Depois da Casa Branca, para onde Chucky vai?
Para uma segunda temporada que mais conseguiu se mostrar irregular do que trazer inventividade da série, Mancini fez desse terceiro ano a chance de provar como Chucky ainda pode ser empolgante, mesmo depois de sete filmes e uma versão de TV que continua expandindo suas regras e misticismo. É como se Child’s Play saísse da zona dos requels para seguir com seu legado do jeito que quiser, seja como série, como filme, mas sempre reinventando o que começou.
.
8º – Murder at 1600
3X01
Mesmo que muita coisa ainda não funcione, Mancini ainda consegue manter o espírito perverso, escroto e de energia caótica do boneco, e será divertido ver o desdobramento da campanha sangrenta que Chucky fará para alcançar a presidência, e muito provável, criar uma dinastia de bonecos na Casa Branca sem espaço para conservadores, apenas Charles, no ápice de suas artimanhas maquiavélicas por poder, e ele só precisa de um voto: a confiança de uma criança para ser o novo amigo, e é o que consegue com o carismático filho do presidente, Henry Collins.
.
7º – Death Becomes Her
3X05
Talvez agora veremos o Good Guy tocar o terror na Casa Branca sem medir consequências, mas enquanto Death Becomes Her acerta em dar mais foco no eterno vilão, a narrativa do trio de protagonistas e o respectivo arco romântico de Devon e Jack parece nunca avançar de fato, o que faz pensar que se não fosse o plot de Chucky envelhecido a temporada ficaria na promessa de bolar um plano para capturar o boneco. Mas seja qual for as ideias de Mancini até o final, o triunfo dessa atual fase da série estar em brincar com as possibilidades e limites do brinquedo assassino.
.
6º – Let the Right One In
3X02
Se depender dessa abordagem, Chucky já tem o que precisa para continuar sua série legado: o cinismo, a trama ácida e o brinquedo assassino usando um smartphone. São elementos frequentes na atração, mas que parece ter chegado em sua melhor fase desde a primeira temporada ao deixar de lado a participação de personagens da franquia e dividindo os arcos com Chucky, o trio de protagonistas e seu novo alvo: a capital dos Estados Unidos. Seria realmente insano ter o famoso boneco como presidente e ver a gama de caos que Mancini exploraria com sua criação, mas enquanto essa utopia são meras possibilidades, o que vale é ver a crueldade imparável do brinquedo em busca de poder.
.
5º – Dressed to Kill
3X04
Assim, mesmo mostrando um caminho empolgante, Chucky consegue cair no mesmo lugar sem apresentar novos riscos. Mas a promessa continua de pé: uma fase diferente, um desafio para o imbatível Charles Lee Ray em sua forma humana na terceira idade é o que definirá o futuro dessa extensão televisiva do universo de filmes. E quem dera ver nesse combo o trio de protagonistas funcionar como inicialmente; e enquanto o arco de Jake se resume a uma liderança sem soco e um relacionamento sem química com Devon, sobra para Lexy se mostrar a única com uma essência emotiva, e sem dúvidas, a melhor personagem desenvolvida e que detém como objetivo convincente, deter o boneco possuído de uma vez por todas.
.
4º – Panic Room
3X06
Quanto mais eles se frustram nas tentativas, mas sobra espaço para Chucky desfrutar de sua eterna maldade na pele de um boneco. A fala de Tiffany para que ele lembrasse quem é, é reafirmada várias vezes no episódio quando fica o questionamento sobre a identidade de Chucky, o responsável por causar caos na Casa Branca enquanto ele simplesmente reserva um ato absurdo sem sequer dar sinais. Parte disso vem de como ele se aproveita da inocência do menino Henry já que seu maior objetivo dessa vez não é possuir um novo corpo, mas se tornar mais forte no corpo de um boneco. Ainda é incerto como será o desfecho desse arco, porém, a maneira que Mancini estruturou a temporada faz de Chucky um perigo imprevisível que não vai se cansar até causar todos os danos possíveis sem abandonar seu posto na Casa Branca.
.
3º – Final Destination
3X08
Dito isso, a série tem mais chance de captar o que foi o início da fase despirocada da saga de filmes com A Noiva de Chucky e o uso da metalinguagem e ser menos do arco contigo do trio procurando por Coraline. Com Devon, Lexi e Jake se unindo com Nica é a união mais esperada desde que a personagem retornou, sendo eles o último fio de sobrevivência e – falsa – promessa para dar o fim ao ciclo de morte e violência que o boneco possuído espalha. Chucky está envelhecendo, mas encontrou um novo corpo de plástico e proteção de Damballa para continuar por além de sete filmes e três temporadas.
.
2º – There Will Be Blood
3X07
E There Will Be Blood terminou organizando o cenário para a season finale, deixando para o suspense a execução de Tiffany e a ida de Jake ao reino espiritual. As escolhas de Mancini para este episódio conseguiu mostrar até mesmo que o trio de protagonistas ainda possuem relevância e para isso tira de cena Charlotte e seu filho Henry, que só serviu para camuflar as manobras de Chucky pela Casa Branca. Por um momento, ver a interação do trio convergindo por um objetivo faz lembrar da primeira temporada e de que a história não se trata mais de Chucky manipular uma criança inocente – afinal, nem ele vê mais graça – e sim dos desafios com que Mancini quer injetar nesse universo.
.
1º – Jennifer’s Body
3X03
Se fazendo como o melhor momento da temporada, tem sido interessante acompanhar o que a direção de John Hyams consegue fazer com a ideia de perspectiva, explorando novos ângulos para as tramoias de Chucky, além do curioso trabalho de fotografia de Christopher Soos. Talvez, o desfecho venha ser o de costume: reviravoltas para manter o boneco possuído no jogo, mas até lá, Chucky vai continuar divertindo com sua fase mais criativa desde os filmes, sem hora de parar agora que tem aprendido a se integrar na sociedade moderna e virtual. Imagina Good Guy se tornando viral no TikTok?