Home Colunas Lista | Halo – 2ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Lista | Halo – 2ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Uma temporada desordenada.

por Kevin Rick
228 views
Nota da Temporada (não é uma média)

Halo retorna em um segundo ano, na minha opinião, lembrando que não fiz as críticas da primeira temporada, extremamente similar ao ano de estreia: medíocre, com alguns bons momentos e uma sensação geral de produção sci-fi mediana. Gosto da coragem da adaptação em retratar um universo dramaticamente mais vulnerável, trazendo uma história mais sobre John do que o Master Chief, mas as boas intenções e a ousadia são enterradas em coadjuvantes ruins, subtramas monótonas, uma organização narrativa estranha que não deixa a história principal evoluir e, pior do que tudo isso, péssimas escolhas em relação ao retrato de mitologia do material original, no que é efetivamente uma bagunça genérica. Os efeitos especiais funcionam em episódios esparsos para entretenimento simples e há um bom nível de ação ao longo da temporada, especialmente quando o enfoque está na ficção científica militarista dos jogos, sem falar de uma agradável construção dramática do protagonista, mas nada que sacuda o sentimento de indiferença e confusão que fica no final da temporada.

Abaixo, segue a minha classificação para os episódios dessa temporada. Comente também com a sua lista!

 

7º Lugar: Onyx

2X06

O desfecho é bacana ao indicar que finalmente vamos interagir mais com o lado deste universo sobre o Halo, mas o caminho até John e Makee tocarem na pedra é incrivelmente ruim, bagunçado, sem direção narrativa e realmente feito nas cochas. Claro que as questões dramáticas sobre a vulnerabilidade de John, Kai e alguns personagens ainda são bem abordadas e ganhamos algumas questões curiosas, como o trabalho que Miranda vinha fazendo, mas os encaminhamentos da trama são fracos demais. Tudo isso definitivamente não me deixa animado para os dois episódios finais, que devem passar mais tempo com a crise existencial de Kai, as visões de Kwan e a busca de Kessler do que com a história principal sobre a guerra. Aguardemos…

 

6º Lugar: Visegrad

2X03

Infelizmente, os showrunners de Halo continuam perdidos em termos de progressão de trama, em mais um episódio tedioso, lento e dessa vez com menos interesse dramático ou ação, bem como em uma falta de habilidade absurda em explorar a mitologia do universo ou simplesmente dar atenção ao que importa. Visegrad acaba se mostrando um episódio anticlimático, que decepciona ainda mais por não entender que a calmaria antes da tempestade só é realmente bem feita quando absorvemos a angústia da espera e a apreensão do que está vindo, mas a produção escolheu sequências de Kwan matando bandidos ruins com uma faca, quase tudo fora de tela ainda por cima! Pelo menos o desfecho do terceiro episódio nos indica que semana que vem finalmente teremos a guerra como eixo da narrativa. Mas vai saber né, às vezes metade do episódio vai ser sobre o filho do Soren fugindo de alguém.

 

5º Lugar: Thermopylae

2X07

Apesar das diversas respostas, muitos enigmas são mantidos no ar, como a cidade que Halsey e companhia veem ou o trabalho da cientista morta que encontraram, só que nada me soa instigante. Notem, por exemplo, a falta de peso em John recuperar seu traje, algo em tese importante para a série. Ver Thermopylae foi como assistir um atropelo narrativo, um ataque de informações jogados de qualquer jeito no espectador, algo enfatizado pela forma que o episódio inteiro é construído apenas para nos dar contexto. Existem bons momentos dramáticos aqui e ali com alguns confrontos, é bom ver a história finalmente se movendo e aprendermos mais sobre este universo, o que me faz não considerar o penúltimo capítulo do segundo ano ruim, mas de maneira geral, me parece que fomos rapidamente preparados para um desfecho em que não nos importamos com a maioria dos personagens, aprendemos bem pouco sobre a mitologia do universo e que tais respostas só devem ser adiadas novamente. Tenho certeza que a ação e os efeitos especiais do último episódio vão estar bons, mas não sei me importo com o que vai acontecer.

 

4º Lugar: Aleria

2X05

O que me incomoda mais é a falta de exploração de mitologia. Esse seria o episódio perfeito para criar algum senso de escala e contexto sobre o Halo, mas John quer vingança, fazendo com que o bloco da irritante Makee seja o único que realmente entrega algum elemento de curiosidade no episódio inteiro ao colocar ela e Cortana em uma missão em conjunto. No fim, ainda temos uma sequência safada que mostra Kai rapidamente, junto do exército da UNSC, algo que poderia ter sido explorado no episódio se tivéssemos menos cenas desnecessárias. Enfim, Aleria vem para estagnar um episódio que poderia se aproveitar muito melhor do clímax de Reach, mas vamos ver se semana que vem a temporada volta aos trilhos.

 

3º Lugar: Halo

2X08

Por mais divertido e bem dirigido que o episódio seja, porém, o grande problema, para mim, é que nada tem significado ou peso, além de tudo soar extremamente aleatório. Ao longo da temporada, faltou paciência e organização para preparar o terreno deste desfecho. A mitologia é uma confusão, além de ser muito sacana passarmos por mais uma temporada inteira para termos tão pouco falado ou representado sobre o Halo, com tudo jogado para outra temporada (que não foi confirmada, vale ressaltar). Estou pouco me lixando para fidelidade, mas é triste ver o potencial da franquia ser desperdiçado em tela com um roteiro que entende a mitologia, mas não parece conseguir desenvolvê-la de uma maneira organizada, sem falar nas várias escolhas equivocadas com muitos personagens – como Soren e Kwan ainda estão na série me surpreende demais, porque eles não servem para nada. Se existe algo a ser pontuado de maneira positiva, é que o final do episódio com o 343 parece, superficialmente, indicar um possível terceiro ano que irá mergulhar na lore da franquia, com o Halo, o Flood e os Covenant ganhando (espero) mais tempo de tela do que coadjuvantes ruins. Não estou com grandes expectativas, mas, no meio da desordem dessa season finale, pelo menos dá para ficar curioso. Vamos ver se a série será renovada ou se tudo foi um gigantesco desperdício de tempo.

 

2º Lugar: Sanctuary / Sword

2X01 e 02

Talvez, porém, esteja me adiantando demais. Só foram dois episódios que, em grande parte de suas minutagens, focaram em organizar o tabuleiro e indicar para onde a história está seguindo, jogando alguns mistérios interessantes com a estratégia estranha de Covenant, o conflito interno da UNSC com a chegada de Ackerson e as participações intrigantes de Makee e Halsey, que até ganha uns momentos quase surrealistas. Veremos se a temporada toda será um estado de estresse pós-traumático ou se veremos o universo ser explorado de formas mais cativantes e criativas.

 

1º Lugar: Reach

2X04

Reach é efetivamente um episódio para mostrar a queda da sede que dá título ao episódio, então felizmente a produção não se desvia disso, mesmo com probleminhas aqui e ali. De forma geral, somos atacados pela guerra, pela morte e pelo desespero, num retrato satisfatório do que é o conflito trágico de Halo, deixando bem claro a força e a resiliência da humanidade através da liderança de John, o guerreiro que encapsula a determinação da missão mais importante e impossível. Existe perda e existe derrota, mas também semblantes de esperança para uma série que finalmente parece começar a encontrar sua essência. Espero que nós próximos episódios possamos ver Chief liderando a revanche.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais