- Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série.
Reunião, episódio que faz dobradinha com Cicatrizes de Batalha, marca a metade da temporada inaugural de The Bad Batch e, como é de se esperar, estabelece um ponto de virada na série. Não é uma reviravolta espetacular no sentido de inesperada, pois, muito ao contrário, é o óbvio, ou seja, a separação de Ômega dos Mal Feitos, cortesia do pistoleiro caçador de recompensas Cad Bane (Corey Burton). Mas nem por isso o episódio é morno. Muito ao contrário até.
Continuação direta do anterior, com os clones ainda em Bracca, o planeta cemitério de naves espaciais, o capítulo continua o que eu só posso concluir que seja um mais do que bem-vindo upgrade nos visuais, já que novamente temos um design espetacular com um CGI de fundo de tirar o fôlego, só que agora com fotografia majoritariamente noturna, especialmente focando no périplo dos Mal Feitos dentro de um cruzador da República depois que Crosshair e um destacamento de clones do recém-formado Império chega para caçá-los, promovendo a tal “reunião” do título. A estrutura de caçada, com Tech fazendo de tudo para enganar Crosshair e Crosshair, por seu turno, usando toda sua experiência para prever os movimentos do ex-colega, tem um ritmos excelente, com as sequências de ação ocorrendo em cenários variados, especialmente dentro do motor iônico da nave.
Aliás, essa longa sequência climática do episódio é perfeitamente iluminada, com lindos jogos de reflexo mostrando um trabalho cuidadoso da produção, além de gerar momentos realmente tensos, com a iniciação do motor para matar os clones ou forçá-los a sair de lá, tornando-se alvo fáceis para a mira de Crossahair e com toda a destruição que se segue daí, inclusive e, especialmente, o que pode ser uma “darthvaderização” do próprio Crosshair, que parece sair muito queimado e com a respiração prejudicada do embate. Será muito interessante se o personagem, cujo retorno para o lado dos Mal Feitos é algo que certamente todo mundo quer, mergulhe de vez no lado sombrio, mudando inclusive de aparência, tanto por dentro quanto por fora da armadura.
Outra revelação razoavelmente esperada – e que é mais uma confirmação do que revelação por isso – é que são os kaminoanos que desesperadamente querem Ômega de volta e que, por isso, contrataram Fennec Shand, que deu as caras em Encurralados, para recuperar a jovem. A razão de ela ser tão valiosa assim para os esguios seres do planeta de água ainda é um mistério e essa revelação deverá ser a chave para emprestar mais relevância para a personagem que, até agora, não é muito diferente de como era Ahsoka Tano no começo de The Clone Wars. O surgimento de Cad Bane ao final, no lugar de Shand, pareceu-me fan service gratuito, já que seria bem mais lógico se a personagem de Ming-Na Wen aparecesse novamente. Por outro lado, a atmosfera de faroeste, com direito a um duelo em que o mocinho se dá mal – em uma das únicas vezes em que essas armaduras convenientemente protegem quem as usa – e deixa sua protegida ser levada.
Confesso, porém, que a linha narrativa de Ômega não é das mais interessantes no momentos, sendo facilmente ofuscada pela de Crosshair, especialmente agora, depois de ser queimado. Claro que será natural que haja mais convergência dessas duas histórias a partir de agora, já que, em tese, tanto o clone quanto sua contrapartida feminina jovem estarão em um mesmo local, provavelmente aguardando o retorno dos Mal Feitos para o grande resgate, talvez com o Capitão Rex e outras participações especiais, mas será interessante ver como isso exatamente acontecerá.
Como episódio de metade de temporada, Reunião funciona muito bem e essa convergência das histórias talvez tivesse merecido até um pouco mais de foco em Crosshair em outro episódio para preparar os eventos aqui. Seja como for, quer parecer que, agora, a cadência da segunda metade da 1ª temporada de The Bad Batch tenderá a depender menos da estrutura de “planeta da semana”, mergulhando de vez em algo um pouco mais sofisticado e fluido de forma que a costumeira qualidade do trabalho de Dave Filoni possa finalmente aparecer de verdade na série.
Star Wars: The Bad Batch – 1X08: Reunião (Star Wars: The Bad Batch – 1X08: Reunion – EUA, 18 de junho de 2021)
Criação: Dave Filoni
Direção: Steward Lee
Roteiro: Christian Taylor
Elenco: Dee Bradley Baker, Michelle Ang, Corey Burton, Bob Bergen, Gwendoline Yeo
Duração: 26 min.