Home TVEpisódio Crítica | RuPaul’s: Rainha do Natal

Crítica | RuPaul’s: Rainha do Natal

Um especial de 2018 com as drags queens digladiando para a coroa natalina.

por Leonardo Campos
188 views

Mesmo diante de algumas polêmicas envolvendo machismo, transfobia e outros comportamentos oriundos da complexa época de lugares de fala em que nós vivemos, Rupaul’s Drag Race trouxe muita contribuição para a visibilidade da arte drag, anteriormente (ainda) muito estigmatizada. Reality show que alcançou a marca de 14 temporadas e diversos produtos derivados, provavelmente ainda muito relevante e aparentemente com novos episódios em breve, em 2018, os realizadores resolveram criar um especial natalino, não apenas para proclamar o luxo e o estilo do período em questão, mas também para celebrar o marketing em torno do lançamento do álbum de Natal do apresentador, Christmas Party, conteúdo exaltado ao longo dos 60 minutos de duração deste episódio especial que diverte e emula a estrutura de seu ponto de partida. Lançado em 07 de dezembro de 2018, temos aqui a presença de Todrick Hall no acompanhamento das coreografias, Michelle Visage e Ross Matthews como jurados, bem como o estabelecimento do desafio inicial, de nível básico, e o desafio final, mais complexo.

O programa é conhecido por trazer as competidoras desafiando rumo à coroação do episódio final. Aqui, a corrida é para o título de Rainha do Natal. Para isso, será preciso investir nos melhores visuais e desempenhos com elementos deste tema cheio de luzes e cores. No minidesafio, temos uma dança na passarela, juntamente com membros masculinos da equipe, com suas habituais roupas íntimas e sensuais. A ganhadora leva alguma vantagem, mas isso não significa nada para o maxidesafio, focado na produção de um look para desfile com o tema Extravagância de Natal. Nos padrões do reality show, há as queens salvas, a ganhadora e as duas menos favorecidas, dublam por suas respectivas sobrevivências para no final, uma delas ser eliminada do programa. Neste especial, o apresentador surpreende e premia todas como donas da coroa natalina, no melhor tom de fraternidade e gratidão de Natal.

Com direção de Nick Murray, responsável por conduzir os 183 episódios das 14 temporadas mencionadas anteriormente, acompanhamos as drags Kim Chi, Latrice Royale, Jasmine Masters, Eureka, Trixie Mattel, Sonique e a maravilhosa Shangela, figuras participantes de edições anteriores do programa, focadas nos desafios propostos por RuPaul para celebração do reinado natalino. Para a produção, elas foram contratadas e indicadas para carregar em suas malas: um look luxuoso para a noite de Natal, roupas para ensaio, dois visuais natalinos não drags, conteúdos que seriam utilizados para a composição das tarefas que culminariam na premiação de Rainha do Natal. Sem grandes novidades, o que temos aqui é o saudosismo, permitindo que possamos rever personagens queridas deste reality show inovador e bastante divertido.

A magia natalina está para todos os lados. Nos cenários carregados de iluminação, guirlandas, meias em formatos de suntuosas botas femininas, árvores decoradas, tudo adaptado para o estilo do programa que conclama uma modalidade de arte muito complexa, algo que envolve maquiagem, moda, bem como valores exaltados no programa, tal como a importância do trabalho em equipe, o individualismo não agressivo, dentre outros tópicos que compõem a ideia de fraternidade típica do período natalino. Canto, humor, atuação, costura e personalidade são alguns pontos do RuPaul’s Drag Race presentes também nesta versão especial, produção que adere aos famosos lipsyncs, aqui organizados com as músicas do mencionado álbum do apresentador, figura carismática que também é levado para a dublagem no desfecho, numa batalha com a jurada Michelle Visage, tudo em clima de muita alegria e festa. Devo dizer que não é o “melhor” deste universo, mas cumpre a sua missão de ampliar os horizontes narrativos e temáticos do programa. A escolha das drags, por sua vez, poderia ter sido melhor. Mas é Natal, não é mesmo? Nada de reclamar, melhor agradecer.

RuPaul: Rainha do Natal (RuPaul’s Drag Race Holi-Slay Spetacular, EUA – 2018)
Direção: Nick Murray
Roteiro: RuPaul
Elenco: RuPaul, Michelle Visage, Ross Mathews, Todrick Hall, David Huggard, D.J. ‘Shangela’ Pierce,Latrice Royale, Martell Robinson, Sang-Young Shin
Duração: 30 min por episódio (04 no total)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais