 minutos.
Suspeita
Suspicion (1941)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 47 minutos.
Sabotador
Saboteur (1942)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 65 minutos.
A Sombra de Uma Dúvida
Shadow of a Doubt (1943)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 16 minutos.
Um Barco e Nove Destinos
Lifeboat (1944)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 25 minutos.
Quando Fala o Coração
Spellbound (1945)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 43 minutos.
Interlúdio
Notorious (1946)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 65 minutos.
Agonia de Amor
The Paradine Case (1947)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 36 minutos.
Festim Diabólico
Rope (1948)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 56 minutos.
Sob o Signo de Capricórnio
Under Capricorn (1949)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 13 minutos.
Pavor nos Bastidores
Stage Fright (1950)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 38 minutos.
Pacto Sinistro
Strangers on a Train (1951)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 11 minutos.
A Tortura do Silêncio
I Confess (1953)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 2 minutos.
Disque M Para Matar
Under Capricorn (1954)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 13 minutos.
Janela Indiscreta
Rear Window (1954)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 26 minutos.
Ladrão de Casaca
To Catch a Thief (1955)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 10 minutos.
O Terceiro Tiro
The Trouble with Harry (1955)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 22 minutos.
O Homem Que Sabia Demais
The Man Who Knew Too Much (1956)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 26 minutos.
O Homem Errado
The Wrong Man (1956)
Momento aproximado de aparição no filme: ao 1º minuto.
Um Corpo Que Cai
Vertigo (1958)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 11 minutos.
Intriga Internacional
North by Northwest (1959)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 2 minutos.
Psicose
Psycho (1960)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 6 minutos.
Os Pássaros
The Birds (1963)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 2 minutos.
Marnie, Confissões de uma Ladra
Marnie (1964)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 5 minutos.
Cortina Rasgada
Torn Curtain (1966)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 8 minutos.
Topázio
Topaz (1969)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 34 minutos.
Frenesi
Frenzy (1972)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 3 minutos.
Trama Macabra
Family Plot (1976)
Momento aproximado de aparição no filme: aos 41 minutos.