Número de temporadas: 04
Número de episódios: 124
Período de exibição: 18 de abril de 2004 a 8 de julho de 2007
Há continuação ou reboot?: Não.
XXXXXXXXXX
Tem um musical famoso na Broadway chamado Chicago, que conta a história baseada em fato de duas mulheres em Chicago, EUA, no século XX, assassinas, que ficaram famosas pelos seus atos, e posteriormente dividiram palco nas casas de show dançando. Sob Nova Direção tem uma gênese parecida com mulheres enrascadas que ganham popularidade na TV pela história de como elas saem dos problemas. O piloto da série começa com Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé dançando o número icônico do musical como Velma e Roxie, respectivamente. Velma a profissional desenrolada e Roxie a dona de casa que muda de vida, assim como Pit de Ingrid, ex-taxista, e Belinha, falida e divorciada, que assumem o bar que sobrou do casamento de Belinha. Embora a referência ao musical seja motivada pela muito viva memória da época de transmissão do piloto por causa do filme Chicago ter ganhado o Oscar em 2003, ainda assim a criação de Ingrid e Heloísa percorrem por uma inspiração, não só uma citação visual.
No final de 2003, a Globo transmitiu um telefilme teste de Sob Nova Direção, e o sucesso garantiu o aval para se produzir a sitcom brasileira em 2004. Nele contava como Pit e Belinha se encontraram, se tornando parceiras depois de serem “assassinadas socialmente”. Pit era taxista, então ela era desconsiderada no volante pelos homens. Belinha já envolve o casamento, sendo a motivação da série ao ficar com o bar do ex-marido depois de uma negociação fraudulenta, colocando Belinha em uma situação desfavorável, perdendo sua vida de riqueza. O bar é uma espelunca, mas com as amigas juntas elas reformam e colocam a base da série em ativa.
O piloto concretiza essa história inicial de comédia trágica brasileira com inspiração em Chicago. O fundamento do musical é mostrar essas mulheres moralmente questionáveis populares socialmente, quebrando barreiras sociais. Ingrid e Périssé engajam isso naturalmente na comédia, tanto por serem donas de um bar como por tentarem se tornarem famosas no cenário carioca sem pensarem nas consequências. Conta-se que as atrizes tiveram a ideia da série depois de verem uma situação engraçada numa viagem para Paris que envolvia duas mulheres donas de um bar brigando. Porém, para tornar a ideia mais original, além de criar Pit e Belinha, personagens bem diferentes socialmente falando, a representação das personagens precisam de desafios, em como se inserirem no tempo, ou enfrentá-lo.
A história de Axé do Dengo é essa, mulheres querendo popularizar o bar delas a qualquer custo, assim como Velma e Roxie matam seus amantes por adultério deles. Chicago percorre com o musical por temáticas sociais da década de 1920 e o absurdo do universo cantante coreografado, já Sob Nova Direção tem sua comédia dirigida por Roberto Farias, que busca fazer graça com o roteiro de Claudio Torres e Paulo Cursino em fazer Ingrid e Périssé se exporem ao ridículo em um bar recheado de jovens. A busca incessante pelo sucesso é o que causa a briga entre as protagonistas, quando param de olhar para a originalidade que elas querem propor para o bar, como o número de dança de Chicago, e se ludibriam com a apropriação cultural da bebida tradicional de família do baiano Moreno Gil (Luis Miranda).
Assim como o musical da Broadway é um grande percurso por entender quem são Velma e Roxie além da popularidade, Axé do Dengo retoma comicamente a Lei Seca dos EUA para o universo carioca com intuito de mostrar quem é Pit e Belinha além do desejo de sair da pobreza. O desenvolvimento da comédia funciona para agregar a amizade de duas donas de um bar, que juntas vão atrás de Moreno quando ele estava voltando para Bahia, desmotivado a trabalhar em bares quando vê a cegueira das protagonistas pelo dinheiro e fama que a bebida que ele fez criou para o bar. O episódio também vai mostrar que a bebida de Moreno traz algumas consequências – como a Lei Seca criou problema na década de 20 em Chicago -, algo valioso num roteiro de comédia que quer trabalhar personagens. Por isso, até o final do piloto as inspirações em Chicago não apenas se reforçam como Pit e Belinha aprimoram a apresentação musical do começo do episódio, utilizando a participação de Franco (Luiz Carlos Tourinho) e Moreno para apoiá-las. Eles não são mais o público pequeno do bar, mas são os dançarinos como elas.
Claro que existe problemas ao se assistir esse piloto no descuidado com alguns temas, especialmente usando piadas depreciadoras, ou irônicas com alguns preconceitos sociais. Além disso, a produção da Globo em 2004 é datada demais para se ter alguma avaliação menos anacrônica. Mas em geral, Sob Nova Direção mostra como algumas produções brasileiras se iniciaram além de referências americanas do seu tempo, criando algumas inspirações próprias com reverberações populares interessantes.
Sob Nova Direção – 1X01: Axé do Dengo (Brasil, 18 de abril de 2004)
Criação e desenvolvimento: Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé
Direção: Roberto Farias
Roteiro: Claudio Torres Gonzaga, Paulo Cursino
Elenco: Ingrid Guimarães, Heloísa Périssé, Otávio Müller, Luiz Carlos Tourinho, Luis Miranda, Ricardo Kosovski, Mônica Martelli
Duração: 28 minutos