Home TVEpisódio Crítica | Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha – 1X06 a 08: Duelo com o Demônio / A Ascensão do Escorpião / Uma Teia Embaraçada

Crítica | Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha – 1X06 a 08: Duelo com o Demônio / A Ascensão do Escorpião / Uma Teia Embaraçada

Demolindo tudo.

por Kevin Rick
766 views
  • spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos outros episódios da série e, aqui, as críticas de todo nosso material do Universo Cinematográfico Marvel.

1X06
Duelo com o Demônio

Antes de falar do grande destaque do episódio, importante notar como Duelo com o Demônio entrega diversas pistas e questionamentos sobre a história de uma maneira quase prosaica, muito por conta da superfície que toma grande porção da narrativa. Explico: de maneira geral, o episódio parece não entregar tanta coisa em sua extensa minutagem dedicada para o relacionamento do trio entre Parker, Nico e Harry, mas temos muitas migalhas jogadas aqui e ali que indicam um restante de temporada bem interessante. Logo de cara, não vou mentir, o atrito entre as amizades do protagonista não é lá um grande highlight pra mim, porque por mais simpático e coerente que seja esse bloco narrativo, pouco aqui chama minha atenção na abordagem bem genérica do roteiro. Talvez o desentendimento de Parker e Nico dê bons frutos, até porque questões de confiança e problemas com a identidade secreta são temas recorrentes do teioso, mas nada de grande destaque na minha visão.

O que realmente chama minha atenção são os pequenos momentos sugestivos da narrativa. Temos a aparição de Jeannie em uma área restrita da Oscorp, que levanta muitas perguntas sobre a participação da personagem na história – e que para mim traz relevância para o grupo de estagiários, que achei que seriam mais figurantes. Temos também a adição ao arco de Nico Minoru com as cartas de tarô e sua relação com o oculto, que, principalmente para quem sabe do background da personagem, traz elementos beeem curiosos para uma trama do Homem-Aranha. E, por fim, o bloco de Osborn com o Secretário Ross, a segunda melhor parte do episódio, que sugere uma expansão da história com os Vingadores, o Tratado de Sokovia e a possível – ou, melhor, eventual – traição de Osborn. Só me pergunto quem em sã consciência acreditaria que o fortinho John Gallo cabe no traje do aracnídeo…

Mas, claro, o grande destaque do episódio é a participação do Demolidor (com voz do próprio Charlie Cox!). Algo que vimos pouco no audiovisual do Homem-Aranha é seu relacionamento com o Homem Sem Medo, sendo que as diferentes personalidades entre os personagens é realmente fascinante nos quadrinhos. Da coreografia da luta, do humor, dos diálogos misteriosos e da indicação de que essa série realmente vai expandir os horizontes da mitologia do protagonista, gosto de tudo aqui e fico bem animado para os desdobramentos da trama com Osborn, ainda mais com a crescente participação do Doc Ock. Um episódio mais de preparação, Duelo com o Demônio deixa muita coisa no ar para o restante da temporada.

1X07
A Ascensão do Escorpião

A Ascensão do Escorpião realça um amadurecimento dramático e narrativo na série, algo que vinha sendo preparado na subtrama de Lonnie – que aqui finalmente se converge com a linha principal da história de Peter – e nas interações cada vez mais tóxicas entre o protagonista e Norman Osborn, que gradualmente mostra como trata o herói como uma peça em seu tabuleiro. Desde o início da obra, tenho criticado bastante a certa mesmice dos roteiristas, mas temos que dar crédito pela forma como estão escalonando e aprofundando a história e os personagens, além da interessante “deturpação” da arco do Homem-Aranha com um mentor bem longe do ideal – se eu já não achava o Homem de Ferro uma figura modelo no UCM, quem dirá o Duende Verde.

Gosto bastante da forma orgânica que o episódio converge a história de Lonnie e Pearl com a trama principal em torno de Doc Ock e quem está usando sua tecnologia, insinuando uma guerra de gangues no meio de uma batalha por poder entre Osborn e Octavius, com o aracnídeo espremido nisso tudo enquanto enfrenta problemas de identidade e responsabilidade. As diversas cenas com Lonnie, sua família e Pearl têm um peso emocional e uma densidade que puxa a narrativa um pouco para fora dos seus limites mais juvenis, com um subtexto intrigante sobre delinquência juvenil e marginalização – não chega a ser algo tão provocante e reflexivo quanto uma história do Miles Morales, por exemplo, mas continua sendo revelador o que os roteiristas fazem aqui com o Lápide, um vilão bem meia boca nos quadrinhos. Grande porção do episódio ainda é dedicado para o bloco fofinho de Nico e Harry, de longe as partes menos interessantes aqui, mas ainda assim tudo bem simpático de assistir, com destaque especial para a sugestão dos poderes mágicos durante a corrida de rua.

Mais uma vez, a reta final do episódio fica com o grande destaque. Como falei, A Ascensão do Escorpião mostra uma crescente de amadurecimento, que desagua aqui no conflito com o Escorpião no covil da gangue de Lonnie. Para além da excelente caracterização do Escorpião, da ótima coreografia da luta e uma animação cada vez mais natural e divertida, o maior acerto desse bloco é o senso de urgência, não só pela violência em si, mas pelo perigo da luta, pela sensação de consequência pela primeira vez na série e pelo sentimento de decepção do herói. As melhores histórias do Homem-Aranha normalmente enquadram o personagem em um momento quebrado, não só fisicamente, mas principalmente psicologicamente, o que esse desfecho certamente prepara muito bem.

1X08
Uma Teia Embaraçada

Seguindo a evolução de qualidade da série, Uma Teia Embaraçada é o melhor episódio da temporada até aqui, explorando as consequências da luta do Homem-Aranha com o Escorpião. Como citei no texto acima – escrito antes de ver esse episódio, vale ressaltar – as melhores histórias do teioso normalmente envolvem ele em momentos de dúvida e autossabotagem. Esse episódio explora muito bem esses elementos do personagem, que não apenas foi derrotado, mas que se encontra em uma posição que sente ter decepcionado àqueles a sua volta, incluindo um severo e manipulativo Norman Osborn, que ao invés de ajudar, só tem palavras venenosas ao longo do episódio, incluindo uma excelente versão negativa da icônica frase do tio Ben. Dei um sorrisão quando o antagonista falou “com grandes poderes, vem grande respeito“, porque sintetiza muito bem quem é Osborn, e abre um leque bem curioso de quem esse Homem-Aranha irá se tornar sendo guiado pelo mesmo, com sugestões de que o protagonista pode em algum momento da história passar do ponto com a sua força, quem sabe com Lonnie…

Para uma produção que vem seguindo à risca os principais elementos clássicos do personagem, dentro da proposta nostálgica e respeitosa da equipe criativa, é bom ver a história dando sinais de se aproveitar da linha alternativa para alterar coisas que vão além de etnicidade, gênero e outras mudanças que deixam certas pessoas loucas, mas que na prática não trazem tanta coisa substancial de novidade – até aqui, as mudanças maiores vinham com coadjuvantes, como Lonnie e a presença de Nico, mas agora vemos o conceito de Osborn saber a identidade de Peter deslanchando. Ademais, temos mais um capítulo que prepara muita coisas interessante com os antagonistas secundários, incluindo a ascensão criminosa de Lonnie – cada vez mais tomando a posição de liderança da gangue – e a excelente participação do Dr. Octavius, que ganha um bloco divertidíssimo, com ótima caracterização, uma trilha sonora bem humorada e um desfecho surpreendente com a chegada do Homem de Ferro. Cada vez mais o universo da animação cresce com pontas importantes – veremos se serão algo além disso, espero que sim – e uma galeria de vilões bem próxima de uma certa formação com seis membros – tivemos até o Camaleão aparecendo!

Mesmo sendo um capítulo menos cheio de ação e de frenesi como outros do seriado, Uma Teia Embaraçada é o melhor episódio em termos de aprofundamento do protagonista e de onde essa história pode ir. Ver Peter Parker falhando, chorando e duvidando de si mesmo ao longo da história não é novidade para quem conhece o background do personagem, mas tudo é feito com muita qualidade narrativa, com bons diálogos e um tom cada vez mais maduro e consciente dos perigos desse universo, como se aos poucos o mundo de Peter estivesse se abrindo. Vê-lo superar esses obstáculos é o melhor que uma trama do Homem-Aranha pode oferecer. Mas o melhor de tudo é saber, ao final do episódio, que o traje finalmente está aqui, só que o espírito do herói ainda não. Essa jornada já fez sucesso antes e pode fazer sucesso aqui, quem sabe com alguns temperos diferentes para podermos lembrar da animação como uma versão alternativa marcante.

Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha – 1X06 a 08: Duelo com o Demônio / A Ascensão do Escorpião / Uma Teia Embaraçada (1X03 a 05: Duel with the Devil / Scorpion Rising / Tangled Web) | EUA, 11 de fevereiro de 2025)
Criador por: Jeff Trammell (baseado na criação de Stan Lee & Steve Ditko)
Direção: Liza Singer (1X06 e 08), Stu Livingston (1X07)
Roteiro: Charlie Neuner (1X06 e 08), Charlie Neuner (1X04)
Elenco: Hudson Thames, Kari Wahlgren, Grace Song, Eugene Byrd, Zeno Robinson, Colman Domingo, Cathy Ang, Leilani Barrett, Paul F. Tompkins, Aleks Le, Erica Luttrell
Duração: Aprox. 30 min. cada

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais