O Barão Wolfgang von Strucker foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1964, tendo sua primeira aparição no número 5 da longeva publicação Sgt. Fury e Seu Comando Selvagem. Apesar de nunca ter sido um super-vilão Marvel do mesmo naipe do Caveira Vermelha ou do Rei do Crime, ainda assim o barão deu muita dor de cabeça aos mais diversos heróis da editora.

A versão clássica do vilão.
Tendo aparecido na cena de meio de crédito de Capitão América: O Soldado Invernal, Strucker ganhará alguma proeminência no vindouro Vingadores: Era de Ultron. Assim, preparamos esse Entenda Melhor com o objetivo de mostrar quem Strucker é nos quadrinhos para quem não lê quadrinhos e, também, para relembrar o personagem para os leitores de quadrinhos.
Primeira aparição:
Desde sua primeira aparição em Sgt. Fury e Seu Comando Selvagem #5, em janeiro de 1964, Strucker nos é apresentado como um membro da aristocracia alemã durante a 2ª Guerra Mundial, com enorme habilidade no esgrima e todo o tipo de armas e uma mente traiçoeira. Ele aparece careca, com uma cicatriz no rosto e um monóculo para enfrentar Nick Fury em combate direto. Além disso, ele é o comandante do Esquadrão Cabeça da Morte, formado de ases nos caças alemães.

Primeira aparição de Strucker (capa): sem camisa, em pé.

Primeira aparição de Strucker (interior): lado direito.
Apesar de a primeira aparição ser breve e resumida a esse único número da publicação encabeçada por Nick Fury, a criação de Lee e Kirby permaneceria incólume ao longo das décadas. Em termos artísticos, então, Strucker manteria, quase na integralidade, os aspectos físicos conforme desenhados por Kirby: sempre careca, sempre com uma enorme cicatriz no rosto e sempre com um monóculo, o que lhe empresta um caráter atemporal.
Biografia nos quadrinhos:
Como qualquer personagem que aparece repetidas vezes ao longo de décadas nos quadrinhos Marvel, o Barão Strucker tem uma história complicada, repleta de mortes e ressurreições e de relacionamentos com grupos vilanescos e heróis. O leitor não encontrará, aqui, portanto, a história completa do personagem, apenas um brevíssimo resumo já considerando todos os retcons do personagem:
– Final do século XIX: Wolfgang von Strucker nasce em uma família de nobres prussianos que fogem para a Baviera depois da eclosão da guerra Franco-Prussiana.
– 1ª Guerra Mundial: Strucker luta como soldado.
– 1933: Ele se junta ao Partido Nazista.
– 1936: Strucker tenta instalar um reinado nazista na Inglaterra, mas é impedido por Logan (Wolverine) e o grupo Excalibur, viajando no tempo.
– 1937: Ele é enviado aos EUA para assassinar o Senador Fulton, mas é impedido por Dominic Fortune.
– Segunda Guerra Mundial: Ele se torna o comandante do Esquadrão Cabeça da Morte de Hitler e enfrenta por diversas vezes Nick Fury e o Comando Selvagem. Cronologicamente, porém, seus primeiros inimigos são o Capitão América, Natasha Romanoff e Logan e, em seguida, o grupo X-Force (esse viajando no tempo). Ele também enfrenta Os Invasores e se torna uma espécie de protegido do Caveira Vermelha. Também nesse período, Strucker é enviado para o Japão onde acaba se aliando ao Tentáculo, grupo de ninjas com planos de dominação mundial e a um grupo secreto que viria a se tornar a Hydra. Depois de assassinar o comandante desse grupo, Strucker torna-se, então, o líder da Hydra.
– Depois da Segunda Guerra: Strucker receber o Esporo da Morte e passa a ter seu processo de envelhecimento retardado de maneira semelhante a Nick Fury e sua Fórmula do Infinito. Apesar disso, o vilão morre e, depois, sob os auspícios do Caveira Vermelha, é ressuscitado.
– Tempos modernos: Strucker, de uma forma ou de outra, vem participando de diversos eventos importantes no Universo Marvel, como Inimigo do Estado, Invasão Secreta e Reinado Sombrio, mas sempre fundamentalmente nas sombras.
Poderes e armas:
– Strucker não é meta-humano, mas tem grande habilidade tática e estratética, altíssima inteligência e forma física perfeita, além de ser um grande combatente com as mais diversas armas.
– Ele usa a Garra de Satã, uma luva cibernética que lhe confere super-força no braço.

Strucker e a Garra de Satã.
– Sua fusão com o Esporo da Morte permite que ele envelheça muito vagarosamente e que seja revivido com certa facilidade.
Filhos:
– Werner von Strucker: Seu filho mais velho que ele nunca conseguiu trazer para seu lado e acabou assassinando-o.

Werner von Strucker
– Andrea e Andreas von Strucker: Um casal de gêmeos que tiveram sua estrutura genética alterada pela Hydra, o que os permitiu desenvolver poderes. Juntos, eles são o Fenris, com Andrea sendo capaz de emitir um raio desintegrador e Andreas um raio concussivo.

Os gêmeos superpoderosos de Strucker.
Aparições no cinema e na televisão:
O personagem já apareceu, muito rapidamente, como um cliffhanger para eventual continuação, no filme Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D. de 1998, tendo David Hasselhof vivendo o personagem-título. O papel de Strucker ficou com o ator canadense Campbell Lane.

Campbell Lane como o primeiro Strucker de carne e osso.
Depois, Strucker só apareceu em animações, especificamente duas: Vingadores – Os Heróis Mais Poderosos da Terra, com duas temporadas e que foi ao ar entre 2010 e 2013 e The Super Hero Squad Show, com duas temporadas e que foi ao ar entre 2009 e 2011.

(1) Strucker com seu visual “baby” em The Super Hero Squad Show e (2) com seu visual ameaçador em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra.
Em 2014, o vilão apareceu na cena de meio de crédito de Capitão América: o Soldado Invernal. Ele aparece como líder da HYDRA e observando os gêmeos Feiticeira Escarlate e Mercúrio em celas envidraçadas. Ele foi vivido pelo ator alemão Thomas Kretschmann.

Kretschmann, à direita, como Strucker na cena de meio de crédito de Capitão América 2.
Strucker é ainda mencionado diversas vezes – como líder da HYDRA – na 2ª temporada de Agents of S.H.I.E.L.D.
Em 2015, Kretschmann reprisará o papel de Strucker em Vingadores: Era de Ultron.