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Crítica | Zorro – 1X01: Apresentando o Señor Zorro

Disney adaptando super-heróis desde os anos 50!

por Ritter Fan
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Bem-vindos ao Plano Piloto, coluna dedicada a abordar exclusivamente os pilotos de séries de TV.

 

Número de temporadas: 02
Número de episódios: 78 e 4 especiais
Período de exibição: 10 de outubro de 1957 a 02 de julho de 1959
Há continuação ou reboot?: Sim. A série foi continuada por quatro especiais de uma hora cada que foram ao ar entre 1960 e 1961. Houve uma tentativa de revival de pega mais cômica batizada de Zorro and Son que teve apenas cinco episódios que foram ao ar em 1983.

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Juntamente com o Pimpinela Escarlate, criado em 1905, Zorro, de 1919, de autoria do americano Johnston McCulley é um dos personagens precursores dos super-heróis modernos. Ele é quase que diretamente o antecessor de Batman, já que seu alter ego civil, Don Diego de la Vega, é um rico dono de terras em Los Angeles que retorna da Espanha, percebe a opressão ocorrendo ao seu redor e cria uma persona que se veste de preto, usa uma máscara e deixa um “Z” marcado por onde vai, inclusive tendo uma caverna onde seu cavalo preto, Tornado, fica escondido.

O personagem foi adaptado para o cinema já em 1920, ganhando sucessivas adaptações ao longo das décadas. Em 1957, a Walt Disney produziu uma famosa série protagonizada por Zorro, com Guy Williams, que, em 1965, seria o Professor John Robinson, de Perdidos no Espaço, no papel título e com uma linha narrativa que seguia de maneira muito próxima – mas com um tom mais leve, com diversos artifícios cômicos – os romances de McCulley. Apresentando o Señor Zorro, como o título deixa bem claro, é o episódio de origem do herói, algo que é muito eficientemente feito em apenas 26 minutos graças a um roteiro enxuto, sem firulas e muito dinâmico que Norman Foster, criador da série, escreveu com Bob Wehling.

No piloto, já a primeira sequência que vemos é Don Diego de la Vega, que estava estudando na Espanha, retornando à Califórnia à pedido de seu pai em pleno exercício de esgrima com o capitão do navio que conta para ele que a situação por lá está bem complicada, com diversas injustiças. De possa apenas desse fiapo de informação, o aristocrata, com a ajuda de seu fiel serviçal mudo Bernardo (Gene Sheldon), decide desembarcar fingindo ser um dândi completa descolado da realidade e só interessado em ler livros e se vestir com elegância. Até mesmo Bernardo ganha uma função secreta, passando a fingir ser também surdo, de forma a funcionar mais facilmente como espião para o patrão. E, nesse contexto, o episódio, então, passa a focar na primeira missão de Zorro: libertar Don Nacho (Jan Arvan), preso injustamente pelo vilão.

A conveniência e velocidade dos acontecimentos é ditada pela escolha de se focar em episódios curtos, ainda que a origem em si pudesse ter facilmente tomado mais uns dois capítulos para ela ser trabalhada com mais vagar. Afinal, chega a ser engraçado como, basicamente na noite do dia em que chega, depois de enganar o próprio pai Don Alejandro de la Vega (George J. Lewis) que deseja pegar em armas e o cruel Capitão Enrique Sánchez Monastario (Britt Lomond) e seu atrapalhado, obeso e inesquecível Sargento Demetrio Lopez Garcia (Henry Calvin), Don Diego de la Vega já aparece com o uniforme de Zorro, completo com a máscara, chapéu, capa e o fiel cavalo Tornado.

No entanto, por incrível que pareça, talvez ajudada pela simpatia de Guy Williams e de Gene Sheldon, além dos excelentes figurinos, cenários e locações naturais, a história funcione muito bem e convença imediatamente, criando uma imersão que, sim, por vezes é ditada por textos expositivos, mas que são tão rápidos que não pesam. A direção de Foster é outro primor, com uma decupagem econômica e precisa que faz cada sequência ter sua função clara dentro da história, sem nada fora do lugar ou duração mais alongada ou mais curta do que deveria ter para cumprir seu objetivo. Outro aspecto importante para “vender” a série é que as lutas de espada são ferozes, rápidas e com uma coreografia muito convincente que os atores e/ou seus dublês executam à perfeição.

O Zorro da Disney é uma das melhores versões do personagem no audiovisual e Apresentando o Señor Zorro é um daqueles episódios pilotos cuidadosos e bem estruturados que entregam uma história de origem marcante e que atiça a curiosidade do espectador por mais. Nada como assistir algo que, quando acaba, chega a dar até tristeza em ver “fim” surge na tela.

Zorro – 1X01: Apresentando o Señor Zorro (Zorro – EUA, 10 de outubro de 1957)
Desenvolvimento:
Norman Foster (baseado em obra de Johnston McCulley)
Direção: Norman Foster
Roteiro: Norman Foster, Bob Wehling
Elenco: Guy Williams, George J. Lewis, Gene Sheldon, Henry Calvin, Britt Lomond, Than Wyenn, Jan Arvan
Duração: 26 min.

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