Home TVEpisódio Crítica | Star Trek: Lower Decks – 3X09: Trusted Sources

Crítica | Star Trek: Lower Decks – 3X09: Trusted Sources

Jornalismo (ir)responsável.

por Ritter Fan
210 views

  • Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.

Não tenho bola de cristal para saber como a terceira temporada de Lower Decks acabará, mas começo a chegar à conclusão que Mike McMahan está ficando muito ambicioso com sua série. Isso é em tese algo bastante positivo, claro, especialmente considerando que a próxima temporada já foi aprovada, mas o showrunner vem introduzindo assuntos novos demais para encerrar decentemente algum arco narrativo apenas em mais um episódio, o que pode significar que teremos alguns finais abertos a serem abordados no futuro. Não é incomum isso acontecer em séries, claro, e eu espero mesmo que ele use a vindoura quarta temporada para isso, pois correr para lidar com as pontas soltas em apenas mais 25 ou 27 minutos será um desserviço ao que ele vem construindo.

Afinal, recapitulando, ele criou todo um misterioso e consideravelmente complexo passado para Rutherford e seus implantes cibernéticos em Reflections, passado esse que envolve algum tipo de conspiração de alto nível hierárquico na Frota Estelar. Em seguida, especificamente no cliffhanger de Crisis Point 2: Paradoxus, a temporada resgatou William Boimler, o “gêmeo de transportador” de Bradward Boimler, que fingiu sua morte como parte de um plano para ele ser recrutado pela insidiosa Seção 31, a CIA do Universo Star Trek. É possível que essas duas tramas estejam conectadas, claro, mas, mesmo assim, a história que consigo imaginar dessas linhas narrativas é interessante demais para ser trabalhada com economia extrema.

E, claro, agora em Trusted Sources, temos o drama da alferes Beckett Mariner, o primeiro episódio da temporada a retornar a um tema caro para a série: a conturbada relação de amor e ódio da jovem com sua mãe, a Capitã Carol Freeman. Mais interessante ainda, que realmente mostra a importância do assunto, esse tema é o tema único do episódio que foca exclusivamente nas consequências da chegada da repórter Victoria Nuzé (Alison Becker) à Cerritos para cobrir a primeira missão do recém-aprovado projeto xodó de Freeman, batizado de “De Passagem” (ou Swing By, no original), em que as naves de segundo contato da Frota fariam visitas mais constantes a planetas que há muito não recebem visitas da Federação.

A missão em si é desimportante apesar das várias referências à Nova Geração e à Deep Space Nine, com o planeta Ornara, visitado pela última vez por Jean-Luc Picard há 17 anos sendo o objetivo principal que, ato contínuo, leva à tripulação também ao planeta rival Brekka que, por sua vez, como eles descobrem, foi dominado pelos Breen, extraterrestres cuja aparência real ainda é desconhecida na franquia por eles jamais tirarem os capacetes. O que realmente interessa para a história é que, durante os conflitos que acabam se sobressaindo mais do que o projeto de visitas da capitã, a cobertura jornalística de Nuzé, como é comum acontecer nesse meio (desculpem-me os leitores que forem jornalistas…), escolhe as informações mais apimentadas para, no final das contas, destruir a reputação de Freeman e, por tabela, da Cerritos. E, de maneira inclemente, a capitã culpa sua filha por sua desgraça, sem compreender que ela, ao contrário, foi a única que rasgou elogios para a vida na nave.

Eu gosto da maneira como uma relação de mãe e filha que, há algum tempo, permanecida estável, degringola muito facilmente, com Freeman chegando a deduções que talvez fossem verdadeiras no começo da série, mas que ignoram o quanto Mariner cresceu como personagem. Além disso, todos da Cerritos passam a não querer mais falar com a alferes, até mesmo sua namorada, em uma demonstração muito relevante de “passado que condena” e de deduções em uma estalar de dedos que passam a ser verdades instantâneas, algo que é pródigo em redes sociais em nosso mundo dito moderno.

Por outro lado, não gosto como o roteiro de Ben M. Waller artificialmente deixa Tendi, Boimler e Rutherford completamente à margem da ação principal, sequer dando a oportunidade de os amigo saírem em defesa de Mariner, como seria absolutamente natural ver. A rapidez da condenação e da pena da alferes – ser exilada na Base Espacial 80 – fere um pouco a dinâmica dos quatro amigos que a série sempre trabalhou, ainda que seja compreensível a necessidade de realmente retirar Mariner da Cerritos de maneira a levá-la à parceria com a arqueóloga independente Petra Aberdeen que ela e Boimler haviam conhecido em Reflections. O que eu esperava, portanto, era tão e somente mais resistência ao que acaba acontecendo por parte dos demais alferes, mais demonstração de companheirismo de maneira a mostrar que eles fizeram de tudo para tentar convencer a capitã de que Mariner não era culpada antes de ela ser absolvida pela própria reportagem de Nuzé.

E é justamente essa saída de Mariner da Cerritos, algo que sabemos que é apenas temporário, que acrescenta mais uma linha narrativa para ser somada às duas outras que ainda não tiveram desfecho e que mencionei mais acima. Fora que ela, pelo menos não muito claramente, não parece se conectar com o que pode ser a convergência da história de Rutherford com a Seção 31, algo que, portanto, parece pedir mais desenvolvimento e tranquilidade de McMahan no último episódio e, espero, na próxima temporada. Especulando – algo que não gosto muito de fazer para não criar expectativas – pode ser que o 10º da atual temporada seja usado para unificar essas pontas narrativas de forma que elas, então, sejam exploradas  no ano seguinte. Mas descobriremos em breve!

Star Trek: Lower Decks – 3X09: Trusted Sources (EUA, 20 de outubro de 2022)
Showrunner: Mike McMahan
Direção: Fill Marc Sagadraca
Roteiro: Ben M. Waller
Elenco (vozes originais): Tawny Newsome, Jack Quaid, Noël Wells, Eugene Cordero, Dawnn Lewis, Jerry O’Connell, Fred Tatasciore, Gillian Vigman, Paul Scheer, Alison Becker, Carlos Alazraqui, Georgia King
Duração: 25 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais