Nota da Temporada
Nessa lista, faço o meu ranking dos episódios, do pior para o melhor, todos com as devidas críticas indicadas para leitura mais expandida. Deixe você também nos comentários a sua lista e diga o que achou, em geral, desta temporada!
.
7º Lugar: The City of Magpies
2X01
Servindo como um primeiro aperitivo para esse novo estágio da caminha de Lyra e Cia., The City of Magpies logra uma interessante reapresentação de personagens e adota um caminho mais aventureiro, certamente mais ágil do que o começo do ano anterior. Com mais problemas em jogo, ficou mais fácil para Thorne lançar sementes temáticas e também para a equipe de desenho de produção se beneficiar da variedade de mundos e criar uma notável distinção visual aqui, no que é seguido pelos figurinos e pela fotografia. Me parece que estamos entrando em uma temporada de adaptação e de muito mais procura por conhecimento, já que a tag “estranhos em uma terra estranha” pode ser vista piscando em todo lugar ao longo do episódio. Vamos torcer para que, em termos de qualidade, as coisas só tendam a melhorar daqui para frente.
.
6º Lugar: Æsahættr
2X07
Como a montagem seguiu um modelo mais picotado, também perdemos um pouco de contexto para a jornada da Sra. Coulter, mas como era esperado, ela e todos os personagens em jornada nos capítulos anteriores chegaram a algum destino. No fim, tivemos a volta de Lorde Asriel, utilizada como o verdadeiro cliffhanger do episódio. E então partimos dessa temporada com as malas prontas para a guerra.
.
5º Lugar: Malice
2X06
Apesar de eu achar que a reta final da 1ª Temporada contou com uma construção geral mais focada, entendo que isso foi possível porque a série ainda não tinha expandido seus horizontes. Aqui, a despeito de alguns tropeços no decorrer dos capítulos, a série chegou a um final interessante em todas as suas pontas. Torçamos agora para que sejam bem amarradas.
.
4º Lugar: The Cave
2X02
O arco das bruxas ganha aqui um forte momento. Está claro que a ação a mando do Magisterium terá uma forte consequência na série e eu gosto dessa briga, porque torna dois núcleos bem aliados, expõe uma possibilidade de vingança e sugere que muitos planos envolvendo Lyra e Will derivam daquilo que vemos a favor ou contrário a esta instituição. Não tem como ficar indiferente!
.
3º Lugar: Tower of the Angels
2X04
No fim das contas, este acaba sendo um “problema menor” no escopo da obra, ou seja, se temos uma boa história com uma boa direção e outros setores técnicos funcionando a contento (vejam que aqui a trilha sonora está soberba, assim como a direção de fotografia, que sempre foi um dos pontos muito fortes da série), ainda teremos um baita resultado final. A partir de agora o que mais me intriga é a quantidade de distintos interesses em jogo, o que aponta para boas brigas e intrigas na reta final deste segundo ano de His Dark Materials.
.
2º Lugar: Theft
2X03
A montagem consegue usar o ritmo de forma mais inteligente, fazendo bom uso dos diferentes núcleos de personagens sem deixar ninguém de fora e medir com precisão o quanto de cada um temos em cena — até Iorek voltou numa boa cena! –, dando uma visão ampla do que a própria série pode se tornar se conseguir trabalhar com eficiência em cima dos seus interessantes personagens e ambientes. O bicho está pegando, e vai pegar ainda mais até o final da temporada!
.
1º Lugar: The Scholar
2X05
As bruxas são citadas mas não temos mais nada delas aqui. Me parece que a reta final da temporada marcará uma espécie de cerco pelo Magisterium ou em torno dele. O que tem me deixando bem feliz nessa temporada é que o Universo verdadeiramente se abriu e agora não ficamos dependente apenas de uma única linha de eventos interessantes. Hoje temos núcleos para todos os gostos, ainda bem. E minha pergunta por agora é essa: será que Lorde Asriel aparece nesse momento final?