Em 23 de novembro de 1963, estreava no Reino Unido uma pequena produção da BBC que viria a se tornar a mais longeva série televisiva sci-fi da História: Doctor Who. No presente Especial, trago para vocês os índices individuais de cada Doutor e Doutora, com críticas para TODOS os episódios da série, da Era Clássica à Nova Série + Universo Expandido + Entenda Melhor da Série e spin-offs. Embarque também nessa grandiosa jornada pelo espaço-tempo! Allons-y!
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1º Doutor: William Hartnell
1963 — 1966
2º Doutor: Patrick Troughton
1966 — 1969
3º Doutor: Jon Pertwee
1970 — 1974
4º Doutor: Tom Baker
1974 — 1981
5º Doutor: Peter Davison
1981 — 1984 / 2007
6º Doutor: Colin Baker
1984 — 1986
7º Doutor: Sylvester McCoy
1987 — 1989 / 1996
8º Doutor: Paul McGann
1996 / 2013
O Doutor da Guerra: John Hurt
2013
9º Doutor: Christopher Eccleston
2005
10º Doutor: David Tennant
2005 – 2010 / 2013
11º Doutor: Matt Smith
2010 – 2013
12º Doutor: Peter Capaldi
2014 – 2017
13ª Doutora: Jodie Whittaker
2018 – 2022
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14º Doutor: David Tennant
2023
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Manifestações, Imprecisões, Paradoxismos ou Retcons
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Os Doutores de Morbius
1976
The Watcher: Adrian Gibbs
1981
The Valeyard: Michael Jayston
1986
Meta-Crisis: David Tennant
2008
Dream Lord: Toby Jones
2010
O Curador: Tom Baker
2013
As Crianças Atemporais
2020
Ruth – A Doutora Fugitiva: Jo Martin
2020
1ª Temporada
2ª Temporada
3ª Temporada
4ª Temporada
5ª Temporada
6ª Temporada
7ª Temporada
8ª Temporada
9ª Temporada
10ª Temporada
11ª Temporada
12ª Temporada
13ª Temporada
14ª Temporada
15ª Temporada
16ª Temporada
17ª Temporada
18º Temporada
19ª Temporada
20ª Temporada
21ª Temporada
22ª Temporada
23ª Temporada
24ª Temporada
25ª Temporada
26ª Temporada
1ª Temporada
The Christmas Invasion
2ª Temporada
The Runaway Bride
3ª Temporada
Time Crash e Voyage of The Damned
4ª Temporada
The Next Doctor
Planet of the Dead
The Waters Of Mars
The End of Time
5ª Temporada
A Christmas Carol
6ª Temporada
The Doctor, the Widow and the Wardrobe
7ª Temporada
The Night of the Doctor
The Day of the Doctor
The Time of the Doctor
8ª Temporada
Last Christmas
9ª Temproada
The Husbands of River Song
The Return of Doctor Mysterio
10ª Temporada
Twice Upon a Time
11ª Temporada
Resolution
12ª Temporada
Revolution of the Daleks
13ª Temporada: Flux
Eve of the Daleks
Legend of the Sea Devils
The Power of the Doctor
Audiodramas
A Big Finish é uma empresa britânica, fundada em 1996 com o intuito de distribuir peças em áudio sobre materiais de grande impacto cult no Reino Unido. Existem várias linhas de produção realizadas pela empresa, que também é uma editora de livros, possui uma revista própria chamada VORTEX e um podcast (desde dezembro de 2010), onde anuncia as novidades da produtora para todas as linhas, faz entrevistas com os artistas envolvidos em seus projetos e discute temas pertinentes para o público assinante. No final de 1998, a BF começou a produzir áudios baseados nas New Adventures da editora Virgin, que desde Love and War (1992) trazia a companion Bernice Summerfield ao lado do 7º Doutor em uma porção de livros. A BBC assinou um contrato de licença de produção com a Big Finish no mesmo ano e o estendeu, em 1999, para que a empresa produzisse material original (inclusive spin-offs) de Doctor Who, com todos os Doutores, companions e vilões de 1963 a 1996. Após o aniversário de 50 anos do show, a BBC foi aos poucos adicionando novos itens de licenciamento ao contrato da empresa, e até o momento em que faço a revisão desse especial (22 de fevereiro de 2020), a BF tem o seu contrato estendido até o ano de 2025 e pode trabalhar com tudo relacionado à Nova Série (2005 em diante), até o 12º Doutor.
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Nem só de Doctor Who vive a Big Finish
Algumas pessoas acreditam que a Big Finish produz áudios apenas para Doctor Who ou é uma empresa criada exclusivamente com esse propósito. Bem, nenhuma das duas coisas é verdade. A BF é uma empresa que produz um número bastante extenso de linhas dramáticas fora DW (27, para ser mais exato). Não há dúvidas que Doctor Who seja o seu carro-chefe, mas o público que gosta de audiodramas em seus mais diversos modelos, compra e acompanha as outras publicações. Dentre essas outras linhas, podemos citar as aventuras com o Juiz Dredd (2000 AD); a revisão de clássicos como Frankenstein (com Arthur Darvill, o Rory, no elenco!) e A Ilha do Tesouro (com Tom Baker, o 4º Doutor, no elenco!) — lembrando que esses dois últimos não são uma linha de produção de sim “one shots” dentro do bloco Big Finish Classics –; expansão do universo do personagem de Oscar Wilde em The Confessions of Dorian Gray; e o mesmo em relação ao de Conan Doyle em Sherlock Holmes.
E para finalizar, vale citar as novas aventuras para a elogiada série Sombras da Noite, de 1966, numa linha com vários sub-blocos chamada Dark Shadows; o mesmo para a série de Terry Nation (sim, ele mesmo!), Blakes 7, e para a série de Sydney Newman (sim, ele mesmo!), The Avengers; além de séries para inúmeros outros Universos, como Stargate, Robin Hood, Adam Adamant, Callan, Captain Scarlet, Dan Dare, Earthsearch, Luther Arkwright, Space 1999, Star Cops, Survivors, Terrahawks, Timeslip, The Scarifyers, The Prisoner, Pathfinder Legends e Highlander. É muita coisa!
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Compro, baixo, como faço?
A resposta a essa pergunta DEVERIA ser “é a gosto do freguês“, mas não é bem assim que funciona. A rigor, a Big Finish possui os dois modelos de comércio: eletrônico e físico. Ou o cliente faz o download ou compra a versão em CD ou LP (si, agora os LPs voltaram!). No entanto, a empresa tem lançado alguns arcos apenas no modelo digital e outros apenas no modelo físico. Algumas aventuras a empresa disponibiliza GRATUITAMENTE para aqueles que quiserem conhecer um pouco do trabalho deles. Eu indico firmemente a aventura gratuita abaixo (Rise and Fall, o primeiro episódio da primeira temporada das Short Trips), que vocês podem ouvir clicando no play. Quando terminar, corram para ler a crítica, clicando aqui.
Tem ordem certa pra ouvir? É material canônico?
Vamos começar pela segunda pergunta, já respondendo com polêmica: sim, tudo da Big Finish é material canônico. O leitor pode torcer o nariz para essa afirmação, mas pense o seguinte: Doctor Who é uma série de ficção científica sobre viagens no tempo, certo? Dentro desse parâmetro existem linhas temporais distintas, realidades alternativas, corrupções do universo conhecido, etc., etc., etc.. Ora, dentro deste padrão, qual é o problema em ver tudo como canônico? As aventuras simplesmente se passam em linhas do tempo diferentes. O espectador/ouvinte/leitor, só precisa ter cuidado ao citar, analisar, avaliar ou comparar as obras, mas fora isso, ouça sem medo e saiba que sim, em alguma realidade, o Doutor viveu aquilo. Nas minhas críticas, devido ao caráter informativo desse tipo de produção, eu uso a nomenclatura “canônico” ou “não canônico” apenas para diferenciar o que se enquadra na “linha do tempo do Doutor na TV + Especiais” que é, dentre as várias linhas do tempo da série, a considerada “oficial/principal“.
Agora vamos para a parte mais complicada (ou nem tanto assim), que é a da ordem certa para se ouvir os áudios. Bem, em cerca de 95% dos casos, não existe absolutamente nenhuma ordem certa. É uma questão de sobrevivência para a própria empresa lançar materiais que funcionem independente um do outro, mesmo que, em alguns casos, façam parte de um “plano maior”, a exemplo do arco Império Dalek. Em alguns casos, porém, os outros 5% atacam com força total. Não é aconselhável, por exemplo, você ouvir Dark Eyes antes de ter acompanhado a saga das Novas Aventuras do 8º Doutor. Ou o caso clássico e bastante conhecido do público que curte os áudios que é ouvir Zagreus sem ter passado por Neverland (hehehe). A mesma coisa vale para as minisséries (embora isso seja óbvio, creio eu) como Destiny of the Doctor. No final das contas, antes de se aventurar e até ter segurança, siga os passos que daremos abaixo, acompanhe um pouco as linhas e, claro, pesquise ou pergunte para quem sabe. Isso ajuda bastante.
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Quero começar a ouvir os áudios. E aí?
E aí que você deve ter em mente que está entrando em um mundo de loucura e vício. Vai por mim: os áudios de Doctor Who na Big Finish são viciantes. E para começar, vamos do começo… A Big Finish trabalha com várias linhas de produção, como já disse antes. Essas linhas podem ser protagonizadas pelo Doutor ou por algum companion ou vilão (sim, tem spin-off para vários segmentos de Doctor Who na empresa). Dessas linhas de produção, a principal, a verdadeira menina dos olhos da produtora é a MAIN RANGE (ou BIG FINISH MENSAL) Se você quer saber por onde começar, comece por aqui: The Sirens of Time, a primeira aventura de DW na Big Finish.
A partir deste áudio, você terá uma noção de um dos modelos de produção da casa. Cada linha segue um modelo diferente, mas todas as que você vir escrito FULL CAST AUDIO DRAMA têm um estilo parecido com um episódio normal de TV, só que sem imagem (este, por exemplo, é o formato da Big Finish Mensal). Os outros modelos variam entre narração com apenas um ator (que também interpreta os protagonistas, formato das Short Trips); narração e interpretação, porém, com elenco pequeno, como no caso das Lost Stories; ou versões parecidas com esses modelos, como as Companion Chronicles. Com o passar do tempo, você se acostuma com o estilo de todos e vai escolhendo o seu favorito.
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Tem histórias com os Doutores cujos atores já faleceram?
Tem sim. Geralmente elas são interpretadas por companions desses Doutores na série Clássica ou outros atores que possuem voz semelhante. O 1º Doutor é normalmente dublado ou por William Russell (Ian) ou Peter Purves (Steven). Barbara é normalmente dublada por Carole Ann Ford (Susan) ou Maureen O’Brien (Vicki). O 2º Doutor é normalmente (e brilhantemente!) dublado por Frazer Hines (Jamie). O 3º Doutor não possui dubladores fixos, assim como o Brigadeiro Lethbridge Stewart. Para matar as saudades desses Doutores, você pode escolher as seguintes linhas Short Trips, The Lost Stories, The Companion Chronicles e The Early Adventures.
Qualquer dúvida sobre linhas, séries e outras sugestões, por favor, manifeste-se nos comentários!