Para qualquer whovian que tenha conhecimento sobre a série clássica, a datação dos eventos protagonizados pela UNIT sempre foi um problema. Existem inúmeras teorias a respeito da descontinuidade, confusão, contradição e maluquices a respeito do ano em que determinada aventura se passa ou se a citação de um determinado ano, em um diálogo, deve ser considerada “lapso de memória” ou literal realidade. Em minha opinião, é uma perda de tempo e energia psíquica tentar achar uma “resposta definitiva e absoluta” para o caso da UNIT. Simplesmente porque ela não existe (sim, eu estou afirmando isso. Se você duvida, pegue informações, citações e linhas do tempo de personagens citadas em The Web of Fear, The Invasion, Pyramids of Mars, The Time Warrior, Terror of the Zygons, Mawdryn Undead, K9 and Company, Battlefield e Sarah Jane Adventures e tente cruzá-las de uma maneira matematicamente lógica… e então terá sua resposta + a certeza da minha afirmação).
Portanto, sendo impossível classificar datas específicas para a UNIT clássica, resta-nos estabelecer elementos que podemos provar cronologicamente a localização da organização em determinado período. E o que temos? Bem, nós podemos afirmar com certeza que os eventos da UNIT clássica jamais poderiam ter acontecido ANTES de meados dos anos 60 e MUITO DEPOIS do início dos anos 90. Assim, estabelecemos a “Era UNIT” entre 1965 e algo entre 1990 – 1992. Alguns whovians possuem certas preferências de classificação dentro desse período, e está tudo bem.
.
Antes do surgimento da UNIT ainda é possível estabelecer alguns grandes marcos:
- Segundo Tobias Vaughn, os Cybermen o contactaram “5 anos antes” de The Invasion. A companhia International Eletromatics (IE) assume a liderança mundial no ramo de “circuitos eletro-monolíticos”.
- Quatro anos antes do surgimento da UNIT: The Web of Fear. Lethbridge-Stewart era Coronel na época. Os eventos deste arco são catalisadores para a criação da UNIT, que se estrutura, pouco a pouco, ao longo dos 4 anos seguintes.
- O período inicial da organização é composto pelos arcos The Invasion e Spearhead From Space, mas dependendo da preferência de classificação do whovian, os complicados The Pyramids of Mars e Mawdryn Undead também entram no Ano 1.
.
O presente Entenda Melhor foca nos eventos que deram origem à UNIT e seu desenvolvimento durante a Era do 3º Doutor, até o momento em que Liz Shaw deixa de fazer parte da organização. Um destaque importante: TODAS as aventuras aqui listadas contam com a participação direta ou indireta da UNIT nesta Era (eis o foco da lista). Nem todas essas histórias elencam Liz Shawm mas todas elas ocorrem no período em que ela esteve na organização. Boa leitura!
.
ORIGENS
.
Survivors of the Flux
Em 1958, Farquhar recebe a tarefa de estabelecer a divisão britânica da UNIT. Ele convoca Prentis para ajudá-lo nesse projeto. A UNIT começa a funcionar oficialmente por volta de 1965 (a segunda ação da UNIT nesse episódio se passa em 1967!), após quase um bom período de preparação. Lethbridge-Stewart começa a ter destaque.
.
The Benton Files: Into the Fire
Essa aventura se passa ANTES da segunda cena da UNIT em Survivors of the Flux. Particularmente coloco como uma trama do real início do “ANO 1” da organização (o Brigadeiro ainda está usando seu uniforme da HAVOC – Home-Army Fifth Operational Corps!). Ele recruta John Benton (que se torna Cabo, ao final da aventura) e o destaca para uma importante missão.
.
The Invasion
The Invasion treouxe a segunda aparição de Alistair Gordon Lethbridge-Stewart, agora promovido ao posto que se tornou seu título mais conhecido: Brigadeiro. Ele também introduziu, pela primeira vez, a UNIT na TV, bem como o personagem do Cabo (mais tarde, Sargento) John Benton. Nos bastidores, foi o início do mandato recorde de Terrance Dicks como editor de roteiro na série. Além disso, foi a última grande aparição dos Cybermen até Revenge of the Cybermen, em 1975.
.
ERA DO 3º DOUTOR E LIZ SHAW
.
Spearhead from Space
O Doutor acabou de se regenerar, iniciando o seu exílio na Terra. Ao se recuperar, ele auxilia a UNIT no combate à invasão dos Autons e da Consciência Nestene. O Brigadeiro Lethbridge-Stewart convida o Doutor para que se torne conselheiro científico da UNIT, ao lado da Dra. Liz Shaw. O Doutor aceita o convite, em troca de um carro, que chama de Bessie.
.
The Arkwood Experiments
Primeira aventura do 3º Doutor na TV Comic. O Doutor é chamado pelo Brigadeiro Lethbridge-Stewart para atender a uma ocorrência em um Zoológico (no futuro, ele teria outro problema em um Zoológico, na ST Walls of Confinement) e se irrita porque acha que está sendo chamado para um passeio. O roteirista tem a sensibilidade de retratar com precisão a relação entre o Doutor e o Brigadeiro, bem como a forma de o Time Lord se portar frente aos problemas apresentados a ele.
.
Vengeance of the Stones
Mais uma vez a “selvagem Escócia”. Após o desaparecimento de um avião no nordeste da Escócia, a UNIT é chamada para investigar o fenômeno. O Doutor e o Brigadeiro aparecem e procuram alguém que conheça bem a região a fim de que ajude a UNIT na investigação. É então que o Tenente Mike Yates se apresenta e passa a servir de guia e guarda da dupla dinâmica, que desde muito cedo encontram um link entre o desaparecimento do avião e certos círculos de pedras que podiam ser encontrados em vários locais dessa região da Escócia…
.
-
The Multi-Mobile
- Quadrinho publicado nas edições #950 – 954 da TV Comic. Roteiro de Roger Noel Cook. Arte de John Canning.
.
Insect
Em uma região agrária da Inglaterra, um fazendeiro foi fazer o trabalho comum (no século XX) de quem trabalha na lavoura: espalhar agrotóxico pelo campo. Mas desta vez, algo sai errado. Devido a uma composição química e misturas inadvertidas, os insetos/”pragas” do campo começaram a crescer até atingirem tamanhos assustadores e, claro, ameaçar a vida das pessoas em volta.
.
Undercover
Disfarçado de mulher (!) e utilizando um negócio chamado “spray da obediência” (!) o Doutor — imitando uma fala que seria característica do Mestre — consegue invadir o local onde a maleta roubada está (depois de enganar os guardas com seu spray e ser chamado de ‘Madame’) e acaba encontrando o Brigadeiro ao final do resgate. O Brigadeiro, pasme, está “disfarçado” de militar (!). Pois é. Uma história para ler e esquecer.
.
Doctor Who and the Silurians
Doctor Who and the Silurians, segundo arco da 7ª Temporada clássica de Doctor Who e também o segundo arco estrelando o 3º Doutor, apresenta um novo vilão para a galeria da série (os Silurians do título) e traz Bessie, o calhambeque amarelo, pela primeira vez. Com uma trama ameaçadora e grande exploração de questões científicas, o arco chama atenção pelo caráter cinematográfico em termos narrativos e por uma escolha que caracteriza a fase do novo Doutor, que é o uso da violência e grande número de mortes.
.
-
AWOL
- Segunda história do Volume 12 da série Short Trips da Big Finish Productions. Foi escrito por Angus Dunican. A trama apresenta o 3º Doutor, o Brigadeiro Lethbridge-Stewart e o Capitão Munro.
.
-
The Blame Game
- Sétima história da 6ª Temporada da série Short Trips da Big Finish Productions. Escrita por Ian Atkins.
.
Old Soldiers
James Swallow nos entrega um roteiro incrível neste episódio das Companion Chronicles, algo bem diferente daquela trama estranhíssima com os Cybermen de madeira escrita por Nigel Fairs, que inclusive dirige o presente episódio. Narrada pelo excelente Nicholas Courtney (que interpretação!), Old Soldiers é uma memória triste e conturbada do Brigadeiro sobre o que aconteceu com ele, o Doutor, Liz e um amigo, na Alemanha Ocidental, logo após os eventos de Doctor Who and the Silurians.
.
Shadow of the Past
Mais uma vez são mostrados motivos graves e de descontentamento para a saída de Liz no futuro; Yates também é citado, já como Capitão, confusão que o leitor pode sanar facilmente lendo a crítica para o livro O Olho do Gigante; e Benton aparece no final, como substituto de um dos soldados mortos na batalha contra o Mim, uma raça de esponjas azuis, feita de tecido nervoso.
.
The Ambassadors of Death
Se o espectador for capaz de entender o difícil processo de produção de Doctor Who na Era Clássica (e em parte, na Nova Série também), tirando o peso desse aspecto do que é visto em The Ambassadors of Death, ele certamente terá um arco que é puro entretenimento, uma ficção científica mista de fantasia e investigação, lembrando um pouco as aventuras da 6ª Temporada (especialmente The Invasion) e servindo como um dos maiores exemplos de que a série definitivamente havia mudado.
.
-
The Straw that Broke the Camel’s Back
- Conto da antologia Decalog. Escrito por Vanessa Bishop.
.
-
Walls of Confinement
- Um conto em áudio da coletânea Short Trips – Volume 2, com produção da Big Finish. Escrito por Lawrence Conquest. Lido por Katy Manning.
.
-
UNIT Christmas Parties: First Christmas
- Conto da antologia Short Trips: A Christmas Treasury. Escrito por Nick Wallace.
.
-
The Christmas Dimension
- Um conto em áudio da Subscriber Short Trips, com produção da Big Finish. Escrito por Rob Nisbet. Lido por Stephen Critchlow.
.
The Last Post
As pessoas estão morrendo. Poucas, num período de meses… mas o estranho é que cada pessoa recebeu uma carta prevendo a data e hora de sua morte. Ao longo de seu tempo como assistente do Doutor, Liz Shaw tem documentado essas passagens. Sua investigação finalmente revela uma ameaça que pode levar ao fim do mundo, mas desta vez Liz tem alguém para ajudá-la.
.
Blue Boxes
A UNIT foi inundada com trotes. Entediado, o Doutor concorda em ajudar Liz a investigar. Rapidamente imerso no mundo dos hackers de linha telefônica, é revelado que eles estão sendo mortos, um por um. Com o número de mortos aumentando, o Doutor usa toda a sua astúcia e inteligência para derrotar um inimigo com quem ele nem consegue falar.
.
Inferno
Inferno finaliza a excelente 7ª Temporada Clássica de Doctor Who, trazendo também a triste saída de Caroline John do elenco da série, infelizmente, sem a necessária despedida que a personagem deveria e merecia ter tido. Aliás, o público sequer tinha ideia de que Liz Shaw não seria mais companion.
.
INÍCIO DE ANOMALIAS TEMPORAIS GERADAS EM “INFERNO”
A passagem do 3º Doutor da Terra paralela para a nossa Terra, abriu uma série de brechas temporais que irão mexer com a linha do tempo dele e de seus companions em algumas aventuras a partir deste momento, cessando apenas com a intervenção dos Time Lords em Prisioneiros do Sol. Importante lembrar que apenas algumas aventuras desse período são afetadas, trazendo informações diferentes de todo o restante anterior e posterior a elas.
.
-
Still Lives
- Still Lives aborda os acontecimentos para o signo de Câncer e se passa logo depois do excelente arco Inferno. O conto é um denso estudo sobre o sentimento de culpa e se se configurar uma análise das consequências — positivas e negativas — das ações do Doutor em torno das pessoas que o cerca. Com o Brigadeiro Lethbridge-Stewart e Liz Shaw como personagens coadjuvantes, a história parece ser um relato normal da Era UNIT, mas não é.
.
The Annihilators
Há algo na água em Lewgate Docks. Algo estranho, verde e mortal. Convocado ao norte da Inglaterra por um informante misterioso, o brigadeiro encontra suas investigações dificultadas a cada passo pela polícia local. O que eles estão tentando esconder? Enquanto o Doutor descobre acontecimentos sinistros no necrotério da cidade, Liz atrai a atenção de algo sobrenatural. Mas com o tempo se esgotando, o Doutor, Liz e a UNIT não são os únicos a serem alvo de uma ameaça alienígena que está destruindo o mundo…
.
.
The Metal-Eaters/The Mysterious Meteorite
É uma aventura simples e relativamente bem escrita (o roteirista é desconhecido), tendo o 3º Doutor, Liz e o pessoal da UNIT envolvido. A história traz um vilão bem curioso: limalhas de ferro sencientes, saídas de um meteorito que cai na Terra e que simplesmente enferruja tudo o que toca. A trama tem bastante a ver com o período em que o Doutor esteve ao lado de Liz Shaw e, apesar de algumas sequências atropeladas, funciona sem maiores problemas.
.
The Fishmen of Carpantha
Depois de testar uma nova profundidade marítima, um navio de rádio chamado The Monitor é atacado por algo abaixo das ondas, mas tudo parece voltar ao normal logo em seguida. No entanto, o choque entre outros navios acontece em vários pontos do oceano, o que chama a atenção pelo mistério. O Doutor e o Brigadeiro viajam até o navio de rádio após monitorar as rotas erradas emitidas para as outras embarcações e o Doutor está convencido de que está sendo operado do fundo do mar. Ele e Liz Shaw resolvem investigar e chegam à submersa cidade dos Carpanthans, uma avançada raça anfíbia que havia permanecido milhões de anos escondida. Os Carpanthans colocam o Time Lord e Liz sob julgamento, achando que destruiriam a cidade. Após serem considerados culpados, o Doutor resolve agir de forma mais intensa, incendiando um cilindro e ameaçando seus captores. Fazendo um acordo de que nunca revelaria a localização daquela civilização, o líder Carpanthan aceita o trato e liberta Liz e o Doutor.
.
Doctor Who and the Rocks from Venus
O Doutor recebe uma ligação do Brigadeiro para ir até a uma base secreta de lançamento de um foguete, na Escócia. Lá, ele conhece o Professor Logan, que diz ter mandado três homens para Vênus. O Brigadeiro pede para o Doutor examinar amostras de rocha de expedição, que logo percebe que elas são falsas e que provavelmente vieram de Nevada, EUA. Ao retornar para o complexo, o Doutor visita o Professor Logan a fim de descobrir o motivo de sua mentira. Temendo que o Doutor revele sua fraude, Logan e os astronautas mandam o Time Lord para o espaço em um foguete, para mantê-lo afastado e silenciá-lo. O Doutor consegue tomar o controle do foguete e volta em segurança para a Terra, descobrindo então que o motivo da fraude de Logan era a busca de financiamento do governo para seus projetos.
.
Binary
Um computador alienígena danificado está sendo guardado pelas tropas da UNIT, mas os soldados simplesmente desaparecem… Normalmente, o Brigadeiro chamaria o Doutor – mas nesta ocasião o Time Lord está sendo mantido fora do circuito. Em vez disso, cabe a Elizabeth Shaw supervisionar o projeto para reparar essa tecnologia alienígena e recuperar os homens desaparecidos.
.
The Mind Extractors
Conto publicado na Doctor Who Annual 1971. Traz como equipe o 3º Doctor, Liz Shaw e o Brigadier. Uma missão espacial russa é mencionada. Liz tem amnésia. O inimigo aqui é O Extrator (The Extractor), uma forma de vida artificial construída e controlada por uma raça alienígena. Sua aparência é humana, exceto pelo rosto gorduroso e gelatinoso.
.
Soldiers from Zolta
A expedição marciana terminou em desastre quando a nave de desembarque caiu na superfície e se desintegrou. A dor pela perda dos cinco astronautas foi substituída pelo choque quando as imagens automatizadas da televisão mostraram os Zoltans, uma raça bípede em trajes espaciais, vasculhando os destroços na tentativa de ajudar.
.
The Ghouls of Grestonspey
O Doutor e Liz estão na Escócia, perto de Grestonspey, uma usina nuclear. De repente, Liz começa a gritar e o Doutor é forçado a carregá-la. Ele é cercado por uma luz cinza e desaparece. Voltando ao posto da UNIT, Liz explica a situação ao Brigadeiro. Ele reluta em ajudar, mas, pela manhã, começa a vasculhar a área. O Doutor se encontra em uma prisão subterrânea. Vários humanos de diferentes raças estão em estado de animação suspensa em outras jaulas.
.
Caught in the Web e Invaders Invisible
Em Caught in the Web, o capitão da UNIT reflete sobre como o Doutor estava tagarelando sobre ter um novo rosto quando o encontraram ao lado de uma cabine telefônica, referindo-se aos eventos de Spearhead from Space. Em Invaders Invisible, temo um vírus senciente com uma mente coletiva, lançado na Terra perto de uma base da UNIT. Assemelhando-se a um monte preto de lama, foi descoberto pelo Doutor. O vírus toma conta de Liz Shaw e do Capitão Harvey, e quase toma conta do Doutor.
.
The Dark Planet e Caverns of Horror
The Dark Planet foi publicado em Doctor Who Annual 1971. Apresenta como personagens centrais, o 3º Doutor, Liz Shaw e o Brigadeiro. Caverns of Horror foi publicado na mesma revista e teve a mesma equipe do conto anterior em sua história.
.
A Universe Called Fred
Este conto foi publicado em Doctor Who Annual 1971. Apresenta como personagens centrais, o 3º Doutor, Liz Shaw e o Brigadeiro.
..
-
A Home From Home
- Um conto em áudio que veio como bônus do episódio The Rani Elite, da Big Finish. Escrito por Nick Wallace.
.
-
The Science of Magic
- Este é o 11º conto da antologia Short Trips: Indefinable Magic. Escrito por Michael Rees. Traz o 3º Doutor , Liz Shaw e o Brigadeiro.
.
-
The Unzal Incursion
- A primeira história da antologia The Third Doctor Adventures: Volume Seven, produzida pela Big Finish. Escrito por Mark Wright. Traz o 3º Doutor, Liz Shaw e o Brigadeiro Lethbridge-Stewart.
.
Nova Recruta
Esta é a 9ª Temporada da série de The Diary of River Song. Traz Alex Kingston como River Song, acompanhada de Daisy Ashford como Liz Shaw, Jon Culshaw como Brigadeiro Lethbridge-Stewart e Tim Treloar como o 3º Doutor.
.
O Olho do Gigante
Em O Olho do Gigante, tanto Liz quanto Mike recebem um grande destaque, ao lado de Benton e o Brigadeiro, que tem uma das melhores frases de indignação do livro:
Eu deveria saber — o Brigadeiro disse laconicamente. O Doutor e a senhorita Shaw conseguiram perder-se em uma ilha que não existe.
.
Liz começa a considerar seu desligamento da UNIT e do Doutor.
.
The Blue Tooth
A única coisa de interessante que há no roteiro de The Blue Tooth é o ineditismo de termos o 3º Doutor enfrentando os Cybermen. Aliás, este é o verdadeiro ponto central de interesse do público, principalmente quando vemos o início da trama tão cuidadosamente apresentado ser abandonado a uma situação nada interessante, salva apenas pelo humor contextualizado do 3º Doutor, seus impasses constantes com o Brigadeiro Lethbridge-Stewart e as confissões de Liz Shaw durante a sua interessante narração.
.
As Escalas da Injustiça
Liz Shaw, interpretada por Caroline John, foi introduzida na temporada de estreia do 3º Doutor, como um tipo diferente de companion para o protagonista. Não só ela era uma mulher adulta, diferente do tipo mais jovem que costumava viajar com o Time Lord (Barbara, companion do 1º Doutor sendo a exceção), como também atuava em pé de igualdade com o Doutor, se colocando mais como uma parceira e menos como uma aprendiz que precisa ser guiada.
.
“Partida em linha do tempo sobreposta” de Liz
Este evento é recolocado na linha temporal correta (portanto, Liz não sai da UNIT aqui, em versão corrigida posteriormente pelos Time Lords).
.
Castaway e Levitation
Castaway: férias no Caribe, sol, muita beleza natural… um lugar perfeito para o Doutor e o Brigadeiro descansarem de suas correrias pelo Reino Unido e atividades na UNIT. Levitation: Lendo o livro Levitation Universal Edition, o Doutor consegue aprender a levitar, enquanto o Brigadeiro e a UNIT estão perseguindo um espião que acabara de roubar um importante arquivo.
.
The Rings of Ikiria
A UNIT está acostumada a lidar com visitantes do espaço, mas nada os preparou para Ikiria, uma artista alienígena que traz presentes. Os designs de Ikiria poderiam ser algo mais do que estético?
.
FIM DAS ANOMALIAS TEMPORAIS GERADAS EM “INFERNO”
Os Time Lords interveem e consertam as brechas temporais ainda ativas na Terra. Essas brechas estavam sobrepondo linhas do tempo desde que o 3º Doutor cruzou a Terra paralela em Inferno.
.
Os Duendes Demoníacos de Netuno
Liz é trazida de volta nesta aventura, quando a investigação leva a UNIT a Cambridge. O livro coloca Liz questionando-se sobre a decisão de ter deixado a UNIT, pesando os prós e contras de ter se afastado da organização e do Doutor para ter uma vida acadêmica normal, o que é um conflito interessante, mas que parece perder o interesse dos autores a partir de certo ponto, tirando um pouco do brilho que este breve retorno da Companion poderia ter. Por outro lado, esta é uma grande história para o Brigadeiro Lethbridge Stewart.
.
Início do surto de ações do Mestre na Era do 3º Doutor
.
Reconnaissance
Liz Shaw é deixada na sede da UNIT para trabalhar em uma porção de cálculos, enquanto o Doutor e o Brigadeiro vão visitar o comitê responsável pelo financiamento da UNIT. O Mestre chega e hipnotiza Liz para que lhe conte tudo o que sabe sobre o Doutor. O Mestre considera a melhor forma de usar tudo o que aprendeu. Ele decide que a Consciência Nestene e os Silurians soam muito promissores. Ele faz Liz esquecer que ele já esteve lá e vai embora. Mais tarde, Liz toma uma decisão importante: ela se demitirá da UNIT e voltará para Cambridge.
.
Country of the Blind
Enquanto o Doutor teimosamente aceita que seu laboratório seja redecorado, Liz Shaw entra na sala com uma expressão nervosa no rosto. O Doutor a cumprimenta perguntando se ela acredita em reencarnação . Liz calmamente responde que não, e começa a contar ao Doutor que recebeu uma oferta da Queen Mary University of London para trabalhar no CERN . Liz esclarece que aceitar a oferta significaria deixar a UNIT. O Doutor responde com condescendência:
Bem, você não quer fazer isso, quer?”, irritando Liz. Ela diz ao Doutor: “Estava pensando em ir embora, mas agora você me convenceu. Tenho uma carreira brilhante pela frente, doutor. Tenho que colocar isso em primeiro lugar.
Os soldados que estão redecorando acidentalmente esbarram em alguns dos equipamentos do Doutor, levando-o a se distrair temporariamente. Ele se vira para pedir a Liz que compartilhe uma última taça de vinho , mas ela já foi embora.
.
Real partida de Liz Shaw
.
-
Prisoners of the Sun (realidade alternativa)
- Conto publicado na antologia Decálogo. Escrito por Tim Robins. Lançado em 1994.