Home Colunas Lista | Doctor Who: As Melhores Aventuras de Regeneração (1966 – 2023)

Lista | Doctor Who: As Melhores Aventuras de Regeneração (1966 – 2023)

Ranqueando as histórias que levaram os Doutores à regeneração.

por Luiz Santiago
2,4K views

O propósito desta lista é refletir sobre as histórias que trouxeram para nós o fim da Era de um Doutor, ou seja, uma “história de regeneração” em Doctor Who. Serão consideradas aqui apenas as aventuras televisionadas (portanto, nada de The Brink of Death como a “história de regeneração” do 6º Doutor), canônicas, e que de fato marquem, em alguma de suas sequências (seja no início, meio ou fim), o momento em que o Doutor se regenera em sua versão posterior. Considerando esses critérios, é claro que não estarão listadas abaixo as regenerações das Crianças Atemporais e nem a regeneração do Metacrise.

Lembrando também que a lista não é uma análise da qualidade, dos aspectos estéticos e dos elementos dramáticos exclusivamente em torno da cena de regeneração. Não é uma lista unicamente sobre “cenas de regeneração“, mas sim sobre as “histórias de regeneração“, que acabam englobando tudo.

Lembrando que listas são criações pessoais e estão marcadas pelo entendimento, gosto e julgamento dos indivíduos que as compõem. Portanto, se você discorda das indicações abaixo, seja civilizado nos comentários e exponha a sua opinião sem agredir o coleguinha. Faça também a sua lista, com as suas opiniões a respeito de quais são as melhores aventuras de regeneração e vamos conversar sobre ela. Boa leitura!

.

15º – Time and the Rani

6º Doutor — 7º Doutor | Causa da Regeneração: mortalmente ferido após um ataque da Rani à TARDIS — não é especificado que tipo de ferimento aconteceu. O ator Colin Baker não participou da cena, como uma resposta ao vil tratamento que a BBC dispensou a ele no cancelamento de contrato. Trata-se de uma regeneração rápida, com efeitos coloridos no rosto de Sylvester McCoy. Uma das regenerações mais feias da série. 

.

14º – Doctor Who: O Senhor do Tempo

7º Doutor — 8º Doutor | Causa da Regeneração: erro médico/má prática médica, em uma mesa de cirurgia, após levar um tiro. O anestésico que lhe foi administrado atrasou a regeneração por várias horas. Regeneração sombria, mesclando terror com algum tipo de comicidade macabra. Atmosfera e execução maravilhosas! 

.

13º – The Power of the Doctor

13ª Doutora — 14º Doutor | Causa da Regeneração: ferida pelo raio de destruição do Qurunx, redirecionado para ela pelo Mestre Espião. A escolha da Doutora em se regenerar fora da TARDIS foi incrível, e esta é, definitivamente, a mais bela regeneração da Nova Série, até o momento (2023). O plano geral, com a Doutora se regenerando, na beira de uma falésia e em pleno pôr do sol, é uma imagem poética.   

.

12º – The Giggle

14º Doutor — 15º Doutor | Causa da Regeneração: atingido propositalmente pelo Galvanic Beam, da UNIT, pelo Toymaker, o que acabou desencadeando a situação de bi-regeneração. Sem mais comentários… 

.

11º – The Tenth Planet

1º Doutor — 2º Doutor | Causa da Regeneração: velhice/esgotamento (aumentado pela drenagem de suas forças pelo Planeta Mondas). Regeneração simples, um pouco enigmática em seu contexto, mas com um significado histórico inestimável para a série. 

.

10º – The Parting of the Ways

9º Doutor — 10º Doutor | Causa da Regeneração: absorveu a energia do vortex temporal/coração da TARDIS diretamente de Rose Tyler, em sua “forma Bad Wolf”. Sequência de despedida com uma pitada de sofrimento e de emoção. Eccleston estava realmente magoado aqui. Na cena, a emanação de energia não precisa ser esse exagero todo, mas funciona! 

.

9º – Logopolis

4º Doutor — 5º Doutor | Causa da Regeneração: queda de uma grande altura (indiretamente causada pelo Mestre). Eu gosto dessa regeneração pela forma como ela é “única e bizarra“, na série. A fusão do Doutor com O Vigia é um adicional cheio de significado para o momento, bem construído ao longo da temporada. Só acho a causa da regeneração mundana demais. O 4º Doutor merecia algo mais épico.  

.

8º – The War Games

2º Doutor — 3º Doutor | Causa da Regeneração: à força/imposta pelos Time Lords, como punição pelo Doutor quebrar as leis de não-interferência. Cena de regeneração enraivecedora. O coitado do Doutor indignado (e com razão!) diante do exílio e do processo judicial ridículo dos Time Lords. Junto com a do 5º Doutor, a sequência de transformação mais psicodélica da série, e talvez a mais perturbadora — não necessariamente com dor, mas com resistência e indignação por parte do Doutor.

.

7º – The Night of the Doctor

8º Doutor — War Doctor | Causa da Regeneração: queda, no Planeta Karn, da nave espacial onde ele estava. O Doutor morre, mas é temporariamente ressuscitado pela Irmandade de Karn e precisa escolher um elixir regenerativo, também fornecido por elas. É aqui que ele deixa o “Doutor” para trás e escolhe ser um “Guerreiro”. Provavelmente a regeneração mais dolorida da série (em termos de dor física, para o Doutor). Adoro a urgência, a força e o tom épico da regeneração. McGann manda bem demais!

.

6º – The End of Time – Part 2

10º Doutor — 11º Doutor | Causa da Regeneração: envenenamento por radiação. Uma das regenerações mais famosas e mais chorosas da série. Quando vi, pela primeira vez, me derreti em lágrimas. Depois, ela foi perdendo um pouco de força para mim, mas ainda é uma das mais memoráveis. A música, aqui, é um absurdo de incrível. 

.

5º – Planet of the Spiders

3º Doutor — 4º Doutor | Causa da Regeneração: envenenamento por radiação (exposição prolongada aos cristais de Metebelis III). A primeira regeneração emotiva da série a gente nunca esquece, né? Essa aqui eu também chorei muito. O Doutor se despedindo, fraquinho, é bem tocante. Há um tom de camaradagem, de “ainda é cedo para ir embora, mas eu estou indo…” que deixa a sequência ainda mais bonita. 

.

4º – Twice Upon a Time

12º Doutor — 13ª Doutora | Causa da Regeneração: raios disparados de Cybermen (em duas ocasiões diferentes) + massiva explosão de energia liberada de seu corpo, canalizada pela chave de fenda sônica na Batalha do Andar 0507. Esta regeneração foi propositalmente segurada por duas semanas. A partida do meu Doutor favorito da série. Aqui, eu acho que faz todo o sentido a energia gigantesca de regeneração destruindo tudo, já que ele segura a coisa toda por duas semanas!

.

3º – The Caves of Androzani

5º Doutor — 6º Doutor | Causa da Regeneração: envenenamento por spectrox (Spectrox Toxaemia). Um arco maravilhoso do meu Doutor menos favorito e mais uma regeneração de caráter psicodélico, só que dessa vez, um tanto mais perturbador que a do 2º Doutor, com todas as cabeças flutuantes e vozes na mente do Time Lord. 

.

2º – The Time of the Doctor

11º Doutor — 12º Doutor | Causa da Regeneração: velhice/esgotamento + impulso do novo ciclo de energia fornecido pelos Time Lords. Um processo duplo de regeneração em um arco lindo, totalmente focado na relação entre vida longa, permanência e a própria teoria da regeneração na série. Adoro a dualidade de emanação de energia aqui: a primeira, colossal (também faz total sentido, pois ele recebeu um ciclo novo dos “conterrâneos”), e a segunda, apenas uma luz… e a mudança chocante e incrível para o 12º Doutor.   

.

1º – The Day of the Doctor

War Doctor  — 9º Doutor | Causa da Regeneração: velhice/esgotamento. Muito similar à regeneração do 1º Doutor: o corpo dele simplesmente escolhe o momento de mudar. Faz todo o sentido para aquele momento da série, especialmente após a obra-prima que foi a história que levou a esse ponto. É também uma das regenerações mais pacíficas e onde o Doutor aceita de bom grado a mudança que está vindo, com grande maturidade e resignação de coração livre.  

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais