Home TVEpisódio Crítica | Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha – 1X09 e 10: Herói ou Ameaça & Se Este for o Meu Destino…

Crítica | Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha – 1X09 e 10: Herói ou Ameaça & Se Este for o Meu Destino…

Tempo e destino.

por Kevin Rick
1,3K views
  • spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos outros episódios da série e, aqui, as críticas de todo nosso material do Universo Cinematográfico Marvel.

1X09
Herói ou Ameaça

A musiquinha que toca sempre que o Otto entra em cena é deliciosa. Parece aqueles temas divertidamente cafonas de vilões canastrões de séries antigas. A trilha dita o excelente encontro que abre esse episódio, com Norman Osborn jogando na cara de Otto seu sucesso, sua vingança e seu roubo bem elaborado da tecnologia do vilão, incluindo uma tiração de sarro inesquecível quando o futuro Duende Verde mostra a foto do Tony Stark, talvez o pior herói para capturar Otto. O vai e volta entre os dois antagonistas é da mais alta qualidade da vilania clássica, com ego, orgulho e inveja escorrendo em cada diálogo e em cada sorriso de canto do Osborn ou olhar furioso do Otto. Grande trabalho aqui de caracterização e de personalidade, usando clichês da maneira correta. Esse bloco me deixou muito animado para o que essa rixa deve prometer ao longo da série, ainda mais agora que estamos vendo Osborn mostrar sua verdadeira face a cada novo episódio.

O que segue a partir disso é ainda melhor: temos basicamente um episódio inteiro em torno de um único bloco de ação. Fiquei positivamente surpreso com a abordagem criativa aqui, convergindo organicamente tanto a subtrama de Lonnie quanto a jornada solo de Nico com o mote principal de Peter se tornando o Homem-Aranha clássico, inclusive com seu uniforme original – que tá lindão – no que é a mais longa sequência de porradaria da produção. A presença do Escorpião funciona novamente, já que o personagem segue retratado como um maníaco e por mais infantil que seja a animação, esse vilão tem sempre trazido um certo nível de urgência e de maturidade para a ação, que mais uma vez ganha ótima qualidade técnica, boas coreografias, grandes momentos e um surpreendente trabalho dramático com o teioso. Quem diria que uma luta de gangues na rua se tornaria um momento de transformação para o protagonista, não é mesmo?

O que vinha sendo trabalhado na mentoria deturpada de Osborn se concretiza aqui quando Peter perde o controle, quase chegando a matar o Escorpião, sendo parado por ninguém menos do que o Lonnie. Não esperava que, em seu arco de derrocada ao crime, o personagem pudesse ainda manter seu senso moral. É uma escolha curiosa e que o torna um futuro antagonista bem interessante nesse universo. Ademais, como foi divertido ver ele e o aracnídeo formando uma dupla dinâmica, com o ex-atleta ganhando poderes por acaso e certamente se tornando o líder da gangue depois da fuga de Donovan. Além de um grande entretenimento, Herói ou Ameaça traz personagens de personalidade, com bons arcos e uma narrativa inteligente em seus usos de clichês, incluindo um momento expressivo para a mitologia do aranha, em que o mesmo quase passou daquela linha por conta dos conselhos errados. Confesso que, lá no início da animação e sua abordagem bem padronizada para uma história do miranha, não imaginei esses tipos de contornos ganhando brilho. O finalzinho ainda prepara bem o grand finale, com o tal conselheiro revelando seus verdadeiros planos e prontinho para entrar em rota de colisão com todos.

1X10
Se Este for o Meu Destino…

Assim como no nono episódio, Se Este for o Meu Destino… é um capítulo que converge as linhas narrativas da série e os “buracos” que ficaram para trás com muita eficiência, trazendo um pouco mais daquele Homem-Aranha moleque, no divertido trecho inicial do episódio com a correria do trabalho escolar, incluindo a boa relação com Nico e especialmente Pearl (he, he), bem como no segundo ato de ação, que mais uma vez toma grande porção do episódio, em que Norman Osborn apresenta seu grande projeto científico de uma porta de entrada para o cosmos. Do discurso cheia de hipocrisia e de meia verdades até a cara de medo de quase todo mundo, podemos ver os personagens finalmente descobrindo essa faceta de Norman, com a aparição do Dr. Estranho fazendo a narrativa vir full circle (literalmente).

Eu até esperava que isso fosse acontecer quando vimos a mesma aranha que picou Peter no episódio passado e a suspeita se confirmou quando um simbionte saiu do portal, mas mesmo assim fiquei intrigado pela escolha dos roteiristas em tornar o grande momento de Peter ganhando os poderes um paradoxo temporal. É um conceito estranho, mas que levanta alguns pontos sobre tempo e destino, algo que o texto lida bem na cena final entre os dois heróis, além de abrir uma grande porta para essa produção explorar os cosmos – habemus Venom! – e o multiverso. Se formos pensar, também, na linha do tempo do UCM, que a série tenta seguir, estamos em tese próximos da invasão do Thanos e do Blip – fica a dúvida também se veremos o Abutre dos cinemas, mas acho que não. A deixa para o miranha se juntar aos Vingadores deve ser com o Estranho e quem sabe até lá o uniforme dele fica preto ou então um certo Duende vai ser de uma cor diferente…

Chega a ser irônico como comecei criticando a série bastante por seu tom comum e agora estou quase em uma ficção especulativa. A produção soube muito bem misturar as origens dos quadrinhos e os eventos do UCM para criar algo que gradualmente se tornou distinto, se ainda extremamente familiar, com toques bem legais de algumas inversão de papéis e outros caminhos turvos para o que conhecemos da mitologia do personagem. O final da temporada entrega de tudo um pouco, do lado mais bobo até o mais dramático, de conversações com substância até muita porradaria divertida, e de um clímax que se aproveita da ótima presença do Dr. Estranho e da entrada de mais um vilão icônico do teioso para estabelecer que tem muita consequência desse evento. O bloco final do episódio tem uma montagem bem extensa de “cenas dos próximos capítulos“, algumas que esperávamos – Lonnie se tornando o Lápide e Nico mostrando seus poderes mágicos -, outras menos esperadas – Finesse sendo sidekick do Demolidor e Norman tendo contato com o simbionte antes do miranha -, e uma que absolutamente ninguém viu chegando: a aparição do pai de Peter, na prisão ainda por cima; um relacionamento pouquíssimo explorado no cânone do personagem. Mas tá tudo bem, porque o Homem-Aranha está pronto!

Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha – 1X09 e 10: Herói ou Ameaça & Se Este for o Meu Destino… (1X09 e 10: Hero or Menace & If This Be My Destiny…) | EUA, 19 de fevereiro de 2025)
Criador por: Jeff Trammell (baseado na criação de Stan Lee & Steve Ditko)
Direção: Liza Singer (1X09), Stu Livingston (1X10)
Roteiro: Charlie Neuner, Jeff Trammell
Elenco: Hudson Thames, Kari Wahlgren, Grace Song, Eugene Byrd, Zeno Robinson, Colman Domingo, Cathy Ang, Leilani Barrett, Paul F. Tompkins, Aleks Le, Erica Luttrell
Duração: Aprox. 30 min. cada

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais