Não se pode dizer que Quentin Tarantino é um dos diretores mais prolíficos de Hollywood, pelo menos não se compararmos seu tempo de carreira desde o primeiro longa metragem para cinema, Cães de Aluguel, com a quantidade de filmes que dirigiu desde então. Mesmo assim, Tarantino provou-se como um dos mais influentes diretores de sua geração, com obras de qualidade indiscutível.
Quem não se lembra da perfeitamente lógica explicação da letra de Like a Virgin de Madonna em Cães de Aluguel; dos inteligentes diálogos em Pulp Fiction; da luta de espadas entre a Noiva e os Crazy 88 em Kill Bill – Volume 1 e da inacreditável atuação de Christoph Waltz em Bastardos Inglórios, dentre tantos outros momentos?
É aquela velha história: quantidade não necessariamente reflete qualidade. E o currículo de Tarantino deixa isso às escâncaras. Mesmo aqueles mal-humorados que não cansam de acusá-lo de plagiador têm que dar o braço a torcer para sua técnica da direção e seus roteiros. Afinal de contas, nas artes em geral e no cinema em particular, o reaproveitamento de ideias é lugar comum e devemos literalmente ficar agradecidos por, às vezes, termos diretores que sabem aproveitar o que já existe, copiando mesmo o material fonte mas emprestando a ele sua própria e original assinatura. E, se falamos em cópia, quantos diretores já não tentaram, de uma forma ou de outra, copiar o próprio Tarantino?
Divirtam-se!.
.
|
|
Cães de AluguelReservoir Dogs, 1992 |
|
Pulp Fiction – Tempo de ViolênciaPulp Fiction, 1994 |
|
Jackie BrownJackie Brown, 1997 |
|
Kill Bill: Volume 1Kill Bill: Vol. 1, 2003 |
|
Kill Bill: Volume 2Kill Bill: Vol. 2, 2004 |
|
À Prova de MorteDeath Proof, 2007 |
|
Bastardos InglóriosInglourious Basterds, 2009 |
|
Django LivreDjango Unchained, 2012 |
|
Os Oito OdiadosThe Hateful Eight, 2015 |
|
Era Uma Vez em… HollywoodOnce Upon a Time… in Hollywood, 2019 |