Home TVEpisódio Crítica | See – 3X01: Heavy Hangs the Head

Crítica | See – 3X01: Heavy Hangs the Head

Um começo sem muita visão do todo...

por Ritter Fan
3,3K views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios. 

E eis que, quase exatamente um ano depois do começo de sua segunda temporada, See, uma das séries originais da primeira leva do Apple TV+, retorna para o início do fim, com sua terceira e última temporada que, como as demais, será composta de oito episódios. Heavy Hangs the Head cumpre a função de todo episódio de início de temporada e, na medida em que avança a história, relembra o espectador do que precisamos saber sobre o que já aconteceu, ainda que o roteiro de Jonathan Tropper e Jennifer Yale talvez se apoie demais no passado, andando para frente com um certo grau de timidez, o que obviamente é um problema considerando a quantidade de episódios que há pela frente.

O primeiro ponto de lerdeza é frustrante pela lerdeza em si e por esvaziar grande parte  daquele gigantesco epílogo “preparador” da temporada seguinte que o terceiro terço de Rock-A-Bye, pois  o que vemos, no começo, é uma batalha dos Trivantianos contra um exército desconhecido que tem a Capitã Wren como uma das soldadas e que basicamente estabelece que, a não ser por um milagre, eles não conseguirão manter sua posição de defesa em um navio de guerra abandonado por muito tempo. Apesar de a pancadaria seguida de uma espetacular fuga sejam momentos ótimos de ação, tudo ali é construído com o único objetivo de nos reapresentar a Tormada, o chefe de ciências do exército Trivantiano leal ao falecido Edo que, como sabemos, tem em mãos uma arma “mágica mortal criada por aqueles que enxergam: explosivos. Dizimado o exército inimigo e estabelecido que Tormada é, basicamente, um novo Edo, a ação, então, é deslocada para Payan.

Intrigas palacianas são sempre interessantes, mas, aqui, o temos é, mais uma vez, mera repetição. Sibeth Kane tem seu filho graças aos esforços de sua irmã, a Rainha Maghra que, por seu turno, recusa a entregar a vilã aos Trivantianos  como havia sido combinado. Entendo perfeitamente os laços familiares em jogo aqui, mas Sibeth já se mostrou extremamente perigosa e esse tipo de decisão com o coração e não com a cabeça é uma daquelas que realmente “só acontece em filme” e cansa um pouco, pois significa que os personagens não tem oportunidade de crescer. Maghra tenta jogar o jogo político, mas tudo o que ela faz é mostrar que ela não tem força para tomar decisões duras e difíceis quando necessárias. Kofun, claro, está mais perdido do que cego em tiroteio, não conseguindo aceitar e nem rejeitar o recém-nascido filho-sobrinho e Haniwa, com a cabeça muito mais no lugar, demonstra não só entender o porquê de o pai ter ido embora, como também a importância de se proteger aqueles que têm o dom da visão. Talvez seja melhor empossar a jovem como rainha ou, talvez, general, pois só assim Paya terá alguma chance contra Tormada e seu prazer sádico em explodir pessoas.

Como não tinha dúvida que aconteceria, o destino de Baba Voss é logo conhecido: ele está no meio do mato vivendo com um casal de amigos (ou melhor, um amigo e sua esposa que odeia Baba) dentro da fuselagem de um avião ancestral. Depois de salvar um cachorro e, claro, ganhar sua fidelidade eterna, além de ter tempo de brincar e filosofar com o referido amigo, ele é achado por Bow Lion que serve exclusivamente como a personagem descartável para ser explodida por Tormada de forma que Tormada ache que matou Baba Voss e que Baba Voss saiba que os Trivantianos tem uma poderosa arma secreta. E isso significa, claro, que ele deverá já estar de volta à Payan no começo do próximo episódio para avisar sua esposa e organizar uma defesa, algo em que, tenho certeza, seus filhos com visão serão inestimáveis (ou, pelo menos, Haniwa será, pois tenho minhas dúvidas sobre a utilidade de Kofun).

Heavy Hangs the Head foi um começo protocolar de temporada, algo sem dúvida comum de acontecer, mas que, considerando o final da temporada passada, sinceramente esperava mais. Desfazer o status quo da ausência de Baba Voss era inevitável, mas teria sido melhor dar mais espaço para essa parte da história, deixando Tormada e as irmãs de Payan um pouco de lado por não acrescentarem muita coisa ao que já sabíamos. Faltou um pouco de foco e bom uso do tempo curto que a série tem agora, já que está em contagem regressiva para seu fim. Fica a torcida para que o passo seja acertado já no próximo capítulo.

See – 3X01: Heavy Hangs the Head (EUA – 26 de agosto de 2022)
Criação: Steven Knight
Direção: Anders Engström
Roteiro: Jonathan Tropper, Jennifer Yale
Elenco: Jason Momoa, Sylvia Hoeks, Hera Hilmar, Christian Camargo, Archie Madekwe, Nesta Cooper, Eden Epstein, Hoon Lee, Tom Mison, Joshua Henry, Olivia Cheng, Yadira Guevara-Prip, Trieste Kelly Dunn, Dean Jagger, David Hewlett, Michael Raymond-James
Duração: 58 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais