O Oscar 2021 está em nossas portas! Domingo (25/04) ocorrerá a 93ª cerimônia de entrega dos Academy Awards e como sempre, nessa véspera de premiação, as apostas dos bolões estão a todo vapor! Muitos arriscam seus palpites de quem vai ou não levar o Oscar na sorte, mas quem é cinéfilo de verdade sabe, que na verdade, a academia segue padrões, moldes que vão se formando à medida que outras premiações na temporada vão acontecendo e servindo de termômetro e preparação para a grande noite. A vezes isso tira um pouco a graça, tudo fica meio previsível no final das contas, mas particularmente, acho um exercício prazeroso desvendar os segredos da temporada de premiações para poder adivinhar o que vai ser cada Oscar todo ano.
Sendo assim, compartilho com vocês nesse artigo, um resumo COMPLETO de todas as premiações da temporada 2020/2021, atribuindo seus resultados diretamente a como eles podem influenciar nos vencedores desse Oscar 2021. O intuito é propor uma retrospectiva, ajudar leitores no bolão e fazer as nossas próprias apostas. Agradeço profundamente a meu amigo Ismael Vilela por ter sido peça fundamental na realização dessa longeva pesquisa e montagem do artigo modo organizado e didático, dividindo em partes unitárias e ordenadas em relevância. Vale mencionar, que categorias diferentes ou não tão influentes as do Oscar não foram mencionadas, fora que todas envolvendo séries também foram descartadas.
- IMPORTANTE: Para toda citação de filme, haverá um link (se disponível) de sua crítica. Além disso, todo menção a ator/atriz/ diretor (a) será acompanhada de um link com todo nosso material com o mesmo.
.
Cinema Independente
Foi em meados de 2016, que as premiações independentes começaram a ganhar mais força como termômetro para o Oscar. Embora, ainda hoje não tenham uma influência direta nos resultados, a academia vem cada vez mais olhando para o cinema independente e sempre trazendo pelo menos algum representante de lá. Nesse ano, por conta da pandemia do COVID-19, muito se especulou da força que viria deles uma vez que as grandes produções próprias que a academia gosta de premiar, não estariam finalizadas. Daí, inclusive, poderá sair o grande vencedor. Falaremos disso depois, primeiro, fiquem com os resultados das duas principais premiações do cinema independente: Gotham Awards e Idependency Spirit Awards.
.
Gotham Awards
Melhor Filme: Nomadland
Melhor Ator: Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
Melhor Atriz: Nicole Beharie (Miss Juneteenth)
Melhor Roteiro: The Forty-Year-Old Version | Fourteen (EMPATE)
Melhor Filme Internacional: Identifying Features
Melhor Documentário: Time | A Thousand Cats (EMPATE)
.
Independent Spirit Awards
Melhor Filme: Nomadland
Melhor Direção: Chloé Zhao (Nomadland)
Melhor Elenco: Uma Noite em Miami
Melhor Ator: Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
Melhor Atriz: Carey Mulligan (Bela Vingança)
Melhor Ator Coadjuvante: Paul Raci (O Som do Silêncio)
Melhor Atriz Coadjuvante: Yuh-Jung Youn (Minari: Em Busca da Felicidade)
Melhor Roteiro: Bela Vingança
Melhor Fotografia: Nomadland
Melhor Montagem | Edição: Nomadland
Melhor Filme Internacional: Quo Vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)
Melhor Documentário: Crip Camp: Revolução Pela Inclusão
.
Premiações da Crítica
Seria praticamente impossível informar em um só artigo todas as premiações da crítica especializada que existem. São quase 70 premiações distintas, as quais são subdivididas, em sua maioria, por organizações particulares de várias cidades norte-americanas. Mais para a frente no artigo, faremos uma contagem especifica envolvendo todas elas por categoria. Agora, o intuito é trazer os resultados dos mais importantes prêmios da crítica especializada: Online Filme Critics Society Awards (Premiação recente, que vem ganhando muita relevância ao dar espaço a críticos do meio digital), National Society of Film Critics Awards (Tradicional desde 1966, envolve basicamente todos os críticos norte-americanos), National Board of Review Awards (Primeira premiação de críticos da história, desde 1909 sendo importantíssima na indústria) e o Critics Choice Movie Awards (atualmente a mais popular e que possui o maior número de votantes em comum ao Oscar, ou seja, seu melhor termômetro).
.
Online Film Critics Society Awards
Melhor Filme: Nomadland
Melhor Direção: Chloé Zhao (Nomadland)
Melhor Ator: Delroy Lindo (Destacamento Blood)
Melhor Atriz: Frances McDormand (Nomadland)
Melhor Ator Coadjuvante: Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami)
Melhor Atriz Coadjuvante: Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
Melhor Roteiro Adaptado: Nomadland
Melhor Roteiro Original: Bela Vingança
Melhor Fotografia: Nomadland
Melhor Montagem | Edição: Nomadland
Melhor Som: O Som do Silêncio
Melhor Trilha Sonora: Soul
Melhores Efeitos Visuais: O Homem Invisível | Tenet (EMPATE)
Melhor Design de Produção: Mank
Melhor Figurino: Emma
Melhor Animação: Soul
Melhor Filme em Lingua Estrangeira: Minari: Em Busca da Felicidade (EUA)
Melhor Documentário: As Mortes de Dick Johnson
.
National Society of Film Critics Awards
Melhor Filme: Nomadland
Melhor Direção: Chloé Zhao (Nomadland)
Melhor Ator: Delroy Lindo (Destacamento Blood)
Melhor Atriz: Frances McDormand (Nomadland)
Melhor Ator Coadjuvante: Paul Raci (O Som do Silêncio)
Melhor Atriz Coadjuvante: Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
Melhor Roteiro: Nunca, Raramente, às Vezes, Sempre
Melhor Fotografia: Nomadland
Melhor Filme Internacional: Collective (Romênia)
Melhor Animação: Wolfwalkers
Melhor Documentário: Time
.
National Board of Review Awards
Melhor Filme: Destacamento Blood
Melhor Diretor: Spike Lee (Destacamento Blood)
Melhor Elenco: Destacamento Blood
Melhor Ator: Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
Melhor Atriz: Carey Mulligan (Bela Vingança)
Melhor Ator Coadjuvante: Paul Raci (O Som do Silêncio)
Melhor Atriz Coadjuvante: Yuh-Jung Youn (Minari: Em Busca da Felicidade)
Melhor Roteiro Original: Minari: Em Busca da Felicidade
Melhor Roteiro Adaptado: Relatos do Mundo
Melhor Fotografia: Nomadland
Melhor Filme Internacional: La Llorona (Guatemala)
Melhor Animação: Soul
Melhor Documentário: Time
.
Critics Choice Movie Awards
OBS: Por ser das mais importantes premiações da temporada, é necessário apontar também os indicados, para que tenha-se uma noção da perda de força de quem perdeu. Confira por tipo de categoria na grade abaixo:
Melhor Filme em Língua Estrangeira:
- Collective (Romênia)
- Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca)
- La Llorona (Guatemala)
- Minari: Em Busca da Felicidade (EUA) – VENCEDOR
- Nós Duas (França)
- Rosa e Momo (Itália)
Melhor Filme:
Melhor Roteiro Adaptado:
Melhor Roteiro Original:
- Bela Vingança – VENCEDOR
- Mank
- Minari: Em Busca da Felicidade
- Nunca, Raramente, às Vezes, Sempre
- O Som do Silêncio
- Os 7 de Chicago
Melhor Diretor:
Melhor Ator/Atriz Jovem:
- Alam S.Kim (Minari: Em Busca da Felicidade) – VENCEDOR
- Caoilinn Spingall (O Céu da Meia-Noite)
- Helena Zengel (Relatos do Mundo)
- Ibrahima Gueye (Rosa e Momo)
- Ryder Allen (Palmer)
- Talia Ryder (Nunca, Raramente, às Vezes, Sempre)
Melhor Atriz Coadjuvante:
- Amanda Seyfried (Mank)
- Ellen Burstyn (Pieces of a Woman)
- Glenn Close (Era uma Vez um Sonho)
- Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte) – VENCEDORA
- Olivia Colman (Meu Pai)
- Yuh-Jung Youn (Minari: Em Busca da Felicidade)
Melhor Ator Coadjuvante:
- Bill Murray (On The Rocks)
- Chadwick Boseman (Destacamento Blood)
- Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) – VENCEDOR
- Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami…)
- Paul Raci (O Som do Silêncio)
- Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago)
Melhor Atriz:
- Andra Day (Os Estados Unidos vs. Billie Holliday)
- Carey Mulligan (Bela Vingança) – VENCEDORA
- Frances McDormand (Nomadland)
- Sidney Flanigan (Nunca, Raramente, às Vezes, Sempre)
- Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
- Viola Davis (A Voz Suprema do Blues)
- Zendaya (Malcolm & Marie)
Melhor Ator:
- Anthony Hopkins (Meu Pai)
- Ben Affleck (O Caminho de Volta)
- Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues) – VENCEDOR
- Delroy Lindo (Destacamento Blood)
- Gary Oldman (Mank)
- Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
- Steven Yeun (Minari: Em Busca da Felicidade)
- Tom Hanks (Relatos do Mundo)
Melhor Elenco:
Melhor Maquiagem:
- A Voz Suprema do Blues – VENCEDOR
- Bela Vingança
- Emma
- Era Uma Vez Um Sonho
- Mank
- Os Estados Unidos vs. Billie Holiday
Melhor Figurino:
- A História Pessoal de David Copperfield
- A Voz Suprema do Blues – VENCEDOR
- Bela Vingança
- Emma
- Mank
- Mulan
Melhor Design de Produção:
- A História Pessoal de David Copperfield
- A Voz Suprema do Blues
- Emma
- Mank – VENCEDOR
- Relatos do Mundo
- Tenet
Melhor Efeitos Visuais:
- Greyhound: Na Mira do Inimigo
- Mank
- Mulan
- Mulher Maravilha 1984
- O Céu da Meia-Noite
- O Homem Invisível
- Tenet – VENCEDOR
Melhor Canção Original:
- “Everybody Cries” de The Outpost – Rita Wilson
- “Husavik” de Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars – Atil Ovearsson
- “Io sì (Seen)” de Rosa e Momo – Laura Pausini
- “Speak Now” de Uma Noite em Miami – Leslie Odom Jr, Sam Ashworth – VENCEDOR
- “Tigress & Tweed” – Os Estados Unidos vs. Billie Holiday – Andra Day, Raphael Saadiq
Melhor Trilha Sonora:
- A Voz Suprema do Blues
- Mank
- Minari: Em Busca da Felicidade
- O Céu da Meia-Noite
- Soul – VENCEDOR
- Tenet
Melhor Montagem | Edição:
- Mank
- Meu Pai
- Nomadland
- O Som do Silêncio – VENCEDOR (EMPATE)
- Os 7 de Chicago – VENCEDOR (EMPATE)
- Tenet
Melhor Fotografia:
.
.
Outros “Oscares”
De algum modo essas três premiações nasceram para concorrer o Oscar, mas acabaram sendo parte de seu termômetro. O Globo de Ouro foi pensando em ser algo mais popular, tanto que embarcou a televisão também para o prêmio. O Satellite Awards, surgiu como um concorrente mais “cult” do Globo de Ouro, logo também do Oscar. E o BAFTA, é basicamente a versão inglesa do Oscar, sendo em termos de importância o mais influente nas decisões da academia, embora sempre siga uma linha de metade das indicações diferentes do habitual para valorização de produções britânicas. O Globo de Ouro, como o primeiro grande prêmio da temporada, acaba dando um bom marketing aos filmes na reta final da corrida. Já o Satellite, apesar de possuir pouca influência direta, com o tempo, também trouxe seu prestígio. Esses foram os resultados dessas três premiações:
.
Satellite Awards
Melhor Filme (Drama): Nomadland
Melhor Filme (Comédia): The Forty-Year-Old Version
Melhor Diretor: Chloé Zhao (Nomadland)
Melhor Ator (Drama): Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
Melhor Ator (Comédia): Sacha Baron Cohen (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
Melhor Atriz (Drama): Frances McDormand (Nomadland)
Melhor Atriz (Comédia): Maria Bakalova(Borat: Fita de Cinema Seguinte)
Melhor Ator Coadjuvante: Chadwick Boseman (Destacamento Blood)
Melhor Atriz Coadjuvante: Amanda Seyfried (Mank)
Melhor Roteiro Original: Bela Vingança
Melhor Roteiro Adaptado: Meu Pai
Melhor Fotografia: Mank
Melhor Montagem | Edição: Os 7 de Chicago
Melhor Canção Original: “Io sì (Seen)” de Rosa e Momo – Laura Pausini
Melhor Trilha Sonora: O Céu da Meia-Noite
Melhor Som: O Som do Silêncio
Melhores Efeitos Visuais: Tenet
Melhor Design de Produção: Mank
Melhor Figurino: A História Pessoal de David Copperfield
Melhor Filme Internacional: La Llorona (Guatemala)
Melhor Animação: Soul
.
Globo de Ouro
Acesse aqui para conferir todos os vencedores do Globo de Ouro!
,
BAFTA
OBS: Mais uma vez, como outra das mais importantes premiações da temporada, é necessário apontar os indicados, para que tenha-se uma noção da perda de força de quem perdeu. Confira por tipo de categoria na grade abaixo:
Melhor Documentário:
- Collective
- David Attenborough: O Nosso Planeta
- O Dilema das Redes
- O Dissidente
- Professor Polvo – VENCEDOR
Melhor Animação:
- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
- Soul – VENCEDOR
- Wolfwalkers
Melhor Filme em Língua Não Inglesa:
- Caros Camaradas – Trabalhadores em Luta (Rússia)
- Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca) – VENCEDOR
- Minari: Em Busca da Felicidade (EUA)
- Os Miseráveis (França)
- Quo Vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)
Melhor Filme Britânico:
- A Escavação
- Bela Vingança – VENCEDOR
- Calm With Horses
- Limbo
- Meu Pai
- Mogul Mowgli
- O Que Ficou Para Trás.
- O Mauritano
- Rocks
- Saint Maud
Melhor Filme:
- Bela Vingança
- Meu Pai
- Nomadland – VENCEDOR
- O Mauritano
- Os 7 de Chicago
Melhor Roteiro Adaptado:
- A Escavação
- Meu Pai – VENCEDOR
- Nomadland
- O Mauritano
- O Tigre Branco
Melhor Roteiro Original:
- Bela Vingança – VENCEDOR
- Druk – Mais Uma Rodada
- Mank
- Os 7 de Chicago
- Rocks
Melhor Diretor:
- Chloé Zhao (Nomadland) – VENCEDORA
- Jasmila Zbanic (Quo Vadis, Aida?)
- Lee Isaac Chung (Minari: Em Busca da Felicidade)
- Sarah Gavron (Rocks)
- Shannon Murphy (Babyteeh)
- Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada)
Melhor Atriz Coadjuvante:
- Ashley Madekwe (County Lines)
- Dominique Fishback (Judas e o Messias Negro)
- Kosar Ali (Rocks)
- Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
- Niamh Algar (Calm With Horses)
- Yuh-Jung Youn (Minari: Em Busca da Felicidade) – VENCEDORA
Melhor Ator Coadjuvante:
- Alam S.Kim (Minari: Em Busca da Felicidade)
- Barry Keoghan (Calm With Horses)
- Clarke Peters (Destacamento Blood)
- Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) – VENCEDOR
- Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami…)
- Paul Raci (O Som do Silêncio)
Melhor Atriz:
- Alfre Woodard (Clemência)
- Frances McDormand (Nomadland) – VENCEDORA
- Bukky Bakray (Rocks)
- Radha Blank (The Forty-Year-Old Version)
- Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
- Wunmi Mosaku (O Que Ficou para Trás)
Melhor Ator:
- Adarsh Gourav (O Tigre Branco)
- Anthony Hopkins (Meu Pai) – VENCEDOR
- Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues)
- Mads Mikkelsen (Druk – Mais Uma Rodada)
- Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
- Tahar Rahim (O Mauritano)
Melhor Elenco:
- Bela Vingança
- Calm With Horses
- Judas e o Messias Negro
- Minari: Em Busca da Felicidade
- Rocks – VENCEDOR
Melhor Maquiagem:
Melhor Figurino:
- A Escavação
- A Voz Suprema do Blues – VENCEDOR
- Ammonite
- Emma
- Mank
Melhor Design de Produção:
Melhor Efeitos Visuais:
Melhor Trilha Sonora:
Melhor Som:
Melhor Montagem | Edição:
Melhor Fotografia:
- Judas e o Messias Negro
- Mank
- Nomadland – VENCEDOR
- O Mauritano
- Relatos do Mundo
.
.
XX Os Sindicatos
Os verdadeiros termômetros do Oscar. Cada categoria (ou quase todas) possuem a sua premiação isolada em que geralmente, bate com o resultado do Oscar. Mesmo que exista a possibilidade contraria, uma vez que na hora de votar quem vencer, não é só apenas os especialistas na área que votam – como acontece na definição de indicados –, mas todos os inscritos, os sindicatos continuam sendo uma referência para esses votantes escolherem o vencedor, principalmente caso não entendam muito de outra área que não a atuante, até para manter o status do Oscar em prestígio. A seguir, falarei de cada categoria do Oscar por Sindicato, levantando também, um quadro de prêmios da categoria ao longo das outras várias premiações secundarias da temporada (aquelas por cidade da crítica especializada), para chegarmos em uma aposta efetiva de quem chegará mais forte para o Oscar – considerando também, todas as outras premiações faladas até o momento..
- Filme
- Direção
- Roteiro
- Atuações
- Categorias Técnicas
- Documentários + Filme Internacional + Animações
- Legenda
Melhor Filme
Geralmente quem define o prêmio principal da noite é o sindicato dos produtores (PGA), que correspondem em 8 mil o número de votantes originais do Oscar. Por mais que o acúmulo de prêmios de algum outro seja maior ao longo da temporada, a influencia deste sindicato talvez seja a maior entre todos os outros junto com direção. Foi ele por exemplo que proporcionou a vitória de Green Book em 2019, mesmo que ele estivesse atrás de Roma no total da corrida. É legal quando dá resultados diferentes, dá um maior senso de imprevisibilidade, mas não será o caso desse ano, o qual, o vencedor do PGA, também foi o campeão de prêmios no ano, incluindo todos os mais importantes. Não dá pra dizer nem que existe possibilidade de disputa, o Oscar de Nomadland é praticamente certo.
Quadro de Premiações da Categoria:
Nomadland (42) – AFCC, AWFJ, BAFTA, BOFCA, BSFC, CCA, CFCA, CIC, DFCS, DFWFCA, GALECA, GFCA, GG, GOTHAM, GWNYFCA, HFCS, IFCA, IFJA, IPA, KCFCC, LEJA, LFCC, LVFCS, MFCA, NDFS, NSFC, NTFCA, OFCS, PFCS, PGA, SEFCA, SFBAFCC, SFCS, StLFCA, TFCA, TIFF, VENICE, VFCC, WAFCA, WFCC, IDSA, SATE
Bela Vingança (10) – AACTA, COFCA, HCA, KCFCC, MCFCA, NFCS, OAFFC, SCA, SDFCS, WFCC
Minari (7) – AFCA, NCFCA, NYFCO, OFCC, OFTA, PCC, UFCA
A Voz Suprema do Blues (3) – BFCC, CIC, PFCC
Os 7 de Chicago (3) – DFCS, HFCS, SAG
Destacamento Blood (2) – CIC, NBR
First Cow (2) – FFCC, NYFCC
Judas e o Messias Negro (2) – AAFCA, BRA
PGA – Producers Guild of America Awards | Categoria – Melhor Filme:
Melhor Diretor
Outro sindicato extremamente confiável é o DGA. Na história do Oscar, somente 7 vezes o vencedor do sindicato não foi correspondente na academia. Se o elemento vencedor do DGA for o maior vencedor da temporada em quantidade, o Oscar é praticamente garantido. Muito provavelmente, teremos o segundo Oscar feminino na direção para Chloé Zhao.
Quadro de Premiações da Categoria:
Chloé Zhao (Nomadland) (53) – AACTA, AFCC, AWFJ, BAFTA, BOFCA, BFCC, BSFC, CCA, CFCA, COFCA, DFCS, DFCS, DFWFCA, DGA, FFCC, GFCA, GG, GWNYFCA, HCA, HFCS, IFCA, IFJA, IPA, KCFCC, LAFCA, LEJA, LVFCS, MSFCA, NCFCA, NDFS, NSFC, NTFCA, NYFCC, NYFCO, OAFFC, OFCC, OFCS, OFTA, PCC, PFCC, PFCS, SEFCA, SDFCS, SFBAFCC, SFCS, StLFCA, TFCA, VFCC, WAFCA, IDSA, SATE
Regina King (Uma Noite em Miami) (4) – AAFCA, BFCC, BRA, UFCA
Spike Lee (Destacamento Blood) (3) – CIC, HFCS, NBR
Lee Isaac Chung (Minari: Em Busca da Felicidade) (1) – AFCA
Emerald Fennell (Bela Vingança) (1) – NFCS
Darius Marder (O Som do Silêncio) (1) – SCA
Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago) (1) – AARP
Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada) (1) – EFA
DGA (Directors Guild of America Awards):
Melhor Direção de Filme
- Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago)
- Chloé Zhao (Nomadland) – VENCEDORA
- David Fincher (Mank)
- Emerald Fennell (Bela Vingança)
- Lee Isaac Chung (Minari: Em Busca da Felicidade)
Melhor Diretor de Estréia: Darius Marder (O Som Do Silêncio)
Melhor Diretor em Documentário: Michael Dweck & Gregory Kershaw (The Truffle Hunters)
Melhor Roteiro Original | Melhor Roteiro Adaptado
Apesar do sindicato ser confiável, as categorias de roteiro se adaptam muito a necessidade do Oscar. Por vezes, filmes bem cotados ficam sem chances em outras categorias e acabam recebendo roteiro de “consolação”. É um possível caso que pode acontecer com Roteiro Adaptado, onde Nomadland é o favorito, mas provavelmente, Meu Pai não deve sair de mãos vazias. No sindicato, Borat venceu pela ausência dos dois por problemas de inscrição, mas ele ainda tem relativa chance. A mesma coisa vale para Roteiro Original, onde Bela Vingança é favorito, mas a depender do resultado de Atriz Coadjuvante, se não for para Yuh-Jung Youn, vai brigar diretamente com Minari na desvantagem, visto que tem chances boas para levar o seu em Melhor Atriz e o Oscar vai querer dar um prêmio no mínimo a cada indicado a melhor filme. Fora que Sorkin está muito longe de estar fora da briga, ele corre por fora e pode acabar abocanhando o prêmio . Sem riscos, as apostas devem ir para Nomadland (que fecharia o quarteto Filme, Direção, Roteiro e Fotografia) e Bela Vingança por terem acumulado mais prêmios importantes na temporada, mas repito, está em aberto.
Quadro de Premiações de Roteiro Adaptado:
Nomadland (20) – AFCA, AWFJ, CCA, CFCA, COFCA, DFCS, GFCA, GWNYFCA, HFCS, IFJA, KCFCC, LFCC, NCFCA, OAFFC, OFCC, OFCS, OFTA, SEFCA, USC, WAFCA
Meu Pai (7) – BAFTA, BIFA, IPA, NFCS, SCA, SDFCS, SATE
Uma Noite em Miami… (6) – AAFCA, HCA, LEJA, LVFCS, PCC, PFCS
Estou Pensando em Acabar com Tudo (5) – BOFCA, BSFC, FFCC, StLFCA, UFCA
First Cow (4) – DFCS, ICS, PFCC, SFBAFCC
A Voz Suprema do Blues (2) – BFCC, CIC
Borat: Fita de Cinema Seguinte (1) – WGA
Relatos do Mundo (1) – NBR
WGA (Writers Guild of America Awards) | Categoria – Melhor Roteiro Adaptado
- A Voz Suprema do Blues
- Borat; Fita de Cinema Seguinte – VENCEDOR
- O Tigre Branco
- Relatos do Mundo
- Uma Noite em Miami…
Quadro de Premiações de Roteiro Original:
Bela Vingança (27) – AFCC, AWFJ, BAFTA, CCA, CIC, COFCA, DFWFCA, GFCA, HCA, HFCS, IPA, KCFCC, LAFCA, NDFS, NFCS, NYFCO, OAFFC, OFCC, OFCS, OFTA, SFCS, StLFCA, WAFCA, WGA, IDSA, SATE
Minari: Em Busca da Felicidade (11) – AFCA, BFCC, DFCS, FFCC, LEJA, NBR, NCFCA, SDFCS, SEFCA, SFBAFCC, TFCA
Os 7 de Chicago (10) – AACTA, AARP, CIC, DFCS, GG, HFCS, MCFCA, PFCS, UFCA, VFCC
Nunca, Raramente, às Vezes, Sempre (7) – CFCA, GWNYFCA, IFJA, NSFC, NYFCC, OAFFC, WFCC
The Forty-Year-Old-Version (3) – BRA, GOTHAM, NAACP
Another Round – EFA
Bacurau – ICS
Fourteen – GOTHAM
Judas e o Messias Negro – LVFCS
WGA (Writers Guild of America Awards) | Categoria – Melhor Roteiro Original:
Melhor Ator | Melhor Atriz
Melhor Ator Coadjuvante | Melhor Atriz Coadjuvante
O SAG é o sindicato mais popular e é ele o ponto de partida para definir os favoritos na categoria de atuação, que esse ano estão bem embaranhadas. Para Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, as vitorias parecem certas para Daniel Kaluuya e Chadwick Boseman. O primeiro ultrapassou Paul Raci ao longo da temporada quando começou a ser considerado na disputa e já não tem mais chances de ser revertido pelas premiações principais que conquistou, por ser o representante da vez a figuras biográficas e pelo fato de Raci nem ser indicado ao SAG. O segundo, tomou a dianteira após a confirmação da morte de Boseman. O Oscar não iria perder a oportunidade de dar um póstumo ao intérprete do Pantera Negra, considerando a comoção que isso geraria o evento. Caso Boseman ainda estivesse entre nós, o favorito viraria Riz Ahmed que acumulava mais prêmios na temporada disputando com Hopkins que tem suas chances baixas, naturalmente, por já ser Oscarizado.
Contudo, as categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz estão bem abertas. A primeira nem tanto por uma reta final acumulativa de prêmios importantes de Yuh-Jung Youn que deve ser a representante de Minari no Oscar. No entanto, é aqui onde existe a maior possibilidade de surpresa para Maria Bakalova levar, ou mesmo a Gleen Close pelo histórico de esnobadas. Já a segunda tem uma disputa gigantesca entre três nomes. Frances e Mulligan disputavam equilibradamente os principais prêmios, mas aí chegou Viola com o SAG para bagunçar tudo. Pelas posições já oscarizadas de Viola e Frances, fora a leve vantagem no total de prêmios, a aposta em Mulligan parece a mais racional, contudo, dá para dizer que esta é a única categoria em que qualquer coisa pode acontecer. Por fim, é preciso mencionar que a vitória de Os 7 de Chicago em Melhor Elenco, não irá influenciar em uma virgula no favoritismo de Nomadland em Melhor Filme, já que nem indicado ele foi na categoria. Aliás, somente ele e Minari participaram dessa e da categoria principal do Oscar. Portanto, é um prêmio que não irá interferir em nada no Oscar.
SAG (Screen Actors Guild Awards) | Categoria – Melhor Elenco:
- A Voz Suprema do Blues
- Destacamento Blood
- Minari: Em Busca da Felicidade
- Os 7 de Chicago – VENCEDOR
- Uma Noite em Miami…
Quadro de Premiações de Melhor Atriz Coadjuvante:
Yuh-Jung Youn (Minari: Em Busca da Felicidade) (35) – AFCA, AWFJ, BAFTA, BFCC, BSFC, COFCA, DFCS, GFCA, GWNYFCA, HCA, IFCA, KCFCC, LAFCA, LEJA, MCFCA, NBR, NCFCA, NTFCA, NYFCO, OAFFC, OFCC, OFTA, PCC, PFCS, SAG, SCA, SEFCA, SDFCS, SFBAFCC, SFCS, StLFCA, VFCC, WAFCA
Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte) (16) – AFCC, BOFCA, CCA, CFCA, CIC, FFCC, HFCS, IFJA, LFCC, MCFCA, NDFS, NSFC, NYFCC, OFCS, TFCA, UFCA
Amanda Seyfried (Mank) (5) – DFWFCA, IPA, LVFCS, PFCC, SATE
Ellen Burstyn (Pieces of a Woman) (2) – DFCS, NYFCO
Dominque Fishback (Judas e o Messias Negro) (2) – AAFCA, BRA
Jodie Foster (O Mauritano) (2) – AARP, GG
Glenn Close (Era uma Vez um Sonho) (1) – NFCS
Olivia Colman (Meu Pai) (1) – AACTA
SAG (Screen Actors Guild Awards) | Categoria – Melhor Atriz Coadjuvante:
- Glenn Close (Era uma Vez um Sonho)
- Helena Zengel (Relatos do Mundo)
- Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
- Olivia Colman (Meu Pai)
- Yuh-Jung Youn (Minari: Em Busca da Felicidade) – VENCEDORA
Quadro de Premiações da Categoria:
Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) (21) – AAFCA, AFCA, BAFTA, BRA, CCA, DFCS, DFWFCA, GG, LEJA, LVFCS, NFCS, OAFFC, OFTA, PCC, PFCS, SAG, SFCS, TFCA, VFCC
Paul Raci (O Som do Silêncio) (18) – AFCC, BOFCA, BSFC, CFCA, COFCA, FFCC, GFCA, GWNYFCA, HCA, HFCS, IFCA, NBR, NSFC, OFCC, SCA, SDFCS, SFBAFCC, StLFCA
Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami…) (9) – AWFJ, BFCC, HFCS, IFJA, KCFCC, NYFCO, OFCS, UFCA, WAFCA
Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago) (7) – AACTA, DFCS, MCFCA, NCFCA, NDFS, NTFCA, SEFCA
Chadwick Boseman (Destacamento Blood) (6) – CIC, IPA, NAACP, NYFCC, PFCC, SATE
SAG (Screen Actors Guild Awards) | Categoria – Melhor Ator Coadjuvante:
- Chadwick Boseman (Destacamento Blood)
- Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) – VENCEDOR
- Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami…)
- Jared Leto (Pequenos Vestigios)
- Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago)
Quadro de Premiações da Categoria:
Carey Mulligan (Bela Vingança) (28) – AACTA, AFCA, AFCC, CCA, COFCA, DFCS, DFWFCA, GFCA, HCA, HFCS, KCFCC, LAFCA, LEJA, MCFCA, NBR, NFCS, NTFCA, NYFCO, OAFFC, OFTA, PCC, PFCS, SCA, SDFCS, StLFCA, WFCC
Frances McDormand (Nomadland) (26) – AWFJ, BAFTA, BOFCA, CFCA, DFCS, FFCC, GWNYFCA, HFCS, IFCA, IFJA, IPA, LFCC, LVFCS, NCFCA, NDFS, NSFC, OFCC, OFCS, SEFCA, SFBAFCC, SFCS, TFCA, UFCA, VFCC, WAFCA, SATE
Viola Davis (A Voz Suprema do Blues) (6) – BFCC, BRA, CIC, NAACP, PFCC, SAG
Andra Day (Os Estados Unidos vs. Billie Holliday) (2) – AAFCA, GG
SAG (Screen Actors Guild Awards) | Categoria – Melhor Atriz:
- Amy Adams (Era Uma Vez um Sonho)
- Carey Mulligan (Bela Vingança)
- Frances McDormand (Nomadland)
- Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
- Viola Davis (A Voz Suprema do Blues) – VENCEDORA
Quadro de Premiações da Categoria:
Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues) (29) – AACTA, AAFCA, AWFJ, BFCC, BRA, CCA, CFCA, CIC, DFCS, DFWFCA, GG, IFCA, LAFCA, LEJA, LFCC, MSFCA, NAACP, OFTA, PCC, PFCS, SAG, SEFCA, SFBAFCC, StLFCA, VFCC, WAFCA, WFCC
Riz Ahmed (O Som do Silêncio) (22) – AFCA, AFCC, COFCA, GFCA, GOTHAM, GWNYFCA, HFCS, IPA, KCFCC, LVFCS, NBR, NDFS, NFCS, NYFCO, OAFFC, OFCC, SCA, SDFCS, SFCS, TFCA, UFCA, SATE
Delroy Lindo (Destacamento Blood) (11) – BOFCA, DFCS, HCA, HFCS, IFJA, NCFCA, NSFC, NYFCC, OFCS, PFCC
Anthony Hopkins (Meu Pai) (6) – AARP, BAFTA, BIFA, BSFC, FFCC, NFCS
Sacha Baron Cohen (Borat: Fita de Cinema Seguinte) (2) – GG, IPA
Mads Mikkelsen (Druk – Mais Uma Rodada) (1) – EFA
Steven Yeun (Minari: Em Busca da Felicidade) – NTFCA
SAG (Screen Actors Guild Awards) | Categoria – Melhor Ator:
Melhor Maquiagem e Cabelo | Melhor Figurino
As categorias de Maquiagem e Figurino são um pouco difíceis de prever pelo seus sindicatos subdividir em tipificações (contemporâneo, fantasia, de época – daí onde geralmente saem os vencedores). Contudo, esse ano ocorreu dos bons concorrentes não chegarem nem a ir para o Oscar, no caso, Aves de Rapina em Maquiagem e Bela Vingança. Mulan e Emma até poderiam incomodar, mas nesse caso, A Voz Suprema do Blues acabou dominando o restante da temporada em ambas as categorias.
Quadro de Premiações de Melhor Maquiagem:
A Voz Suprema do Blues (6) – BAFTA, CCA, CIC, HCA, LEJA, MUAHS
Aves de Rapina Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2) – MUAHS, OFTA
Mank (1) – HFCS
Pinocchio (1) – MUAHS
Quadro de Premiações de Melhor Figurino:
A Voz Suprema do Blues (9) – BAFTA, CCA, CIC, CDG, HFCS, LVFCS, OFTA, PFCS, SFCS
Emma (3) – CFCA, LEJA, SDFCS
A História Pessoal de David Copperfield (3) – HCA, IPA, SATE
MUAHS (Make-Up Artists and Hair Stylist Guild Awards):
Melhor Estilo de Cabelo de Personagem ou de Época: A Voz Suprema do Blues
Melhor Estilo de Cabelo Contemporâneo: Aves de Rapina Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa
Melhor Maquiagem Contemporânea: Aves de Rapina Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa
Melhor Maquiagem em Efeitos Especiais: Pinóquio
CDG (Costume Designers Guild Awards):
Melhor Figurino em Filme de Época: A Voz Suprema do Blues
Melhor Figurino em Filme de Fantasia: Mulan
Melhor Figurino em Filme Contemporâneo: Bela Vingança
.
Melhor Design de Produção | Direção de Arte
Assim como Maquiagem e Figurino, Design de Produção tem suas subdivisões que podem misturar os favoritismos. Mas essa temporada não é o caso, Mank foi amplamente dominante em tudo e como não deve ter chance em outra categoria, está com as mãos no prêmio.
Quadro de Premiações da Categoria:
Mank (23) – ADG, BAFTA, CCA, CFCA, CIC, FFCC, GFCA, HCA, HFCS, IPA, LAFCA, LVFCS, MCFCA, NDFS, NFCS, OFTA, PFCS, SDFCS, SDSA, SFCS, StLFCA, WAFCA, SATE
Tenet (2) – ADG, SDSA
Destacamento Blood (1) – ADG
A Voz Suprema do Blues (1) – LEJA
ADG (Art Directors Guild Awards):
Melhor Direção de Arte em Filme de Época: Mank
Melhor Direção de Arte em Filme de Fantasia: Tenet
Melhor Direção de Arte em Filme Contemporâneo: Destacamento Blood
Melhor Direção de Arte em Filme de Animação: Soul
.
Melhores Efeitos Visuais
Tinha tudo para ser uma categoria previsível, até O Céu da Meia Noite superar Tenet no sindicato na principal categoria. Por mais que não tenha abalado a força do longa do Christopher Nolan, que coleciona prêmios com sua equipe nesse departamento no Oscar e nessa temporada levou o BAFTA e o Critics Choice que continua o disputando como favorito, é possível termos uma surpresa. Ainda confio mais no que seria quase automático, premiar a obsessão de Nolan nos efeitos práticos, que vem sendo a tendência da categoria nos últimos anos.
Quadro de Premiações da Categoria:
Tenet (14) – BAFTA, CCA, DFCS, HFCS, HFCS, IPA, MFCA, NCFCA, NFCS, PFCS, SDFCS, SFCS, StLFCA, SATE
O Homem Invisível (6) – CFCA, CIC, HCA, LEJA, LVFCS, OFTA
Mank (1) – VES
O Céu da Meia-Noite (1) – VES
Mulan (1) – VES
O Grande Ivan (1) – VES
Power (1) – VES
Soul (1) – VES
VES (Visual Effects Society Awards):
Melhores Efeitos Visuais: O Céu Da Meia-Noite
Melhores Efeitos Visuais Complementares: Mank
Melhores Efeitos Visuais em Filme de Animação: Soul
Melhor Efeitos & Composição de Personagem: O Grande Ivan (Ivan)
Melhor Efeitos & Composição de Cenários: Mulan (Cidade Imperial)
Melhor StoryBoard de Efeitos: Power
Melhor Composição de Efeitos: Power
.
Melhor Canção Original
A categoria de Melhor Canção Original faz parte do sindicato de compositores que elegem também a Melhor Trilha Sonora. Não chega a ser dos termômetros mais confiáveis, uma vez que o lobby de outra música fora do contexto fílmico várias vezes é maior que o critério definidor que é essencialmente essa relação da música com a obra. Esse ano, por exemplo, a maior vencedora da temporada foi a canção Speak Now de Uma Noite em Miami e que nem foi indicada a categoria no sindicato, junto a todas as outras indicadas, com exceção de Husavik de Eurovision, coincidentemente a vencedora. Portanto, sua vitória, apesar de dar uma apimentada de imprevisibilidade a disputa, não tira o longa de Regina King como favorito, até por questões temáticas mais relevantes e pelo fato dele ter sido ignorado em outras categorias, sendo essa, um prêmio de honra e lembrança, como foi com Selma, lá em 2014.
Quadro de Premiações da Categoria:
“Speak Now” de Uma Noite em Miami (12) – BRA, CCA, CIC, DFCS, GFCA, HFCS, HFCS, IFCA, LEJA, MCFCA, OFTA, PFCS
“Io Si (Seen)” de Rosa e Momo (4) – GG, HMMA, IPA, SATE
“Husavik” de Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars (2) – HCA, SCL
“Fight for You” de Judas e o Messias Negro – LVFCS
SCL (The Society of Composers and Lyricists Awards) | Categoria – Melhor Canção Original:
- “Free” de O Grande Ivan – Charlie Puth
- “Husavik” de Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars – Atil Ovearsson – VENCEDOR
- “(If Only You Could) Save Me” de Mank – Trent Reznor
- “Tulsa 1921, Catch the Fire” de Lovecraft Country – Laura Karpman, Raphael Saadiq
- “Wuhan Flu” de Borat: Fita de Cinema Seguinte – Sacha Baron Cohen
Melhor Trilha Sonora
Conforme mencionado, a categoria de melhor Trilha Sonora é definida geralmente pela sociedade de compositores (SCL). Ainda que exista influência também do Sindicato dos Editores de Som (MPSE) que tem essa categoria disponível, ela não é tão forte ou influente. Mesmo se fosse, o vencedor dela esse ano, Tenet, não chegou nem a ser indicado ao Oscar e o único concorrente possível é uma trilha da mesma dupla compositora do favorito, Soul. Nem Minari compete aí, uma vez que perdeu até sua categoria de trilha independente. Provavelmente a animação da Pixar sairá com dois Oscares para casa.
Quadro de Premiações da Categoria:
Soul (33) – AFCA, AFCC, BAFTA, BOFCA, BRA, CCA, CFCA, CIC, COFCA, DFCS, FFCC, GFCA, GG, GWNYFCA, HCA, HFCS, HMMA, LAFCA, LEJA, LVFCS, NCFCA, OFCC, OFCS, OFTA, PCC, PFCS, SCL, SFBAFCC, SFCS, StLFCA, UFCA, WAFCA
Tenet (4) – HMMA, IFJA, MCFCA, SCA
Mank (3) – DFWFCA, HFCS, NDFS
Minari: Em Busca da Felicidade (2) – BSFC, HMMA
O Céu da Meia-Noite (1) – SATE
SCL (The Society of Composers and Lyricists Awards):
Trilha Sonora em Filme de Estúdio: Soul
Trilha Sonora em Filme Independente: Dveselu Putenis
MPSE (Motion Picture Sound Editors) | Categoria – Melhor Trilha Sonora:
- Mulher Maravilha 1984
- O Céu da Meia-Noite
- O Homem Invisível
- O Som do Silêncio
- Os 7 de Chicago
- Relatos do Mundo
- Tenet – VENCEDOR
Melhor Som
Houve uma mudança radical nessa categoria esse ano. Ao invés de ser Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som em categorias separadas, agora é apenas Melhor Som, que obviamente englobará as duas vertentes. E nos poucos locais que ela foi considerada, só deu O Som do Silêncio, que trabalha a questão sonora com primordial para o funcionamento da sua narrativa emulando a transformação da surdez. Greyhound: Na Mira do Inimigo poderia ser seu compedidor, mas não ganhou nada demais na temporada.
Quadro de Premiações da Categoria:
O Som do Silêncio (10) – BAFTA, CAS, DFCS, HFCS, ICS, IPA, LEJA, MFCA, OFTA, SATE
Os 7 de Chicago (1) – MPSE
Greyhound: Na Mira do Inimigo (1) – MPSE
CAS (Cinema Audio Society Awards):
Melhor Som em Filme: O Som do Silêncio
Melhor Som em Animação: Soul
Melhor Som em Documentário: The Bee Gees
MPSE (Motion Picture Sound Editors) | Categoria – Edição de Som em Diálogos:
- A Voz Suprema do Blues
- Emperor
- Greyhound: Na Mira do Inimigo
- Mank
- Nomadland
- O Som do Silêncio
- Os 7 de Chicago – VENCEDOR
- Relatos do Mundo
MPSE (Motion Picture Sound Editors) | Categoria – Edição de Som em em Efeitos Especiais:
- Cherry: Inocência Perdida
- Greyhound: Na Mira do Inimigo – VENCEDOR
- Mulher Maravilha 1984
- O Céu da Meia-Noite
- O Som do Silêncio
- Relatos do Mundo
- Tenet
Melhor Montagem | Edição
A disputa de montagem na temporada vem sendo bem disputada. Nomadland acumulou mais prêmios, mas todos de menor relevância. Os 7 de Chicago, portanto, tomou a dianteira do favoritismo, ainda mais com o prêmio do sindicato, apesar de ter uma leve incomodada de O Som do Silêncio, agora que Melhor Edição de Som está englobada junto ao todo da montagem. No entanto, se pegarmos o resultado do sindicato de Edição de Som (MPSE), o próprio Os 7 de Chicago venceu na categoria principal, ou seja, mesmo dentro desse critério, ele continua como favorito e deve ser seu prêmio da noite.
Quadro de Premiações da Categoria:
Nomadland (11) – AFCA, AWFJ, BOFCA, GWNYFCA, LEJA, NDFS, OFCS, SFBAFCC, SFCS, StLFCA, IDSA
Os 7 de Chicago (10) – CCA, CIC, COFCA, HCA, HFCS, IPA, MCFCA, PFCS, UFCA, SATE
O Som do Silêncio (4) – BAFTA, CCA, LVFCS, OFTA
Meu Pai (2) – BIFA, LAFCA
Estou Pensando em Acabar com Tudo (2) – BSFC, CFCA
O Homem Invisível (2) – MCFCA, SDFCS
ACE (Ace Eddie Awards):
Melhor Edição em Filme Drama: Os 7 de Chicago
Melhor Edição em Filme Comédia: Palm Springs
Melhor Edição em Filme de Animação: Soul
Melhor Edição em Documentário: Professor Polvo
Melhor Fotografia
Parece tudo certo que Nomadland, maior vencedor da temporada, incluindo BAFTA e Crítics Choice vença essa categoria. Contudo, o resultado do sindicato colocou uma planta de incerteza com essa vitória de Mank para cima do favorito, que pode se consolidar no Oscar pelo fator preto e branco que eles adoram. Acredito que não, pela diferença de quantidade de prêmios e porque Mank já está o seu garantido com Melhor Design de Produção, enquanto Nomadland, certo para ganhar Filme e Direção, certamente não irá ficar apenas com os dois.
Quadro de Premiações da Categoria:
Nomadland (36) – AFCA, AFCC, AWFJ, BAFTA, BOFCA, BSFC, CCA, CFCA, CIC, COFCA, DFWFCA, GFCA, GWNYFCA, HCA, HFCS, LEJA, LVFCS, MCFCA, NBR, NCFCA, NDFS, NSFC, NYFCO, OAFFC, OFCS, OFTA, PFCC, PFCS, SDFCS, SEFCA, SFCS, StLFCA, UFCA, WAFCA, IDSA
Mank (6) – ASC, FFCC, IPA, OFCC, SCA, SATE
Tenet (4) – BFCC, HFCS, NFCS, NTFCA
Small Axe (2) – LAFCA, NYFCC
ASC (American Society of Cinematographers Awards) | Categoria – Fotografia em Filme:
Melhor Documentário
Documentário até então era a categoria mais em aberto do ano, por apresentar diferentes perspectivas que podiam ser confiáveis de seguir. Time chegou a ser o filme mais premiado durante a temporada, Crip Camp, levou o IDA Documentary Awards – que seria o mais próximo de um sindicato isolado da categoria – e Collective além de ser o segundo com o maior acumulo de prêmios, também é indicado a melhor filme internacional, o que dá a ele uma força extra. Nenhum deles tá descartado, até porque existem para eles um bom parâmetro de acessibilidade que é fundamental na eleição de um documentário ou curta. Quanto mais assistido, mais chances tem de vencer. Justamente por isso, que Professor Polvo virou a chave na temporada quando conseguiu a indicação e se tornou o grande favorito, consolidando seu favoritismo ao levar o BAFTA e o PGA, aí sim, o principal parâmetro da categoria no Oscar.
Quadro de Premiações da Categoria:
Time (14) – AFCC, BFCC, BRA, DFWFCA, GFCA, GOTHAM, GWNYFCA, LAFCA, NBR, NYFCC, OFTA, PFCC, SDFCS, SEFCA
Collective (10) – BSFC, CEHA, EFA, IPA, LFCC, OAFFC, SFBAFCC, StLFCA, TFCA, VFCC
As Mortes de Dick Johnson (9) – CCA, CFCA, COFCA, DFCS, IFCA, IFJA, NCFCA, OFCS, UFCA
Boys State (8) – AFCA, CIC, DFCS, LVFCS, OFCC, PCC, PFCS, WAFCA
All In: The Fight For Democracy (5) – AAFCA, AWFJ, HCA, NDFS, NTFCA
Professor Polvo (3) – BAFTA, HFCS, PGA
Crip Camp: Revolução Pela Inclusão (2) – IDA, IDSA
O Dilema das Redes (1) – MCFCA
IDA Documentary Awards:
Melhor Documentário: Crie Camp: Revolução Pela Inclusão
Melhor Curta em Documentário: John Was Trying to Contact Aliens
Melhor Diretor em Documentário: Time
Melhor Fotografia em Documentário: The Earth is Blue as an Orange
Melhor Montagem em Documentário: As Mortes de Dick Johnson
Melhor Roteiro em Documentário: As Mortes de Dick Johnson
Melhor Trilha Sonora em Documentário: Professor Polvo
PGA (Producers Guild of America Awards) | Categoria – Melhor Produção em Documentário:
- A Thousand Cuts
- As Mortes de Dick Johnson
- David Attenborough: A Vida no Nosso Planeta
- Professor Polvo – VENCEDOR
- Softie
- The Truffle Hunters
- Time
Melhor Curta Documentário
Como não existe sindicato e muitas poucas premiações de base para essa categoria – as que tem, mal trouxeram indicados semelhantes –, a aposta mais segura é de acordo com a acessibilidade, ou temática de acordo com a tendência do ano ou relevância em esfera atual. Em todos esses quesitos, Uma Canção Para Latasha deve levar com alguma tranquilidade.
.
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
Outra categoria sem sindicato e feita em pouquíssimas outras premiações para ter alguma base, o que significa que quanto melhor o lobby temático ou de acessibilidade, mais chances. Sendo assim, é difícil alguém bater Dois Estranhos, curta que se conecta diretamente a denúncia atentado recente a George Floyd, além de ser original da Netflix.
.
Melhor Curta em Animação
As categorias de curtas possui poucas premiações de base – o Annie Awards, a única possível, não trouxe nenhum dos indicados a sua categoria –, sendo normalmente as mais difíceis de prever. As de animação, no entanto, costumam ser fáceis, já que existe uma clara dominância da Pixar/Disney nesse século. Uma dominância que pode ser superada pela Netflix esse ano, graças ao seu grande hit Se Algo Acontecer… Te Amo. Que talvez, toque em uma temática que chame mais a atenção dos votantes do que o infantil projeto SparkShorts da Pixar, já superado pelo curta da Sony ano passado. Em termos de acessibilidade, a disputa é boa, mas creio que Netflix esteja um pouco à frente do Disney Plus para essa categoria.
.
Melhor Animação
O grande termômetro da temporada para animações é também o PGA. Além dela, tem o Annie Awards, que não chega a ser um sindicato direto do Oscar, mas é a premiação específica de maior prestígio da temporada. Geralmente os resultados das duas batem entre si e com o Oscar, mas a categoria pode ser prevista muito antes a depender do acumulo de resultados do restante da temporada. E não tem jeito, esse ano, ninguém tira de Soul.
Quadro de Premiações da Categoria:
Soul (38) – AAFCA, AFCC, AWFJ, BAFTA, BFCC, CCA, CIC, DFCS, DFCS, DFWFCA, FFCC, GFCA, GG, HFCS, IFCA, IFJA, LEJA, LVFCS, MSFCA, NAACP, NBR, NCFCA, NDFS, NFCS, NTFCA, NYFCO, OFCC, OFCS, OFTA, PCC, PFCC, PFCS, PGA, SEFCA, SFBAFCC, StLFCA, WAFCA, SATE
Wolfwalkers (15) – AFCA, BOFCA, CFCA, COFCA, GWNYFCA, HCA, IPA, KCFCC, LAFCA, NYFCC, OAFFC, SDFCS, SFCS, TFCA, UFCA
Josep (2) – EFA, ICS
Annie Awards:
Melhor Animação: Soul
Melhor Animação Independente: Wolfwalkers
Melhor Direção em um Filme de Animação: Tomm Moore, Ross Stewart (Wolfwalkers)
Melhor Roteiro em um Filme de Animação: Soul
Melhor Atuação de Voz em um Filme de Animação: Eva Whittaker (Wolfwalkers)
Melhor Curta-Metragem de Animação: Souvenir Souvenir
Melhor Trilha Sonora em Filme de Animação: Soul
Melhores Efeitos em Animação: Soul
Melhor Animação de Personagem em um Filme de Animação: Soul
Melhor Design de Produção em um Filme de Animação: Wolfwalkers
Melhor Design de Personagens em um Filme de Animação: Wolfwalkers
Melhor Storyboard em um Filme de Animação: Soul
PGA (Producers Guild of America Awards) | Categoria – Melhor Produção em Animação:
- A Caminho da Lua
- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
- Os Croods 2: Uma Nova Era
- Soul
- Wolfwalkers
Melhor Filme Internacional
Última das categorias sem sindicato base para previsão, mas que geralmente, tem seu favorito desenhado de acordo com o restante da temporada e popularização do filme em território internacional. Considerando um diretor já conhecido mundialmente como Thomas Vinterberg , que inclusive, recebeu uma digníssima indicação para diretor, além do fato de seu principal concorrente ser um filme estadunidense que não poderia ser indicado, fora o BAFTA levado. O Oscar praticamente já tem dono: Druk: Mais Uma Rodada.
Quadro de Premiações da Categoria:
Druk – Mais uma Rodada (18) – AFCC, AWFJ, BAFTA, CFCA, EFA, GFCA, IFJA, KCFCC, LFCC, LVFCS, MCFCA, NCFCA, PFCS, SEFCA, SFBAFCC, StLFCA, UFCA, WAFCA
Minari: Em Busca da Felicidade (14) – AFCA, CCA, COFCA, DFCS, DFWFCA, GG, GWNYFCA, NTFCA, NYFCO, OFCS, OFTA, PCC, SFCS, VFCC
La Llorona (7) – BSFC, HCA, IPA, LEJA, NBR, WFCC, SATE
Night Of The Kings (4) – AAFCA, BFCC, BRA, NAACP
Bacurau (3) – BOFCA, NYFCC, TFCA
Collective (2) – AARP, NSFC
Quo Vadis, Aida? (1) – IDSA
Para quem quiser saber o que significa cada sigla do “Quadro de Premiações da Categoria”, aqui está a legenda, com todas as premiações da temporada.
- AFCC – San Francisco Bay Area Film Critics Circle
- AWFJ – Alliance of Women Film Journalists
- BAFTA – EE British Academy Film Awards Longlists Announced
- BOFCA – Boston Online Film Critics Association Awards
- BSFC – Boston Society of Film Critics’ Awards
- CCA – Critics’ Choice Awards
- CFCA – Chicago Film Critics Association Awards
- CIC – Chicago Indie Critics
- DFCS – Detroit Film Critics Society
- DFWFCA – Dallas-Ft. Worth Film Critics Association Awards
- GFCA – Georgia Film Critics Association
- GG – Globo de Ouro
- GOTHAM – Gotham Awards
- GWNYFCA – Greater Western New York Film Critics Association Awards
- HFCS – Houston Film Critics Society
- IFCA – Iowa Film Critics Association
- IFJA – Indiana Film Journalists Association Awards
- IPA – International Press Academy
- KCFCC – Kansas City Film Critics Circle
- LEJA – Latino Entertainment Journalists Association Nominations
- LFCC – London Film Critics Circle Nominations
- LVFCS – Las Vegas Film Critics’ Society Awards
- NDFS – North Dakota Film Society
- NSFC – National Society of Film Critics’ Awards
- NTFCA – North Texas Film Critics Association
- OFCS – Online Film Critics Society
- PFCS – Phoenix Film Critics Society Awards
- PGA – Producers Guild of America Award
- SEFCA – Southeastern Film Critics Association Awards
- SFBAFCC – The San Francisco Bay Area Film Critics’ Circle
- SFCS – Seattle Film Critics Society
- StLFCA – St. Louis Film Critics Association
- TFCA – Toronto Film Critics Association
- TIFF – Toronto International Film Festival
- VENICE – Venice Film Festival
- VFCC – Vancouver Film Critics Circle
- WAFCA – The Washington DC Area Film Critics Association
- WFCC – Women Film Critics Circle
- AACTA – Australian Academy of Cinema and Television Arts Awards
- COFCA – Columbus Film Critics Association
- HCA – Hollywood Critics Association
- KCFCC – Kansas City Film Critics Circle
- MCFCA – Music City Film Critics’ Association Awards
- NFCS – Nevada Film Critics Society
- OAFFC – Online Association of Female Film Critics
- SCA – School of Cinematic Arts
- SDFCS – San Diego Film Critics Society
- WFCC – Women Film Critics Circle
- AFCA – Australian Film Critics Association
- NCFCA – North Carolina Film Critics Association
- NYFCO – New York Film Critics Online
- OFCC – Oklahoma Film Critics Circle
- OFTA – Online Film & Television Association
- PCC – Phoenix Critics Circle
- UFCA – Utah Film Critics Association
- BFCC – Black Film Critics Circle
- PFCC – Philadelphia Film Critics Circle
- DFCS – Detroit Film Critics Society
- HFCS – Houston Film Critics Society
- SAG – Screen Actors Guild Awards
- NBR – National Board of Review
- FFCC – Florida Film Critics Circle
- NYFCC – New York Film Critics Circle
- AAFCA – African American Film Critics Association
- EFA – European Film Awards
- NAACP – National Association for the Advancement of Colored People
- ICS – International Cinephile Society
- BIFA – British Independent Film Awards
- LAFCA – Los Angeles Film Critics Association
- AARP – Movies For Grownups Awards
- MSFCA – Minnesota State Fire Chiefs Association
- DGA – Directors Guild of America Awards
- CAS – Cinema Audio Society Awards
- CDG – Costume Designers Guild Awards
- ADG – Art Directors Guild Awards
- VES – Visual Effects Society Awards
- MUAHS – Make-Up Artists and Hair Stylist Guild Awards
- PGA – Producers Guild of America Awards
- WGA – Writers Guild of America Awards
- ASC – American Society of Cinematographers Awards
- ACE – Ace Eddie Awards
- SCL – Society of Composers and Lyricists
- IDSA – Idependency Spirit Awards
- SATE – Satellite Awards
O Oscar
Depois de todas as apostas através dos dados estatísticos, confiram quem foram os verdadeiros vencedores do Oscar 2021 aqui.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Com esse super resumo em mãos, quero ouvir de você: O que achou dessa temporada de premiações 2020/2021? Não deixe de colocar sua opinião!