Akira Kurosawa
Tóquio, 23 de Março de 1910 — Tóquio, 6 de Setembro de 1998.
Akira Kurosawa nasceu no subúrbio de Tóquio, em março de 1910. Filho caçula de uma família de oito filhos, descendia de uma linhagem de antigos samurais, fato que influenciaria algumas de suas escolhas como cineasta, algumas décadas depois. Antes de dirigir seu primeiro filme, em 1943, exerceu as funções de ilustrador, publicitário e assistente de direção. Sua paixão pelo cinema pode ser considerada uma influência de família, já que seu pai, um militar diretor de uma escola secundária, acreditava no poder didático do cinema, e tinha o hábito de levar a família para ver filmes, especialmente os Ocidentais, antes do embargo japonês a essas obras.
Um fato interessante é que um irmão de Kurosawa, Heigo, apenas quatro anos mais velho, era Benshi, ou seja, um “narrador de filmes”, profissão comum no Japão à época do cinema silencioso. Com o advento do sonoro, Heigo ficou sem emprego e sem perspectivas, o que culminou em seu suicídio, aos 22 anos de idade. Após superar a morte do irmão, Kurosawa relutou bastante mas acabou atendendo a um anúncio para assistente de direção publicado em um jornal da época, e foi então que entrou para o cinema, aos 26 anos de idade. Sete anos depois ele dirigiria o seu primeiro filme. Começava uma longa carreira, que contaria com 32 títulos sob sua direção, um filme terminado postumamente por um de seus discípulos e inúmeros prêmios recebidos, além de uma valiosa contribuição para o cinema.
Como grande admirador da obra desse mestre japonês, tenho o orgulho de apresentar o Especial Akira Kurosawa. O leitor pode ter acesso a todo o nosso material através dos links abaixo. Desejo a todos uma ótima leitura.
.
FILMOGRAFIA |
|
A Saga do JudôSugata Sanshirô, 1943 |
|
A Mais BelaIchiban utsukushiku, 1944 |
|
A Saga do Judô IIZoku Sugata Sanshirô, 1945 |
|
Os Homens Que Pisaram na Cauda do TigreTora no o wo fumu Otokotachi, 1945 |
|
Não Lamento Minha JuventudeWaga Seishun ni Kuinashi, 1946 |
|
Um Domingo MaravilhosoSubarashiki Nichiyôbi, 1947 |
|
O Anjo EmbriagadoYoidore Tenshi, 1948 |
|
Duelo SilenciosoShizukanaru Kettô, 1949 |
|
Cão DanadoNora Inu, 1949 |
|
O EscândaloShûbun, 1950 |
|
Rashomon1950 |
|
O IdiotaHakuchi, 1951 |
|
ViverIkiru, 1952 |
|
Os Sete SamuraisShichinin no Samurai, 1954 |
|
Anatomia do MedoIkimono no Kiroku, 1955 |
|
Trono Manchado de SangueKumonosu-jô, 1957 |
|
RaléDonzoko, 1957 |
|
A Fortaleza EscondidaKakushi-toride no San-akunin, 1958 |
|
Homem Mau Dorme BemWarui Yatsu Hodo Yoku Nemuru, 1960 |
|
Yojimbo – O Guarda-Costas1961 |
|
Sanjuro1962 |
|
Céu e InfernoTengoku to Jigoku, 1963 |
|
O Barba RuivaAkahige, 1965 |
|
Canção do CavaloUma no Uta, 1970 |
|
O Caminho da VidaDodeskaden, 1970 |
|
Dersu Uzala1975 |
|
A Sombra do SamuraiKagemusha, 1980 |
|
Ran1985 |
|
SonhosYume, 1990 |
|
Rapsódia em AgostoHachi-gatsu no Rapusodî, 1991 |
|
Madadayo1993 |
..
OUTRAS OBRAS E ARTIGOS |
|
Kurosawa e a LiteraturaEntenda Melhor |
|
Expresso Para o InfernoRunaway Train, 1985 |
|
À Espera do Tempo – Filmando com KurosawaLivro de Teruyo Nogami, 2004 |
|
Sob o Olhar do MarUmi wa Miteita, 2002 |
|
Depois da ChuvaAme Agaru, 1999 |
|
Akira Kurosawa – My Life in CinemaDocumentário de Nagisa Oshima, 1993 |
|
A.K.Documentário de Chris Marker, 1985 |