- Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.
Alguns dos meus episódios favoritos da franquia Star Trek são os que circulam uma narrativa onde não sabemos o que está acontecendo. Adoro esse tipo de conceito sci-fi, muito bem explorado por Prodigy no episódio desta semana, em que a gangue fica presa dentro do holodeck. Inicialmente, eles não sabem que estão dentro da simulação holográfica, mas após glitchs, nosso elenco mirim se vê numa jornada para resolver o mistério.
Gosto da sacada de usar as simulações que cada membro da tripulação navega. Penso que se a trajetória fosse mais dramática, talvez explorando as “fugas” de cada personagem, teríamos um episódio mais denso e corajoso. A produção, porém, decide explorar uma rota aventureira e cômica, mas com muita criatividade. Passamos por uma biblioteca meio canastrona, uma ação em alto-mar e uma divertida festa de uptempo jazz!
A “investigação” procurando chaves não é exatamente inventiva, tampouco bem orquestrada – eles descobrem as pistas muito facilmente -, mas há um entretenimento infantil ali dentro. A animação também convence bastante, seja com a abordagem monocromática com a simulação de Murf, seja um monstro extremamente fofo no oceano. Tudo acaba se tornando uma espécie de jogo que para os pequenos deve ser bem prazeroso de assistir, ainda que um pouco entediante para uma audiência adulta.
O que me convenceu a dar uma nota maior para este episódio do que para os mais recentes – além do conceito – é a reviravolta de que Janeway estava criando a prisão para o elenco involuntariamente. A história toda parece uma aventurinha contida, mas o roteiro cria esse twist divertido para vincular a trama à narrativa principal. Cria uma espécie de rixa no grupo e um drama surpresa para a Janeway holograma, além de deixar um bom cliffhanger para a reta final da temporada.
Star Trek: Prodigy – 1X17: Ghost in the Machine | EUA, 08 de dezembro de 2022
Showrunners: Kevin Hageman, Dan Hageman
Direção: Sung Shin
Roteiro: Kevin Hageman, Dan Hageman (baseado na obra de Gene Roddenberry)
Elenco (vozes originais): Brett Gray, Ella Purnell, Jason Mantzoukas, Angus Imrie, Rylee Alazraqui, Dee Bradley Baker, Jimmi Simpson, John Noble, Kate Mulgrew
Duração: 24 min.