- Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.
The Inner Fight é o primeiro episódio de um final duplo da quarta temporada de Lower Decks que, claro, finalmente aborda a misteriosa nave que vinha “destruindo” outras das mais diversas raças pela galáxia. Interessantemente, porém, no lugar de simplesmente fazer o óbvio, que seria sinalizar seu objetivo logo no começo, o roteiro escrito pelo próprio showrunner começa abordando a luta interna de Beckett Mariner contra ela mesmo, tema que também vinha sendo trabalhado nos episódios anteriores e que chega a seu ponto mais alto quando ela enfrenta “adoráveis criaturinhas” altamente venenosas arriscando-se desnecessariamente, o que leva sua mãe a pedir para seus amigos – incluindo T’Lyn que, depois de uma ausência de três episódios, está de volta! – para levá-la para uma missão completamente segura, sem chance alguma de ela encontrar perigo, enquanto Rutherford, a capitã e Shax partem para tentar localizar e proteger o ex-cadete Nick Locarno que, conforme inteligência recebida, seria alvo da nave misteriosa juntamente com outros personagens muito mais famosos da franquia.
A missão a que Tendi, T’lyn e Boimler levam Mariner – consertar um satélite meteorológico na órbita de Sherbal V – inadvertidamente revela-se como chave para a solução do mistério, já que, depois de fugir de uma nave Klingon que aparece do nada, eles se teletransportam para a perigosa superfície do planeta, encontrando por lá duplas de oficiais alienígenas das naves que vimos ser destruídas ao longo da temporada em uma espécie de disputa adulta (ou nem tanto) por território, suprimentos e tudo mais à la Senhor das Moscas. Mariner, com seu impulso autodestrutivo, parte sozinha à noite para executar o plano de Tendi que consiste em alterar o sinal de uma estação de monitoramento para um de socorro na primeira conexão do episódio com O Retorno de Jedi (não é nenhuma coincidência que a estação é idêntica ao gerador do escudo de força da Estrela da Morte II, localizada em Endor) e, no processo, faz uma inesperada e improvável amizade com Ma’ah (Jon Curry), um guerreiro Klingon traído e largado no planeta pela Ave de Rapina que forçou os ex-alferes da Frota Estelar a se transportarem para o planeta.
A conexão de Mariner com Ma’ah é, claro, o coração do episódio, com a personagem finalmente revelando o que está no fundo de suas ações impensadas: ela perdera Sito, uma querida amiga que alçou voos altos na Enterprise e, em uma missão de espionagem, foi morta. Considerando o cliffhanger de The Inner Flight, em que vemos Mariner acordando na nave misteriosa e encontrando-se com Locarno (Robert Duncan McNeill retornando ao seu breve papel de A Nova Geração), que ela parece conhecer, quero crer que esse passado dela será mais explorado e contextualizado, pois a confissão, aqui, pareceu-me corrida demais, ainda que o resultado final seja relevante para fazer com que ela dê a volta por cima, literalmente abrace Ma’ah e parta para unir as várias espécies por um objetivo comum. Tenho, porém, receio de que todo essa vida pregressa de Mariner, que nunca antes foi abordada, seja usada como explicação única para o mistério da temporada, o que seria uma escolha… estranha e talvez preguiçosa demais de McMahan. Por outro lado, eu já cansei de errar minhas previsões sobre decisões desse showrunner que, definitivamente, já fez mais do que por merecer meu respeito.
A história secundária, em que vemos a Capitã Freeman, ao lado de Rutherford e Shaxs, tentando achar Locarno no planeta fora-da-lei Novo Axton, é quase inconsequente para o episódio, mas não deixa de ser divertida, com Freeman colocando em movimento um elaborado plano secreto que nem seus colegas sabem para extrair a informação e que consiste em infiltrar Billups como um caçador de recompensas ameaçador e mascarado, resultando na segunda conexão com o terceiro filme da Trilogia Original de Star Wars, em que Leia Organa disfarça-se de Boushh para salvar Han Solo das garras de Jabba. É uma sidequest feita para levar o episódio à sua duração regulamentar, mas eu confesso que preferiria que mais tempo fosse devotado ao passado de Mariner e o estabelecimento de sua conexão com Ma’ah.
The Inner Fight provavelmente precisará ser reavaliado depois que sua segunda parte e derradeiro episódio da temporada for ao ar, mas, se visto por seus próprios méritos, ele tem problemas sensíveis conforme exposto ao longo de meus comentários, ainda que, no agregado, ele ainda seja muito bom, talvez apenas aquém da qualidade que o quarto ano da série vinha consistentemente mostrando. Semana que vem, ao que tudo indica, já que McMahan não é lá muito chegado a deixar pontas soltas de uma temporada para outra, saberemos de tudo!
Star Trek: Lower Decks – 4X09: The Inner Fight (EUA, 26 de outubro de 2023)
Showrunner: Mike McMahan
Direção: Brandon Williams
Roteiro: Mike McMahan
Elenco (vozes originais): Tawny Newsome, Jack Quaid, Noël Wells, Eugene Cordero, Dawnn Lewis, Jerry O’Connell, Fred Tatasciore, Gillian Vigman, Paul Scheer, Gabrielle Ruiz, Robert Duncan McNeill, Jon Curry
Duração: 26 min.