IMPORTANTE: As regras e observações das fontes sobre o modelo de construção desta linha do tempo são exatamente as mesmas comentadas no texto do Ano 1, que vocês podem conferir aqui.
O foco central da cronologia são sempre as principais histórias canônicasda Era Moderna do Batman, ou seja, o período que vai de Batman: Xamã até a história anterior ao “reboot” dos Novos 52.
.
BATMAN: ANO TRÊS
1991
Uma das características principais deste terceiro ano do Batman da Era Moderna é que existem diversas histórias que se “sobrepõem”, ou seja, são investigações bem longas do Morcego, que demoram diversos meses ou até mesmo o ano inteiro para se concluírem. Aqui, a loucura definitivamente chegava (ou apenas se revelava?) a Gotham.
.
#1. Regras de Compromisso
Batman Confidential #1 a 6
Aqui Batman revela a Alfred que tem, em sua posse, a arma que matou seus pais — mas ele ainda não sabe que pertence a Joe Chill. Primeiro encontro entre Bruce e Lex Luthor nesta Era. Destaque para Lucius Fox, que se tornaria um grande parceiro de negócios de Bruce.
.
#2. Volta à Sanidade
Legends of the Dark Knight #65 a 68
Especificamente é a edição #65 se passa aqui. Com a trama espalhando-se entre fevereiro a início de maio, de maneira descontínua (edições #65 a 67 de LOTDK). No entanto, trata-se de uma história confusa em termos de continuidade. Há citações para os encontros anteriores de Batman com o Coringa, a saber, O Homem Que Ri e Você Entende os seus Direitos? (Ano Um) e Jornada do Cavaleiro das Trevas (Ano Dois).
.
#3. Veneno
Legends of the Dark Knight #16 a 20
Início de maio. Apenas a edição #16 de LOTDK se passa nesse ponto da timeline do Ano 3. Após falhar em salvar a vida de uma garotinha, Bruce começa a se culpar pela sua falta de força física – um limite que nem mesmo ele pode ultrapassar. Oportunamente, contudo, o cientista Randolph Porter, pai da menina recentemente falecida, oferece ao herói uma pílula que, supostamente, irá aumentar sua força física. A partir deste ponto, acompanhamos Batman, aos poucos, entrando em um vício pela droga, que, ao mesmo tempo, o deixa mais violento. Mais detalhes aqui.
.
#4. O Longo Dia das Bruxas
The Long Halloween
Início de junho. Aqui se passa apenas a primeira parte da primeira edição da minissérie. Ao trazer à tona alguns elementos dessa nova fase do Morcego, um momento estabelecido após a Crise nas Infinitas Terras, Loeb e Sale arriscaram mexer em um vespeiro canônico de peso, algo que poderia acabar mal. Mais detalhes aqui.
.
#2B e 4B. Volta à Sanidade / Longo Dia das Bruxas
Em meados de junho ocorre a penúltima e a última parte de Volta à Sanidade. No início de julho ocorre a segunda parte da edição #1 de O Longo Dia das Bruxas.
.
Asas de Couro: Final
Meados de julho. Aqui ocorre a última parte de Asas de Couro, trama iniciada no Ano 2.
.
#3B e 4C. Veneno / Longo Dia das Bruxas
Ao longo de agosto e setembro se desenvolve e se conclui a trama de Veneno. Entre o final de setembro e 31 de outubro até a véspera de Ano-Novo se desenvolve, de maneira segmentada, o restante da edição #1 e as edições #2 a 4 de O Longo Dia das Bruxas.
.
NOTA: Em 1991 temos um Anual do Batman chamado The Last Batman Story, que traz um encontro do Morcegão com Waverider, supostamente passando-se neste Ano 3. Ocorre que os eventos de Zero Hora: Crise no Tempo (1994) bagunçaram praticamente todos os acontecimentos dessa trama. Uma coisa para mim fica certa: os eventos de 1991 ali descritos deixaram de existir, sendo apagados do tempo em Zero Hora. Já o restante da saga é possível que exista mais à frente na linha do tempo do Batman, mas eu ainda preciso ler uma larga pilha de revistas para saber QUANDO.
NOTA 2: A história Batman: Year Three (Batman #436 – 439), se passa, na verdade, no Ano 6, casando com a segunda metade dos eventos de Vitória Sombria, para a chegada de Dick Grayson à vida do Batman da Era Moderna (na minha leitura desses eventos, claro).