- Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.
Esse episódio foi extremamente divertido e provavelmente o que mais gostei de assistir no seriado até o momento. Depois da reviravolta com a traição da Janeway de holograma no capítulo anterior, resultando na perseguição da Federação, que por sua vez tinha uma Janeway sequestrada, era de se esperar um episódio mais tenso e com um grande clímax… certo?
Não exatamente. Mindwalk é um episódio extremamente cômico, uma abordagem que não esperava nesse tipo de situação, apesar da série gostar do humor infantil e o clima leve, tampouco estaria aguardando uma execução tão boa, com piadas maduras e um bom desenvolvimento de trama em meio à troca de corpos entre a Janeway e o Dal. É uma ideia que surge de um campo absurdista, mas que de certa forma mais sentido na mitologia deste universo e para as habilidades do capitão da Protostar.
As cenas com Dal no corpo da comandante são impagáveis, incluindo ótimo humor físico e vocal, além de um roteiro que se aproveita da personalidade sarcástica de Dal (adoro quando a obra faz isso), com piadas que funcionam tanto para os pequenos quanto para um audiência adulta. Também se cria uma narrativa completamente inesperada, seja os espectadores, seja os antagonistas que ficam meio perplexos com o evento. O maior destaque fica com Dal descobrindo as charadas da sua equipe.
Já na Protostar, apesar de assistir Dal extremamente sério com a mente de Janeway ser inadvertidamente divertido, com exceção de algumas piadas-referências (como a da Salamandra) ganhamos sequências mais, digamos, sentimentais. O momento entre as Janeways é particularmente bonito, enquanto o roteiro faz um bom trabalho para utilizar essa história de troca de mentes para a comandante se tornar aliada/mentora dos protagonistas.
O roteiro, apesar de mais humorístico, ainda consegue criar um senso de perigo e boa desenvoltura com a ação quando Janeway e Dal precisam sair de suas respectivas naves para se tocarem – com ótima animação, vale ressaltar. E também atiça a curiosidade para vermos a dinâmica nos dois episódios finais (intitulados de Supernova), seja com Janeway lidando com traidores na nave, seja com Dal e companhia agora que têm uma grande aliada na frota estelar.
Star Trek: Prodigy – 1X18: Mindwalk | EUA, 15 de dezembro de 2022
Showrunners: Kevin Hageman, Dan Hageman
Direção: Sung Shin
Roteiro: Kevin Hageman, Dan Hageman (baseado na obra de Gene Roddenberry)
Elenco (vozes originais): Brett Gray, Ella Purnell, Jason Mantzoukas, Angus Imrie, Rylee Alazraqui, Dee Bradley Baker, Jimmi Simpson, John Noble, Kate Mulgrew
Duração: 24 min.