Home Colunas Editorial | Retrospectiva: O Plano Crítico em 2022

Editorial | Retrospectiva: O Plano Crítico em 2022

Um ano em velocidade de cruzeiro.

por Luiz Santiago
1,2K views

Quem foi que disse que seria fácil sair de dois anos de pandemia? Ninguém, né? A gente só foi sentindo na pele os efeitos sociais (e às vezes físicos) da praga, acompanhando apreensivamente os seus momentos de pequeno retorno e as más surpresas que eles desencadearam. Para o Plano Crítico, porém, mesmo nesse contexto estranho de retomada, foi um ano bastante tranquilo, principalmente se comparado aos dois anteriores. Tirando uns odiadores-fanzocas que não conseguem viver sem a gente, tudo correu na mais pura paz em nossas paragens. Em termos gerais, foi um ano em que os novos membros do site conseguiram mostrar realmente a que vieram e, certamente, foi o ano em que mais conseguimos publicar críticas de lançamentos tanto televisivos quanto cinematográficos. Claro que nossa área de catálogos continuou de vento em popa, mas 2022 foi, sem dúvidas, o maior ano dos lançamentos no PC.

Ainda no comecinho do ano, tivemos duas amebas que apareceram para causar, mas, como sempre, foram massacradas pela nossa fineza ogra. A primeira ameba, falando de NÓXIO, abrindo a nossa zuerinha janeirística com o termo “crítica incompreensível“. Pena que a ameba cansou de apanhar e desapareceu, acabando com o nosso divertimento. Não se fazem mais haters como antigamente, já perceberam? Logo depois veio alguém que QUASE conseguiu emplacar uma nova Era no PC, o Plano Crítico da Crítica Amadora [O Retorno]; mas este também não aguentou o tranco. Para a alegria de todos nós, contudo, podemos relembrar a frase-chave que deu início à contenda. Senhoras e senhores, vamos rir juntos! Com vocês, uma pessoa que acredita em ARITMÉTICA DA ESTÉTICA!
.

 

Agora passaremos em revista algumas coisas sobre o nosso conteúdo. Abrimos os trabalhos em 2022 com as seguintes críticas: Anette (em lançamentos); Fourteen e Animais em Fúria (em catálogos); The Expanse – 6X04: Redoubt (em Séries – Episódios) e As Super Gatas – 1X01: The Engagement (na coluna Plano Piloto, em homenagem ao falecimento da grande Betty White um dia antes). Conseguimos também solidificar a existência e diversificar a coluna Plano Piloto, capitaneada por Ritter Fan. Começamos a trazer, de maneira regular, críticas de quadrinhos da Disney, sob minha responsabilidade. Tivemos uma cobertura oficial e muito diversificada para o Olhar de Cinema 2022, a cargo de Michel Gutwilen. Entramos numa breve febre de publicações ligadas a Heartstopper. E começamos a preparar alguns especiais em literatura e em cinema que vocês verão o resultado no Editorial do próximo ano!

No decorrer dos meses, tivemos alguns Especiais inéditos finalizados, como fazemos todos os anos. Seguem os nomes dos artistas e as datas em que seus especiais foram finalizados: Robert Bresson (07 de janeiro), Paul Verhoeven (25 de janeiro), Adrian Lyne (18 de maio), Richard Linklater (16 de julho) e Jean-Claude Van Damme (10 de novembro). Também rolou a republicação de um Especial, em comemoração aos 75 anos de Stephen King (21 de setembro). Aliás, por falar em Especial, nosso Godfather Ritter encabeçou uma sequência de postagens em comemoração aos 50 anos de O Poderoso Chefão. O negócio foi tão sério que, no grande dia do aniversário, tivemos a nossa home inteiramente invadida pelo Padrinho!

Além disso começamos dois outros novos especiais, um dedicado à filmografia de Arnold Schwarzenegger, em comemoração ao seu aniversário de 75 anos no dia 30 de julho, com a primeira publicação sendo Hércules em Nova York e outro focado na filmografia de Ridley Scott, em comemoração ao seu aniversário de 85 anos no dia 30 de novembro, com a primeira publicação sendo Os Duelistas. A expectativa é acabar o do fisiculturista e ex-governador da Califórnia ainda em janeiro de 2023, com o do diretor britânico adentrando por alguns meses do ano. Há, também, mais especiais planejados, mas ainda é cedo demais para revelá-los.

O cumulativo de postagens publicadas no site em 2022 é exatamente de 16.407. Considerando que, em 2021, esse total era de 14.722, publicamos nada menos do que que 1.695 novas críticas, uma média de 4,64 textos autorais por dia, sem notícias!), decididamente mais baixa que no ano passado (que foi de 5,5 textos autorais por dia), mas, mesmo assim, sem falsa modéstia, nada mal. Além disso, tivemos 219.086 comentários espalhados por todo esse mar de publicações. Temos um enorme orgulho de poder oferecer esse tipo de conteúdo aos nossos leitores e um orgulho maior ainda em contar justamente com esses leitores que nos acompanham há tanto tempo e os novos que aparecem para prestigiar esse “site de nicho”.

***

Em outras palavras, finalizamos mais um ano em que pudemos contar com a presença de vocês em nosso site. Com os  compartilhamentos, as longas conversas sobre arte, as dúvidas, críticas e sugestões deixadas através dos inúmeros comentários; coisas pelas quais só temos a agradecer. Vocês são essenciais para a manutenção do nosso “projeto obscuro e de nicho“, e por todo o prestígio, participação e engajamento, deixo aqui o meu mais sincero obrigado. Em nome de toda a equipe do Plano Crítico, desejo a todos vocês e aos seus, um excelente Ano Novo! Feliz 2023!

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais