Home TVEpisódio Crítica | Stargirl – 3X03: The Blackmail

Crítica | Stargirl – 3X03: The Blackmail

Investigação na base da pancadaria.

por Ritter Fan
529 views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios.

The Blackmail continua a estrutura de “suspeito da semana” que naturalmente deriva do misterioso assassinato do Jogador no primeiro episódio da temporada, além de manter boa parte do foco narrativo na presença de Sylvester Pemberton no seio familiar dos Whitmore-Dugans. Essa escolha estrutural, que acaba por reduzir a presença dos membros da nova Sociedade da Justiça – com exceção de Courtney, claro – e, por via de consequência, o lado “fantasiado” das ações dos jovens, me parece muito acertada pelo momento, evitando tumulto e mantendo contidos os episódios desse simpático whodunit que, imagino, deve marcar pelo menos a metade da temporada.

Descartada a culpabilidade do Sombra, agora é a vez dos Crocks passarem pela lupa investigativa graças a uma mensagem sem remetente enviada para Beth por Cindy pelo computador do Jogador – que ninguém sabe que está com ela – com documentos que provam que o vilão assassinado estava chantageando o Mestre dos Esportes e a Tigresa. Apesar dos esforços de Court para lidar com toda a questão da maneira mais serena possível, dando oportunidade para os Crocks explicarem tudo, o que significa evitar que o cabeça quente do Starman soubesse da suspeita, Cindy acaba atropelando tudo e contando a descoberta para Pemberton que, durante todo o início do episódio passeou por Blue Valley tentando encontrar “equilíbrio”, seja lá o que isso signifique.

O resultado é uma pancadaria altamente destrutiva em um supermercado entre Starman e Cosmo e os Crocks, em que o destaque fica com o completo desequilíbrio de Pemberton tanto no quanto de poder ele usa para lidar com os em tese ex-vilões, como também no quanto ele não liga para o caos que gera ao seu redor e para a segurança dos civis. E isso sem contar com o fato de ele aparecer em público com o cajado, ameaçando a manutenção do segredo sobre a SJA na cidade em que ninguém desconfia ou vê nada nesse tocante. Ainda não está claro se ele sempre foi esquentado desse jeito ou se isso é resultado de sua morte e ressuscitação ou do trauma de ter perdido os colegas na ainda não totalmente explicada fatídica luta contra a Sociedade da Injustiça, mas eu espero que seja algo mais próximo da segunda opção do que da primeira, muito sinceramente.

Depois da interferência do sempre diligente Pat e seu mecha, tudo acaba esfriando, inclusive as suspeitas sobre os Crocks depois que eles explicam o que exatamente havia ocorrido. E esse esfriamento é usado pelo roteiro para colocar Pat em confronto verbal com Sylvester, explicando o que exatamente Starman representa para Court. Apesar das boas intenções de Taylor Streitz em escrever uma espécie de “resumo da série até aqui sob a ótica da protagonista”, a grande verdade é que o momento acabou didático demais e completamente inorgânico dentro da proposta do episódio que exigia algo fluísse melhor do ato de contrição dos Crocks e de tudo o que veio antes. Espero que essa conversa não seja suficiente para transformar Sylvester em outro pai para Court, até porque isso retira a importância de Pat da história.

Em paralelo a isso tudo, o drama adolescente entre Court e Cameron foi bem trabalhado. Quer dizer, considerando o espaço que havia para a relação dos dois ser abordada, até que o roteiro conseguiu acertar em cheio, sem facilitar as coisas para os dois jovens e mantendo a perturbação do filho do Geada com a descoberta de seus poderes, algo visto ao longo de todo o episódio, especialmente quando ele confronta sua professora e Rick que intercede. Fica razoavelmente claro que o lado dos Mahkents – que conta com os avós de Cameron como sinistros vilões na terceira idade – estão sendo reservados para um segundo momento na temporada, provavelmente depois da resolução do crime, a não ser que haja uma convergência inesperada de tramas.

Seja como for, a montagem final, que nos permite ver a mão enluvada do grande vilão (ao que tudo indica, claro) e cria um cliffhanger na forma de um atentado a Sylvester, parece indicar que o próximo episódio será dedicado à investigação sobre Solomon Grundy, o que deve colocar Rick em mais evidência e, potencialmente, eliminar mais esse suspeito da lista se o padrão for seguido. The Blackmail continua a boa forma da terceira temporada de Stargirl que, até agora, vem sabendo equilibrar muito bem o lado “Agatha Christie” e o lado puramente adolescente.

Stargirl – 3X03: The Blackmail (EUA, 14 de setembro de 2022 nos EUA e 22 de setembro de 2022 no Brasil)
Showrunner: Geoff Johns
Direção: Walter Carlos Garcia
Roteiro: Taylor Streitz
Elenco: Brec Bassinger, Luke Wilson, Yvette Monreal, Anjelika Washington, Cameron Gellman, Trae Romano, Meg DeLacy, Amy Smart, Hunter Sansone, Nick Tarabay, Ysa Penarejo, Joel McHale, Stella Smith, King Orba, Milo Stein, Jonathan Cake, Alex Collins, Keith David
Duração: 42 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais