Ao longo de todo o ano, deveríamos refletir mais intensamente as nossas ações e repensar os votos que fazemos quando o ciclo anterior ao atual se encerra, no entanto, a agitada vida contemporânea muitas vezes nos impede diante da importância desta manutenção diária de perspectiva. Assim, resta o natal e outras datas comemorativas do calendário para retomarmos, mesmo que momentaneamente, aquilo que tinha sido elaborado como projeto e numa nova etapa de reorganização, refazer o que não foi alcançado e tentar melhorar as metas atingidas. No desenvolvimento de Um Natal Cinco Estrelas, o roteiro de Alfonso H. Moreno os leva a contemplar a trajetória de uma mulher que retorna ao local onde viveu no passado para rever o seu pai e acaba tendo a sua vida modificada para sempre, tudo isso, graças aos encantos da chamada magia do natal, período de graças concedidas, amores conquistados, dentre outras bençãos e hipocrisias que não fazem parte apenas da ficção, mas da nossa realidade. Presentes, árvores decoradas, cartões enviados (agora virtualmente), dentre outras atitudes muito específicas. Para alguns, essa é a verdadeira magia do natal, mesmo que internamente estejam ocas de sentimentalismo e real interesse de fazer as coisas acontecerem na prática.
Partimos agora detidamente para o filme: agradável, dinâmico e divertido, Um Natal Cinco Estrelas é aquele tipo de filme para toda a família. Os diálogos são simplórios, a condução narrativa de Christie Will Wolf dá conta das necessidades básicas de uma comédia dramática natalina que não exige quase nada do espectador, além da contemplação das situações que já sabemos previamente, graças ao bom e velho clichê, como vão terminar. Isso, no entanto, não impede que a produção seja interessante. Inspirados no argumento de Stephen Wittin e Michael Elliot, os realizadores nos entregam a seguinte estrutura narrativa: nos desdobramentos dos 84 minutos de filme, acompanhamos a jornada de Lucy Ralston (Bethany Joe Lenz), uma mulher bem-sucedida em sua vida profissional, mas com seara pessoal pouco empolgante, sem paixões e momentos de descontração.
No período natalino, ela segue em viagem para a cidade onde nasceu e viveu sua juventude. Lá mora o seu pai, Will Ralston (Blair Penner), sozinho após a morte da matriarca da família. Envolvido em consideráveis problemas de ordem financeira, ele transformou a casa numa pousada. Ao chegar, Lucy descobre o empreendimento e questiona o pai sobre as lembranças do lugar, possivelmente apagadas em breve ao passo que o local se adaptada para ser um empreendimento comercial. Ela, no entanto, é uma jovem mulher compreensiva, delicada, e com esses atributos, vai utilizar de seus talentos para ajudar o pai a conseguir uma avaliação cinco estrelas para a pousada, pois uma crítica especializada já está no local, registrada anonimamente, a avaliar cada passo dos funcionários, quartos e alimentos servidos.
As trapalhadas se intensificam porque não há funcionários. Lucy pede apoio aos seus irmãos, Amber (Grace Beedie) e Ted (Robert Wisden) para manter o local adaptado ao que é necessário até a saída da crítica avaliadora. Mas, será que a crítica pode ser um crítico? É possível que o avaliador seja o interesse amoroso de Lucy, um homem carismático e misterioso da cidade, figurão que exala beleza e charme a cada sorriso realizado diante da assertiva direção de fotografa de Amy Belling? Contaminados pela magia natalina, personagens descobrem que se tornarão pais em breve, outros reencontram afetos do passado, enquanto a protagonista atravessa uma jornada de autoconhecimento e retomada de valores deixados para trás em sua frenética vida profissional. Sem grandes momentos, Um Natal Cinco Estrelas é uma narrativa simples e visualmente atraente, cheia de detalhes natalinos caprichados, identidade criada pelo design de produção de Brad Karsgaard, responsável por reforçar o clima específico. A trilha de Terry Frewer também colabora, nesta história sobre a importância da família e a busca das pessoas por aproximação e afeto no período natalino, algo que deveria ser o ano inteiro.
Um Natal Cinco Estrelas (Five Star Christmas, Canadá – 2010)
Direção: Christie Will Wolf
Roteiro: Stephen Witkin, Michael Elliot, Alfonso H. Moreno
Elenco: Bethany Joy Lenz, Victor Webster, Robert Wisden, Laura Soltis, Jay Brazeau, Grace Beedie, Blair Penner, Barbara Patrick, Paula Shaw, Sarah Edmondson, Tom Pickett
Duração: 84 min