- Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios.
Uma coisa não se pode dizer de Skeleton Crew: em momento algum ela é lenta ou se dá ao luxo de ter episódios que não impulsionam de verdade a narrativa. Claro que a série tem uma infinidade de outros aspectos positivos por conseguir recapturar a magia do deslumbramento infantil no universo Star Wars, mas, em A Gente Está Muito Encrencado, penúltimo episódio dessa deliciosa aventura espacial de amadurecimento com direito a piratas e tesouro escondido, fiquei particularmente impressionado com o roteiro da dupla de showrunners que não desperdiça uma palavra ou um enquadramento sequer, entregando a convergência narrativa que era completamente esperada – mas que nem sempre vem à contento – e preparando o tabuleiro para um encerramento que tem tudo para manter a qualidade demonstrada até agora.
Depois de um prólogo com os pais das crianças desaparecidas tentando mandar uma mensagem para seus filhos por meio de um drone de comunicação que me lembrou demais – e não sem querer, tenho certeza – sequência semelhante na floresta do clássico E.T. – O Extraterrestre, vemos os piratas em sua gigantesca nave e as crianças na Onyx Cynder 2.0 chegando quase simultaneamente à barreira que protege e esconde At Attin. Enquanto Jod enfrenta o ceticismo de Brutus com a ajuda de SM-33, aos poucos trazendo a tripulação para seu lado, os heróis mirins são capturados pelo raio trator e inadvertidamente acabam ajudando Jod a se livrar em definitivo da ameaça representada pelo shistavanen. Tudo o que vemos entre a captura da nave e Jod reaparecer com seu sabre de luz para decapitar o androide que deu razão à Fern em sua manipulação das regras dos piratas, momento que foi magistralmente trabalhado como uma literal brincadeira de criança, é um excelente exemplo de fluidez narrativa, em que basicamente todo um novo status quo é apresentado, com Jod de capacete novamente à frente de seu ganancioso grupo, a mensagem finalmente chegando às crianças e, claro, a eliminação (temporária, espero) de SM-33.
E isso tudo sem que o roteiro dê pistas de que tem intenção de criar algum tipo de arco de redenção para Jod. Muito ao contrário, diria que, entre a fria traição dele no planeta resort, o assassinato de um indefeso Brutus, a decapitação de SM-33 e a ameaça que ele faz aos pais das crianças caso elas não parem de falar durante o trajeto ao planeta, ele foi enquadrado com bastante força na categoria de vilão sanguinário que só quer saber do tesouro escondido. Se isso será mantido até o final, não tenho como afirmar, mas minha aposta é que sim, ele acabará – vivo ou morto – sem que sua vilania seja suavizada, o que é, para mim, a maneira ideal de se tratar o personagem.
A chegada do grupo silencioso em At Attin foi puramente visual, já que o que houve de texto foram breves diálogos entre Jod e os androides de segurança, com a equipe de direção de arte e efeitos visuais criando belas sequências com muita movimentação e muita coisa para observar, desde a forma como a “pista de pouso” é revelada, passando pelos trens de pouso da Onyx Cynder sendo bem presos ao chão e todo o elevador que revela um novo mundo no interior do planeta, mundo esse com riquezas inimagináveis que fazem de Jod um pirata muito, mas muito feliz e, diria, um tantinho quanto ensandecido, algo que aquela sequência em que ele quase faz como o Tio Patinhas e toma um banho de ouro só vem reiterar. Agora é esperar para ver quem é supervisor (será ele o lendário pirata Tak Rennod?), o que afinal são esses planetas escondidos por barreiras e, claro, como será o embate final.
Pode parecer muita coisa para ser desenrolada em um episódio só, mas, considerando o passo acelerado, mas muito bem compassado que a série teve até agora, tudo indica que a duração regulamentar normalmente acanhada dos capítulos será o suficiente para nos dar boas respostas às perguntas. Muito sinceramente, mesmo que o final acabe sendo menos do que ideal, como não é incomum acontecer, tenho para mim que essa aventura infantil tem sido tão agradável, que tudo o que eu sei é que eu não ficaria nada triste se uma segunda temporada fosse anunciada.
Star Wars: Skeleton Crew – 1X07: A Gente Está Muito Encrencado (Star Wars: Skeleton Crew – 1X07: We’re Gonna Be in So Much Trouble – EUA, 07 de janeiro de 2025)
Criação: Jon Watts, Christopher Ford
Direção: Lee Isaac Chung
Roteiro: Christopher Ford, Jon Watts
Elenco: Jude Law, Ravi Cabot-Conyers, Ryan Kiera Armstrong, Kyriana Kratter, Robert Timothy Smith, Nick Frost, Tunde Adebimpe, Kerry Condon, Geneva Carr, Fred Tatasciore, Jaleel White, Dale Soules, Sisa Grey
Duração: 37 min.