Home TVEpisódio Crítica | The Flash – 9X04: The Mask of Red Death, Part 1

Crítica | The Flash – 9X04: The Mask of Red Death, Part 1

Um vilão debochado demais para uma novela.

por Davi Lima
797 views

Mask

  • Há SPOILERS deste episódio e da série. Leia aqui as críticas dos outros episódios. Mask

I’m trying to protect my city. – Ryan Wilder, Morte Escarlate

 

Assim como o episódio anterior Rogues of War, The Mask of Red Death, Part 1 é cheio de antíteses, contradições e desencaixes. Como uma novela, há vários arcos passados ao mesmo tempo com tons muito diferentes. Os roteiristas Joshua e Emily até tentaram relacionar os temas motivacionais de Cecile com Ryan Wilder (Javicia Leslie) e Mark, mas sobra exagero em potências difíceis, até mesmo para o experiente diretor Menhaj Huda compartilhar em tela.

Prefiro começar comentando pela potência da multifacetada atriz Javicia Leslie, em que ela consegue, no seu próprio tom interpretativo da personagem, ser debochada, ser falsa e desesperada com fervor. Infelizmente a história escrita para o Morte Escarlate é uma paráfrase ruim do roteiro de Scott Snyder da HQ Batman: The Red Death. Mas Javicia busca brilhar sozinha, especialmente na cena contracenando com Candice Patton. É um brilho realmente isolado, de uma outra timeline, em que poderia ser coerente pela personagem de fato ser de outra linha do tempo, mas na verdade é desproporcional à narrativa.

Enquanto Javicia é debochada, Grant Gustin assume o papel novelesco coach de Mark Blaine. Como é de praxe, Flash fala palavras mágicas como: “não é tarde demais, Mark” que funciona no momento certo, sem ferimento para o herói, apenas redenção do vilão. Esse tipo história com uma vilã com truques de mágica, se vestindo como Homem de Ferro, se faz um excesso de suspensão de descrença. As caretas de Ryan parecem atravessar a tela e ser as nossas caretas para o super drama de Flash.

Não muito distante, na mesma cidade, o arco de Cecile parece de outro universo. A história da mãe que trabalha fora, em que o pai cuida da filha, e todos conversando sobre como ter uma vida normal em meio a metahumanos. Cecile tem seu momento heroico da vizinhança de Central City, que aí sim cria uma antítese interessante contra a motivação dramática da vilã batimesca de salvar Gotham àla Minority Report, matando ou prendendo o criminoso antes de cometer o crime. Porém, é uma ligação muito complexa de se fazer, assim como a história do Mark dá base de contradição dramática contra a personagem que sempre corre atrás do tempo que perdeu, porque sempre acha que é tarde demais para sua linha do tempo como estava.

Enfim, The Mask of Red Death, Part 1 é essa mistureba bem difícil de assistir, ainda mais pelo excesso de diálogos sempre tentando hiper dramatizar. Isso sem faltar a mini historinha romântica de Allegra e Chester que tem seu espaço minúsculo para encaixar num roteiro já inchado. Ao menos Chester é sensato em entender o contexto, como um personagem verossimilhante. Ele se aproxima da vilã, em que Javicia traz uma verdade sobre a série, mas que infelizmente não se dilui como drama efetivo. Parece que sua atuação é sobre The Flash, não da série, assim como a decisão de Chester esperar o momento certo de conversar com Allegra entende o drama que ocorre na história.

Por isso é um capítulo da semana confuso, irregular e ambíguo. Ele tem seu entretenimento equivalente aos exageros da Morte Escarlate, mas na concorrência de potências novelescas e familiares vira uma grande confusão. A parte 1 desse ataque do velocista de outra linha do tempo só não é pior pela abrangência que o roteiro contém. É a benção e a maldição. Inchado e geral demais para atingir negativamente nós que assistimos. Só é triste esse descuido com essa nova vilã, e o começo promissor parece desaparecer quase que definitivamente. Vamos ver a parte 2 próxima semana…espero que melhore.

The Flash – 9X04: The Mask of Red Death, Part 1 — EUA,  01 de fevereiro de 2023
Direção: Menhaj Huda
Roteiro: Joshua V. Gilbert, Emily Palizzi
Elenco: Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Danielle Nicolet, Kayla Compton, Brandon McKnight, Jon Cor, Javicia Leslie, Jesse L. Martin, Paul Anthony, Andy Mientus, Max Adler, Damion Poitier, Richard Harmon, Magda Apanowicz, Alexandria Wailes, Adina Insley
Duração: 43 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais