Home Colunas Entenda Melhor | As Capas dos Livros de Perry Rhodan: Missão Stardust

Entenda Melhor | As Capas dos Livros de Perry Rhodan: Missão Stardust

Outras visões sobre a chegada do homem à Lua.

por Luiz Santiago
737 views

O propósito deste Entenda Melhor é abrir uma série de artigos que selecionarão as capas dos livros de Perry Rhodan publicadas por diversas editoras, em diversos países do mundo. Desde que comecei a ler a série, em julho de 2020, sempre me deparei com inúmeras artes pela internet e sempre quis organizar isso em um único lugar. Como são muitas capas, fica inviável fazer um compilado de diversos volumes por cada Entenda Melhor, então farei um artigo para cada livro, sem pressa ou atropelos, apenas curtindo cada descoberta.

É importante deixar claro que a pesquisa para esse tipo de abordagem sofre limitações de fontes e também limitações idiomáticas, já que pelo menos no quesito de “amplitude para diversas capas internacionais”, não temos tantos artigos ou dados disponíveis em línguas latinas ou em inglês, que são as mais fáceis para empreender uma pesquisa desse tipo (pelo menos para mim, claro). Me deparei com muitas capas faltando indicação de editora, faltando data e, principalmente, o nome dos artistas.

Eu procurei selecionar para a coletânea do Plano Crítico as capas mais icônicas ou com maior número de informações a respeito. Portanto, se você sentir a “falta” de uma capa específica de Missão Stardust aqui, saiba que é proposital e tem um motivo muito importante para mim: faltam dados para fazer a indicação oficial desta capa. No parágrafo de encerramento deste artigo, cito algumas informações que consegui coletar sobre parte dessas capas e publicações.
.

Missão Stardust

Unternehmen STARDUST

Títulos do livro em outros idiomas (além do título original em alemão e do título em português citados acima): Enterprise Stardust (inglês), Operatie Stardust (holandês), Fanget på Månen (norueguês), Kauhun Hetkiä Kuussa (finlandês), Operátion Astrée (francês), L’erede Dell’universo (italiano).

Missão Stardust é primeiro livro da série Perry Rhodan e foi escrito por K. H. Scheer. Abaixo, à esquerda, a capa original da obra, desenhada por Johnny Bruck em 1961. À direita, a capa da Ace Books (sob editoria/organização de Wendayne Ackerman, esposa do famoso editor Forrest J. Ackerman), lançada em 1969 e com desenhos de Gray Morrow. Esta mesma capa da Ace foi utilizada pela Ediouro aqui no Brasil para ilustra o seu livro número um da série.

Abaixo, a fantástica capa desenhada pelo artista britânico Chris Foss (Christopher F. Foss, especializado em artes de ficção científica) para a publicação da série no Reino Unido, pela Futura Publications Limited. A edição também vinha com um artigo escrito por Forrest J. Ackerman e reunia os dois primeiros volumes de Perry Rhodan: Missão Stardust e A Terceira Potência.

Algo muito curioso é que essa mesma arte de Foss foi utilizada para ilustrar a capa do livro Paradoxe Perdu (1974), versão francesa de Paradox Lost, and Twelve Other Great Science Fiction Stories (1973), de Fredric Brown. A obra saiu pela editora francesa J’ai Lu, como parte da série J’ai Lu – Science Fiction.

Abaixo temos, à esquerda, a capa japonesa desse primeiro livro da série. Ela foi desenhada por Takashi Yorimitsu para a editora Hayakawa Publishing (Hayakawa Shobō). Assim como a edição britânica da Futura, esta japonesa, lançada em 31 de julho de 1971, reunia os dois primeiros volumes de Perry Rhodan: Missão Stardust e A Terceira Potência.

À direita, temos a capa da edição finlandesa, publicada pela Etelä-Suomen kustannus Oy em junho de 1975. Arte de capa foi feita por Johnny Bruck, o artista original da série. Este mesmo desenho também foi utilizado para a versão dinamarquesa da obra, mudando apenas a editoria tipográfica.

As capas mais feias dessa edição original são essas duas capas holandesas. A da esquerda foi desenhada por Th. Postma (Thijs Postma), publicada pela editora Born Pockets em 1967. A da direita não tem artista creditado, infelizmente. Trata-se de uma coletânea dos seis primeiros volumes da série. O desenho desta capa é até bonito, mas a diagramação da página é horrenda, diminuindo a importância da arte, encerrando-a nesse atroz círculo no meio de uma capa preta e sem graça. O horror! O horror!

A capa da edição belga abaixo foi realizada por uma equipe holandesa de artistas da empresa H.B.M. Design (a sigla representa os sobrenomes de seus fundadores: Niek Hiemstra, Jacques Bouthoorn e Jan Mulder). A publicação desta edição aconteceu pela editora Marabout (como parte da série Poche 2000), em 1974. Não consegui confirmar se este volume da Marabout coletava mais de um livro da série original ou se era apenas Missão Stardust mesmo.

As capas que se seguem são duas das de várias versões francesas (eu consegui encontrar 4, mas talvez existam outras) da editora Fleuve Noir (como parte da série Anticipation) para Missão Stardust. A capa da direita foi desenhada por Jeffrey Ridge e publicada em 1980. Já a capa da esquerda data de 1989 e foi desenhada por Guy Roger. Fora a capa que vocês verão no bloco seguinte, eu não consegui encontrar fontes confiáveis indicando os outros artistas que desenharam as outras versões.

Vale, porém, dizer que a Fleuve Noir lançou um omnibus em 2005 coletando este primeiro volume da série, mais os livros O Crepúsculo dos Deuses e O Exército de Mutantes (não entendi porque pularam os volumes sequenciais… os leitores devem ter encontrado sérias dificuldades para ligar alguns pontos narrativos nessa coletânea) com uma capa toda tecnológica também realizada por Guy Roger.

Esta edição da direita é outra da editora Fleuve Noir que eu consegui encontrar com indicações precisas. Ela foi lançada em 1966 e tem arte de Gaston de Sainte-Croix. Já a capa da esquerda é a capa italiana do volume, lançada em 1976 pela editora La Diffusione National. A arte de capa é de Gray Morrow, em uma de suas produções para a Ace Books que a Diffusione resolveu usar no primeiro livro (e inclusive copiar o estilo de diagramação das publicações americanas!).

Também existem versões dessa origem de PR lançadas na Turquia (eu até consegui encontrar a possível capa do volume inicial, mas a falta de dados sobre artista, ano, editora e coletânea me fez deixá-la de fora); em Israel (aparentemente com capas originais de Bruck ou uma versão modificada da capa de Morrow); na China (pela Beijing Publishing House… mas não consegui mais nenhuma informação além disso); na Estônia (pela editora Melor) e na República Tcheca (com as mesmas capas de Bruck, com um filtro diferente de cores). A série também é publicada em outros países do mundo, mas não os listei porque não consegui informações precisas sobre as capas ou qualquer outro tipo de indicação editorial que garantisse a aparição dessa publicação aqui na lista.

Abaixo, deixo o meu ranking pessoal dessas capas identificadas na nossa coletânea (apenas as 10 melhores, na minha opinião, classificadas do primeiro para o último lugar). Por motivos óbvios, a capa italiana está desclassificada para o ranqueamento. Vamos lá?

  • 1º Lugar: capa original de Johnny Bruck para a publicação alemã (1961)
  • 2º Lugar: capa de Chris Foss para a Futura (1974)
  • 3º Lugar: capa de Takashi Yorimitsu para a Hayakawa (1971)
  • 4º Lugar: capa de Gray Morrow para a Ace Books (1969)
  • 5º Lugar: capa de Johnny Bruck para a Etelä-Suomen kustannus Oy (1975)
  • 6º Lugar: capa da H.B.M. Design (1974)
  • 7º Lugar: capa de Guy Roger para a Fleuve Noir (1989)
  • 8º Lugar: capa de Jeffrey Ridge para a Fleuve Noir (1980)
  • 9º Lugar: capa de Gaston de Sainte-Croix para a Fleuve Noir (1966)
  • 10º Lugar: capa de Th. Postma para a Born Pockets (1967)

O que você achou dessa variedade de capas de editoras que publicaram Missão Stardust em diversos países do mundo? Faça também o seu ranking com suas 10 capas favoritas dentre as mostradas! E comente sobre as artes que mais curtiu.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais