Home Audiodramas Crítica | The Dreams Of Avarice (Aventuras do 4º Doutor – 11X03)

Crítica | The Dreams Of Avarice (Aventuras do 4º Doutor – 11X03)

Misto de thriller de assalto e Sci-Fi surrealista funciona por dinâmica de personagens e vilão interessante.

por Rafael Lima
355 views

The Dreams Of Avarice, arco que integra a 11ª Temporada da linha The Fourth Doctor Adventures traz um vilão muito interessante e relativamente recente criado pela Big Finish, e que já havia sido explorado em outras histórias. Trata-se de um Time Lord conhecido sempre pelo número de sua encarnação, no caso desse arco, The Nine, um cleptomaníaco obsessivo, mas que sofre de um problema ainda mais grave. Nine sofre de Dissonância Regenerativa, uma doença dos Time Lords, que faz com que resquícios de personas anteriores do Gallifreyano permaneçam em sua mente após ele se regenerar, condição que só piora a cada regeneração, pois mais vozes se acumulam na cabeça de quem sofre essa condição. Basicamente, é a versão de Gallifrey do Transtorno dissociativo de identidade, ou mesmo a esquizofrenia. E é essa figura excêntrica que o 4º Doutor encontra no planeta Sandak Minor.

A trama, situada entre os arcos televisivos The Deadly Assassin e The Face Of Evil, tem início com o 4º Doutor sendo preso pelas autoridades do Planeta Sandak Minor após tentar roubar peças de um laboratório do governo local. Ao ser interrogado, porém, o Time Lord revela que estava apenas testando a segurança do local, pois ele tem informações que o ladrão conhecido simplesmente como Nine pretende assaltar o local. O roubo do equipamento do laboratório, entretanto, é apenas uma parte de um esquema muito mais ambicioso planejado pelo Time Lord ladrão, que pode colocar em risco a galáxia inteira, forçando o Doutor a se unir a um cético detetive de polícia local para evitar que uma catástrofe aconteça.

Escrito por Guy Adams, The Dreams Of Avarice começa como um thriller de assalto padrão, divido em dois núcleos, onde temos o Doutor juntamente com o Detetive Alan Probert tentando evitar que os robôs controlados por Nine executem o roubo dos equipamentos, enquanto Nine e sua companheira Thana planejam os próximos passos de seu golpe em sua TARDIS (roubada, naturalmente). Essa parte inicial acaba trazendo os momentos mais divertidos do áudio, pois a dinâmica dessas duas duplas funciona muito bem, seja pelo sarcasmo do Doutor para cima do cada vez mais consternado detetive Probert, ou pelo contraste entre o histerismo de Nine com a persona blasé de Thana. Há também algumas boas reviravoltas, vide o roubo do controle dimensional da TARDIS do Doutor, em um movimento que revela que a presença do protagonista é só mais uma peça no esquema de Nine.

Após a primeira parte, Guy Adams já começa a brincar com ideias mais loucas e surrealistas, que vão de Nine roubando um planeta inteiro ao encolhê-lo, por não conseguir decidir o que roubar dele, até o clímax passado dentro da confusa mente do Time Lord. Adams faz a opção de não levar a narrativa muito a sério, o que funciona na maior parte do tempo, mas acaba tornando algumas viradas dramáticas na história (como a mudança de lado de Thana, que é um pouco abrupta, ainda que coerente).

Esse ar mais absurdo que o arco assume, cria o cenário perfeito para que John Heffernan entregue uma performance absolutamente surtada como Nine, especialmente pelos momentos em que entra em acalorados diálogos com as suas encarnações anteriores. Como se a condição esquizofrênica do vilão já não fosse o suficiente, cada encarnação anterior que fala em sua cabeça tem o seu próprio transtorno, vide uma encarnação paranoica, outra sádica psicótica, e por aí vai.

Embora possa soar um pouco corrida demais, e as suas ideias nem sempre sejam postas da forma mais organizada, Dreams Of Avarice ainda é uma história bastante divertida em sua mistura de Thriller de assalto e ficção científica nonsense. Mas o mais intrigante do áudio acaba sendo mesmo o seu vilão, que me deixou bastante curioso para conferir não só outras histórias de Nine, mas de suas outras encarnações.

Fourth Doctor Adventures- 11×03: The Dreams Of Avarice
Direção: Ken Bentley
Roteiro: Guy Adams
Elenco: Tom Baker, John Heffernan, Richard Dixon, Mark Elstob, Ronni Ancona
100 Minutos

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais