Nós podemos entender a criação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), ou AMPAS, como o resultado esperado de um momento de grandes sistemas na História do cinema: o de estúdios e o de estrelas. Moldar, tornar cada vez mais respeitável, administrar e criar uma memória em torno do glamour e da cara de Hollywood era a meta, e foi com esse ideal de “clube de elite com um grande evento anual” que a Associação foi criada, fundada oficialmente em 11 de maio de 1927.
O impulso veio pela pessoa de Louis B. Mayer, chefe da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), que de uma conversa inicial com o ator Conrad Nagel, com o diretor Fred Niblo e o então presidente da Association of Motion Picture Producers (1924), a ideia evoluiu para um grande evento com uma premiação (a entrega de prêmios não estava nos planos iniciais) e se tornou o acontecimento cinematográfico mais famoso do mundo. A primeira entrega dos prêmios da Academia, num evento apresentado pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor William C. deMille, aconteceu no dia 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt em Hollywood, relembrando, homenageando e premiando as produções dos anos de 1927 e 1928. Era o primeiro passo de um acontecimento histórico para a Sétima Arte.
O presente Especial vem sendo manufaturado já há muito tempo aqui no site, mas só saiu de verdade neste ano de 2021. Aqui vocês vão encontrar TODOS os filmes vencedores do principal prêmio de uma cerimônia do Oscar, o prêmio de Melhor Filme. A divisão abaixo está feita por décadas e, em cada bloco, vocês irão encontrar uma aba representando os anos. Para saber o vencedor (sempre em destaque) e os indicados daquela edição, é só ir no ano de seu interesse. TODOS os vencedores possuem críticas aqui no site. À medida que o tempo for passando, também teremos críticas para todos os indicados (ou… bem… quase todos, já que alguns indicados hoje são considerados filmes perdidos). Bons filmes e boas leituras a todos!
- Veredito Cinéfilo #20.1 | Oscar de Melhor Filme: Os Vencedores Ranqueados – Parte 1
- Veredito Cinéfilo #20.2 | Oscar de Melhor Filme: Os Vencedores Ranqueados – Parte 2
- Veredito Cinéfilo #20.3 | Oscar de Melhor Filme: Os Vencedores Ranqueados – Parte 3
- Veredito Cinéfilo #20.4 | Oscar de Melhor Filme: Os Vencedores Ranqueados – Parte 4
.
- ATENÇÃO: Cada bloco desse especial representa uma década do evento, com críticas organizadas ano a ano a partir de 1929, seu ano de criação. Desça a página para ver os textos das décadas seguintes!
.
ANOS 1920 e 1930
.
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 1940
◊
…E O Vento Levou
Gone with the Wind | Victor Fleming, George Cukor, Sam Wood
-
A Mulher Faz o Homem
-
Adeus, Mr. Chips
-
Carícia Fatal
-
Duas Vidas
-
Ninotchka
-
No Tempo das Diligências
-
O Morro dos Ventos Uivantes
-
O Mágico de Oz
-
Vitória Amarga
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 1950
◊
A Grande Ilusão
All The King’s Men | Robert Rossen
-
Almas em Chamas
-
Quem é o Infiel?
-
O Preço da Glória
-
Tarde Demais
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 1960
◊
Ben-Hur
Ben-Hur | William Wyler
-
Almas em Leilão
-
Anatomia de um Crime
-
O Diário de Anne Frank
-
Uma Cruz à Beira do Abismo
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 1970
◊
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 1980
◊
Kramer vs. Kramer
Kramer vs. Kramer | Robert Benton
-
Apocalypse Now
-
Norma Rae
-
O Show Deve Continuar
-
O Vencedor
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 1990
◊
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 2000
◊
Beleza Americana
American Beauty | Sam Mendes
-
À Espera de um Milagre
-
O Informante
-
O Sexto Sentido
-
Regras da Vida
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊
ANOS 2010
◊
◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊