E cá estamos nós em mais um editorial, relembrando os grandes momentos do ano! E 2015, o terceiro ano de vida do Plano Crítico, foi bastante movimentado! Como sempre, o grande apoio de vocês, leitores, e a intensa participação que tiveram comentando ou divulgando as nossas matérias serviu como energia extra para produzirmos a todo vapor e trazermos surpresas, como a dupla que encontramos perdida em um Restaurando no Fim do Universo, comendo o Salmão da Dúvida e que chamamos para nos auxiliar na manutenção e expansão profissional do PC. Com acompanhamento técnico do Marcus e com assessoria de marketing do Claudio, o Plano Cítico ganhou maior espaço na rede e segue inovando e buscando novos caminhos para falar a um público cada vez maior. Como se sabe, compartilhar esforços sempre gera bons resultados e… bem, aqui estamos para contar mais um ano dessa história.
Foi interessante constatar o crescimento de seguidores em nossas redes sociais como Facebook (7.718 e contando), Instagram (9.386 e contando), Twitter (2.821 e contando) e como as conversas, o bom humor, os pedidos e a troca de informações com os leitores, tanto nessas redes quanto em e-mails e no direcionamento para as críticas e colunas no site aumentaram grandiosamente. Esse aumento de seguidores e visitantes nos fizeram alterar algumas estratégias de Especiais — por sugestão de uma de nossas leitoras! –, para tornar o conteúdo mais imediato para vocês e também como uma forma de acompanhar grandes lançamentos e eventos no cinema, TV, quadrinhos, música, games ou literatura… e só para lembrar um pouquinho do que tivemos nessas áreas ao longo do ano, citamos o Entenda Melhor sobre a série do Demolidor; a criação de um super-hypeado Especial Star Wars na esteira de O Despertar da Força; a mega-crítica de Metal Gear Solid V; livros de peso como Doutor Sono e Perdido em Marte; o Especial Queen, em homenagem aos 45 anos de formação da banda; e mais uma (de novo e outra vez) reconfiguração do Universo da DC Comics com o evento-saga-maluquice chamado Convergência. Claro que esses são apenas alguns dos muitos exemplos, mas já deu para ter um gostinho de nostalgia do que tivemos ao longo do ano, não é mesmo? E para seguir nessa mesma linha, vamos trazer alguns dos marcos que comentamos ao mesmo tempo que relembramos os grandes projetos do site neste ano.
Em JANEIRO nós tivemos o encerramento do Especial Elia Kazan, com a publicação da crítica de O Último Magnata, e aproveitamos para colocar mais um índice no ar, do então em andamento, Especial François Truffaut. Abaixo, vocês podem conferir os destaques — ou seja, os textos mais lidos do mês de janeiro — nas 4 áreas principais do site. Importante lembrar que este padrão de fichamento se repetirá nos meses seguintes abordados neste editorial.
- Cinema: Whiplash – Em Busca da Perfeição
- TV: American Horror Story: Freak Show
- Quadrinhos: Shazam & a Sociedade dos Monstros
- Música: “Secret Garden” – Angra
O finalzinho de janeiro também nos trouxe uma agradável surpresa para nós: a parceria do Plano Crítico com a Revista Neo Tokyo, que passou a publicar parte de nossas críticas de animes, mangás, longas do Studio Ghibli ou artigos especialmente solicitados dentro dessas mesmas áreas de produção artística.
FEVEREIRO começou com a nossa dose anual de dor de cabeça em relação à parte técnica do nosso filhote em fase de crescimento. Do dia 2 ao dia 11 nós estivemos fora do ar, em [mais] uma crise, que chamamos carinhosamente de A HECATOMBE. Além de adicionar mais alguns cabelos brancos ao Ritter Fan e sérios problemas nervosos em mim e no Guilherme Coral, a tal crise manteve o nosso Facebook mais ativo que o normal, como forma de substituir temporariamente a ausência de postagens — nós jamais deixaríamos vocês na mão. Provavelmente vocês se lembram desse primeiro aviso quando A HECATOMBE deu o primeiro sinal de vida:
- Cinema: Cinquenta Tons de Cinza
- TV: The Walking Dead – 5X10: Them
- Quadrinhos: Guerras Secretas
- Música: “Morning Phase” – Beck
Mais para o final do mês, já bem calmos após a passagem d’A HECATOMBE, tivemos a nossa dose anual de acompanhamento do Oscar, encabeçada por Gandalf Ritter Fan, que não perdeu a oportunidade de reclamar do maravilhoso, incrível, insuperável, glorioso, divino e cativante Tapete Vermelho…
O mês de MARÇO foi o nosso mês mais prolífico em termos de estreias nos cinemas, com 26 novos longas que ganharam crítica no site por ocasião de seu lançamento no cinema.
- Cinema: Cinderella (2015)
- TV: House of Cards – 3ª Temporada
- Quadrinhos: Demolidor: Fim dos Dias
- Música: “Smoke + Mirrors” – Imagine Dragons
Mas quem disse que tudo seriam flores? Novamente tivemos um outro impasse técnico, que colocou mais cabelos brancos na cabeça do Papai Noel Ritter Fan e fez o Guilherme ter um piripaque nervoso e sair gritando pelas ruas do Rio de Janeiro, chamando Jesus de Genésio, cantando “Parabéns pra Você” nos bueiros e dizendo que teria um filho com a Inês Brasil. Esta crise, nós chamamos carinhosamente de BAQUE DO SERVIDOR, e gerou o seguinte aviso para vocês:
Mas tudo se acalmou, o site passou a rodar mais rápido, houve uma mudança simples na organização da Home e da coluna lateral no interior das postagens, além da disponibilização dos podcasts de Doctor Who de forma mais fácil para vocês. E por quê tudo isso? Bem, porque era ABRIL, o mês do outono (segunda e última melhor estação do ano, depois do inverno, como TODO MUNDO SABE), da criação do cargo de Ditador do Pagode, exercido pelo Tocador de Agogô e MC nas horas vagas, Handerson Ornelas; e do aniversário da pessoa mais linda e mais legal do Plano Crítico: eu!
O mês foi bastante movimentado porque estrearam dois filmes de enorme hype: Vingadores: Era de Ultron, que gerou este super-hiper-mega-master-blaster-plus-advanced Entenda Melhor: Era de Ultron; e Velozes e Furiosos 7, que gerou a nossa tag-Especial “Velozes e Furiosos”, onde vocês puderam acompanhar as críticas para todos os filmes da franquia. Também neste mês publicamos o índice do Especial Demolidor, reunindo o nosso vasto arcabouço de críticas e artigos sobre o herói.
- Cinema: Vingadores: Era de Ultron
- TV: Demolidor – 1ª Temporada
- Quadrinhos: Guerra Infinita
- Música: “Fortaleza” – Cidadão Instigado
E como se não bastasse, tivemos a volta de um dos fundadores do Plano Crítico às suas raízes, o ex-Ewok, ex-Sabe de Nada Inocente, ex-Caçador de Carcarás e ex-Presidente do Fã Clube Wicca Brasil, Matheus Fragata, que passou um longo período nas Drylands da Universidade e cuja primeira publicação no Novo Plano Crítico, em seu retorno, aconteceu no dia 15 de abril.
MAIO foi o mês do inesquecível e carinhosamente apelidado por nós como FILME DO POMBO, que gerou uma grande novela para decidir quem iria vê-lo; passou por duas mãos e acabou comigo, que até hoje tenho dúvidas se escrevi a crítica ainda sob o efeito alucinógeno de cogumelos azuis que a sessão desse longa me deixou. Também foi o mês em que iniciamos o Especial Queen e a série de publicações de preparação para o grande Mad Max, que com certeza estará nas listas de melhores filmes do ano de um monte de cinéfilos por aí…
- Cinema: Entre Abelhas
- TV: Game of Thrones 5X04: Sons of the Harpy
- Quadrinhos: Desafio Infinito
- Música: “Carbono” – Lenine
JUNHO foi um mês de estreias que prometeram bastante, mas nem todas entregaram sequer metade da promessa, o que foi uma pena. A salvação veio mesmo com maravilhoso Divertida Mente, um dos mais cotados do ano e um dos grandes triunfos da Pixar. E para animar um pouco o mercado com fôlego europeu, tivemos o Festival Varilux de Cinema Francês, com cobertura principal da Gisele Santos mas que também contou com participações minhas e do Ritter Fan na escrita das críticas.
- Cinema: Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros
- TV: Sense8 – 1ª Temporada
- Quadrinhos: Mad Max: Estrada da Fúria – Nux & Immortan Joe
- Música: “Guelã” – Maria Gadú
Em JULHO, nós batemos o nosso próprio recorde de publicar índices de Especiais. Vejam por vocês mesmos: Especial O Exterminador do Futuro (dia 6); Especial Rainer Werner Fassbinder (dia 20); Especial Asterix, o Gaulês (dia 20); Especial Star Wars (dia 20); e Especial Ficção Científica (dia 29). E como se não isso fosse pouco, ainda fizemos publicações sequenciais para estreia de O Último Poema do Rinoceronte, do diretor Bahman Ghobadi; para os filmes com o personagem Kiriku; e para o lançamento de Homem-Formiga!
Ainda tivemos uma novela para a estreia de Magic Mike XXL, que acabou sobrando para mim:
__ Não é gostoso? Não é gostoso?
Jovem sentada ao meu lado no cinema, que ficava me cutucando e me fazendo constantemente essa pergunta na sessão de Magic Mike XXL.
E para fechar o mês com chave de ouro, devo dizer que fomos presenteados com a primeira crítica infantil do site, redigida pela Leia, de 10 anos, filha do Pai-Tempo Ritter Fan e que fez um sucesso enorme junto aos leitores, merecidamente!
- Cinema: Homem-Formiga
- TV: Knights of Sidonia – 1ª Temporada
- Quadrinhos: Turma da Mônica – Lições
- Música: “A Night at the Opera” – Queen
AGOSTO foi o mês do terrível Quarteto Fantástico, acompanhado de uma gorda tag de críticas de quadrinhos como preparação para o filme, algo que já virou uma tradição do Plano Crítico quando se trata de filmes pescados da nona arte. O mesmo se deu com outra adaptação, desta vez, da literatura, O Pequeno Príncipe, uma das grandes fofuras do ano.
Também tivemos neste mês a chegada de um novo interno em nosso Plano Arkham, o Lucas Nascimento, matador de Comensais da Morte e fundador da igreja Unidos em Crepúsculo, que chegou enriquecendo o nosso catálogo de críticas de trilha sonora, filmes e séries, e que já provou o amargo fel dos leitores malucos que amaldiçoaram até a 94ª geração do rapaz…
- Cinema: Quarteto Fantástico (2015)
- TV: True Detective – 2ª Temporada
- Quadrinhos: Mad Max: Estrada da Fúria – Nux & Immortan Joe
- Música: “The Game” – Queen
SETEMBRO passou voando. Estávamos em preparação intensa para o projeto “Outubro do Terror” e em constante tensão para dois grandes festivais de cinema que iríamos cobrir. Mesmo assim, eu tive a oportunidade de ver e escrever sobre um dos piores filmes do ano, o gospel Você Acredita?.
- Cinema: Você Acredita?
- TV: Arrow – 3ª Temporada
- Quadrinhos: Mad Max: Estrada da Fúria – Nux & Immortan Joe
- Música: “O Agente da U.N.C.L.E” (2015) – Trilha Sonora Original
Em OUTUBRO tivemos o já citado projeto OUTUBRO DO TERROR, encabeçado pelo Leonardo Campos, com críticas para “filmes do capeta” dos mais diferentes períodos da História do Cinema. O projeto também trouxe o 1º ebook do Plano Crítico, o Veredito Cinéfilo #4: Maiores Filmes de Terror do Cinema. Neste mês também tivemos uma sequência especial de publicações para os filmes da saga A Hora do Pesadelo, todas escritas pelo Lucas Nascimento e duas quinzenas extremamente corridas, com o FESTIVAL DO RIO (cobertura de Enoque Ritter e Guilherme) e a MOSTRA SP (cobertura minha), com filmes que em sua maior parte só estrearão no Brasil em 2016 e olhe lá.
- Cinema: A Colina Escarlate
- TV: The Walking Dead – 6X02: JSS
- Quadrinhos: Guerra Infinita
- Música: “Honeymoon” – Lana Del Rey
NOVEMBRO foi um mês de expectativas para a estreia de Star Wars: O Despertar da Força e dos “dias demoníacos” com críticas para os filmes da saga Sexta-Feira 13. Aqui tivemos a estreia do também aguardado Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, que parece não ter levantado taaaanto os ânimos das pessoas como se esperava… Outro acontecimento muito importante aconteceu no dia 19 desse mês, quando foi publicada a crítica de número 4.000 do site, assinada por mim e referente ao álbum The Works, do Queen.
- Cinema: 007 Contra Spectre
- TV: Jessica Jones – 1ª Temporada
- Quadrinhos: Jessica Jones: Alias – #1 a #10
- Música: “25” – Adele
DEZEMBRO nos trouxe o lendário novo Star Wars, as minhas férias nas brenhas mais remotas do Brasil e um desfecho de ano, como sempre, reflexivo e cheio de planos para o futuro. A partir do dia 29 começamos uma sequência de publicações e republicações dos filmes de Quentin Tarantino + as trilhas sonoras de seus filmes como preparação para a estreia de Os Oito Odiados no Brasil. Também demos início à preparação para os grandes aniversários de filmes em 2016. As marcações na agenda interna foram feitas e isso deixou o Matheus tão eufórico que ele se candidatou a ser adotado por milionários que queiram pagar para que ele passe o dia todo vendo filmes e escrevendo. Saiu até no jornal. True story.
- Cinema: Star Wars: O Despertar da Força (Com Spoilers)
- TV: Agents of S.H.I.E.L.D. – 3X10: Maveth
- Quadrinhos: Batman – O Cavaleiro das Trevas 3 #2 / Dark Knight III: The Master Race #2
- Música: “25” – Adele
Neste mês também tivemos uma importantíssima reviravolta na estrutura do nosso podcast, o Plano Gallifrey, que passou a comportar muito mais coisas do que “apenas” material de Doctor Who, um evento que eu chamei de A INFAME TRAIÇÃO DO SR. GUILHERME CORAL, que esperou a minha viagem de férias e meu isolamento nas brenhas e bambuzais entre os babuínos para encabeçar a gravação de um programa sobre O Despertar da Força. SEM A MINHA PRESENÇA!!! A cara de pau é tão grande, que nem Machado de Assis quebra. Mas fiquem todos avisados: em 2016 eu darei o troco. E certamente teremos podcasts cheios de surpresas e com novas abordagens, novos convidados e novos temas, sem deixar de lado o assunto-base do programa, o infinito Universo de Doctor Who.
Já na reta final do mês, depois de (mais alguns) quilinhos ganhos no Natal, o Plano Crítico teve o retorno da fofíssima Leia Granger com a crítica infantil de Alvin e os Esquilos: Na Estrada. E no dia 28, duas coisas interessantes, primeiro, a publicação da crítica de Made in Heaven, último álbum do Queen e que encerrava toda a parte musical da banda dentro do Especial, que terá mais algumas surpresas em 2016 antes da finalização; e segundo, a gracinha que Matusalém Ritter Fan fez em seu texto de F is for Family, a primeira “CRÍTICA-VINGANÇA-ANTI-HACKER-&-TERRORISTA” do site. O resultado foi esse aqui.
E assim chegamos ao final da nossa jornada neste ano, caros leitores! Mais uma vez nós agradecemos enormemente o apoio de todos, os comentários, a divulgação, as concordâncias e discordâncias, os pedidos e brincadeiras, as cobranças e os elogios, o companheirismo… Estaremos juntos novamente em 2016 para curtir, escrever, falar e debater sobre todas as nerdices e não-nerdices possíveis. Nosso objetivo é aumentar, dinamizar e melhorar ainda mais a nossa produção, fazendo crescer o número de 4.171 textos publicados com os quais o site finaliza este 2015, tendo este fantástico time em campo:
- Gisele, a Hermana dos Filmes Alternativos (30 textos publicados)
- Matheus, o Infame Seguidor da Academia (42 textos publicados)
- Lucas B, o Mestre dos Magos (45 textos publicados)
- Anthonio, o Homem-Virtual (53 textos publicados)
- Lucas N, o Casinha do Pastel: Pediu-Saiu (58 textos publicados)
- Leonardo, o Monstro das Monstruosas Letras (111 textos publicados)
- Handerson, o Ditador do Pagode (115 textos publicados)
- Melissa, a Rastreadora do Pop (152 textos publicados)
- Guilherme, o Judas da Malemolência (538 textos publicados)
- Ritter, Aquele Que Não Merece as Coisas (1.118 textos publicados)
- Luiz, o Horrível Opressor (1.493 textos publicados)
Desejamos a todos vocês um excelente Réveillon! Felicidades, saúde e um glorioso 2016 a todos! Nos vemos o ano que vem. Que a Força esteja com vocês!
FELIZ ANO NOVO!