Home TVEpisódio Crítica | Star Trek: Prodigy – 1X15: Masquerade

Crítica | Star Trek: Prodigy – 1X15: Masquerade

Crise de identidade.

por Kevin Rick
219 views

  • Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.

A partir do que vimos neste episódio, parece que a participação de Janeway será mais efetiva na história, como um perigo e um auxílio para os jovens membros da Protostar. Ainda vejo uma característica episódica, com Masquerade focando na aventura do grupo consertando a Protostar na Zona Neutra, mas os dois núcleos da animação, aparentemente, vão se manter convergidos, o que é bacana para manter a história principal contra o pai de Gwyn com alguma relevância narrativa.

No mais, tivemos um caso da semana bem divertidinho. O roteiro destaca uma crise de identidade de Dal, seguindo o arco do personagem que vem lidando com suas inseguranças e dúvidas de identidade, com o estopim sendo sua inveja de Okana, com participação cômica ao longo da aventura.

A descoberta de que Dal é um experimento de laboratório carrega um choque dramático bem desenvolvido, se vinculando aos conflitos do personagem, que agora se vê ainda mais solitário e confuso. A revelação também pode render algum tipo de fruto narrativo no futuro, ao entendermos melhor com qual propósito Dal foi criado. Os roteiristas continuam mantendo seus mistérios com algum tipo de intriga, mesmo na proposta infantil do programa.

Por enquanto, nos divertimos com as mutações de Dal e com seu simpático conflito identitário, terminando ali com uma mensagem bonitinha sobre amizade e de que o personagem não está sozinho. Também podemos ver sua antiga arrogância em pequenas doses – gostaria que esse traço de personalidade do personagem não se perdesse dentro da fofura do grupo.

Também é um bom episódio de ação, com participação dos romulanos perseguindo o pequeno grupo. Algumas sequências são lindonas, como o esquadrão da morte voando nos trajes anti-gravidade em planos abertos ou nas pequenas coreografias de combate, com destaque para o novo segurança do grupo: Murf!

O final do episódio até cria uma pequena tensão, com ótimo uso de Janeway mandando atirar na Protostar, quase ferindo os jovens. A revelação no final também é bacana, criando mais intriga e mistério com a já curiosa narrativa principal de viagem no tempo e primeiro contato. Vamos ver como Janeway lida com uma traidora dentro da nave e como o grupo lidará com o Diviner pela segunda vez.

Star Trek: Prodigy – 1X15: Masquerade | EUA, 24 de novembro de 2022
Showrunners: Kevin Hageman, Dan Hageman
Direção: Sung Shin
Roteiro: Kevin Hageman, Dan Hageman (baseado na obra de Gene Roddenberry)
Elenco (vozes originais): Brett Gray, Ella Purnell, Jason Mantzoukas, Angus Imrie, Rylee Alazraqui, Dee Bradley Baker, Jimmi Simpson, John Noble, Kate Mulgrew
Duração: 24 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais