A mitologia do Planeta dos Macacos começou a ser construída no seminal livro de ficção científica do autor francês Pierre Boule, em 1963. Em 1968, o primeiro filme foi lançado pela Fox, dando o pontapé inicial para a franquia original, composta de cinco filmes. Além disso, duas séries de TV foram lançadas na década de 70, uma live action e outra animada.
Muitos anos se passaram sem que a produtora voltasse à franquia, o que somente aconteceu em 2001, no primeiro reboot da série. Apesar de ter sido razoavelmente bem sucedido na bilheteria, o filme foi objeto de muitas críticas negativas e acabou não gerando, como esperado, continuações.
Mais dez anos foram necessários para o Planeta dos Macacos voltar, em um segundo reboot beneficiado pela tecnologia de captura de performance. Foi um sucesso de bilheteria e de crítica. Uma nova porta para outra franquia fora aberta, com uma continuação lançada em 2014 e o que pode ser um encerramento em 2017.
Nós, aqui do Plano Crítico, somos viciados na macacada e temos as críticas de absolutamente todo o material audiovisual da franquia, além, claro, do livro que começou a febre que dura quase 50 anos. E, aqui, nossos leitores encontrarão todo o nosso trabalho devidamente organizado em categorias.
Para acessar as críticas, clique nas abas e nos links e imagens correspondentes abaixo. Boa leitura!