- Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série.
Depois de uma sequência de episódios de transição dependentes de uma pausa narrativa para chamar atenção, Rolo Compressor faz a média quase perfeita depois de uma duologia de episódios. Focando na raiz do Esquadrão 99, de uma referência de George Lucas ao cinema brucutu dos anos 90 e operações especiais de espionagem, o episódio ainds remonta a base de vários filmes de Star Wars: capturar um prisioneiro. Mas além disso, o mais importante que isso tudo é o bom ritmo do capítulo da semana.
Geralmente nas séries, ainda mais as que se assumem procedurais com certa continuidade, utilizam episódios sacrifícios para transitar para temas e outros capítulos mais importantes. Depois de Rolo Compressor faltam mais 3 episódios para terminar a série como um todo. Então, era necessário manter o ritmo dos últimos episódios, mesmo que sabendo que tematicamente não fosse tão relevante.
O começo da temporada, por exemplo, é um misto de introdução e transição. Omega na prisão, sua rotina, tem-se Hunter e Wrecker ficando no meio do caminho para achá-la e ela fugindo. Porém, diferente de O Retorno e O Prenúncio, não há freio narrativo para tentar incluir a volta de Crosshair e a aparição de Ventress em focos importantes no capítulo de transição.
Essa comparação de episódios é para mostrar que as escolhas para a história dessa semana sabe onde se posiciona na produção da temporada. Logo depois de Omega ser capturada, Crosshair lembra de alguém para saber onde fica Tantiss. Ele se chama Rampart, o comandante da destruição de Kamino, o verdadeiro bode expiatório para o Império culpá-lo sem manchar a imagem inicial de paz. Para resgatá-lo, o Esquadrão 99 invade uma prisão imperial com um comboio de prisioneiros. Enquanto isso, Omega é reapresentada a Tantiss, até conhecer seus parceiros de prisão com alta contagem de midclorians.
Toda essa sinopse com spoiler é para mostrar como há a divisão de personagens, há novos fatores, e se mantém 2 ritmos que estão em constante preparação para os próximos episódios. A transição usando a memória do cinema de ação do Esquadrão com o suspense de Tantiss que já conhecemos do começo da temporada, coloca o personagem Rampart numa trama narrativa de urgência para nós que queremos achar Omega tanto como Hunter.
Enfim, Rolo Compressor é um mini filme de brucutu com operações especiais com a velha e clássica invasão de prisão que George Lucas iniciou Star Wars, e ainda posiciona toda a série sem perder no episódio seu próprio ritmo e conflito de narrativa. Tem gancho e ainda tema suspensão do drama da cientista Emeri. Que episódio!
Star Wars: The Bad Batch – 3X12: Rolo Compressor (Star Wars: The Bad Batch – 3X12: Juggernaut – EUA, 10 de abril de 2024)
Criação: Dave Filoni
Direção: Steward Lee
Roteiro: Ezra W. Nachman
Elenco: Dee Bradley Baker, Michelle Ang, Steve Blum, Keisha Castle-Hughes, Jimmi Simpson, Stephen Stanton, Ben Diskin, Wanda Sykes, Jonathan Lipow, Matthew Wood, Noshir Dalal
Duração: 23 min.