O grande – mas não tanto – trunfo de Ruas em Guerra é que Lior Geller, seu diretor e co-roteirista, realmente faz todo o esforço para tirar sua obra do lugar-comum, da mera “guerra de gangues que coloca crianças no fogo cruzado, fazendo com que um veterano de guerra sofrendo estresse pós-traumático interceda”. Esse esforço está presente em suas escolhas criativas para usar o baixo orçamento ao seu favor, limitando as locações à fortaleza meia-boca do chefe do tráfico local e às ruas ao redor e ao dar identidade visual à fita, seja pelo uso de uma fotografia em cor terrosa, seja pelo uso de câmera desnorteadora nas cenas de ação.
No entanto, essas características do primeiro longa de Geller não imprimem frescor suficiente para torná-lo um bom filme de Jean-Claude Van Damme, mas só de ele não ser uma tragédia total já é um alento, especialmente considerando que ele é a obra seguinte ao surpreendentemente ótimo Lukas, talvez a obra mais madura do astro ao lado de JCVD. Na verdade, estou sendo talvez dramático demais, pois Ruas em Guerra (um título básico, mas mais apropriado do que o pseudo-filosófico original We Die Young) é um filme fácil de se assistir, apesar de toda a violência de gangues – inclusive e especialmente com crianças – que o permeia, pois ele não tem firulas, não tem floreios e, portanto, vai direto ao ponto que resumi nas aspas do primeiro parágrafo.
Ruas em Guerra é, na verdade, uma extensão do curta Roads, do próprio Geller, até hoje um dos filmes de estudante de cinema mais premiados da história, que ele lançou em 2007, com o maior problema da versão alongada ser justamente ele parecer um curta esticado. Não há muita história para além de Lucas (Elijah Rodriguez), um adolescente que trabalha para Rincón (David Castañeda), o rei do crime local, que faz de tudo para impedir que seu irmão mais novo Miguel (Nicholas Sean Johnny) se junte à gangue. Lucas é fornecedor de drogas e um de seus clientes é o veterano Daniel (Daniel) que não consegue falar em razão de um ferimento de guerra e que sofre de visões de seus traumas no deserto. Quando Lucas e Miguel se metem em uma enrascada potencialmente mortal, Daniel não titubeia em ajudar, tendo que primeiro lutar consigo mesmo para realmente fazer o que precisa fazer.
Existem muitos espaços vazios, por assim dizer, nessa história básica e um deles é preenchido pelos preparativos do casamento da irmã de Rincon. A questão é que Geller e Andrew Friedman, ao desenvolverem o roteiro, não parecem ter se preocupado muito em criar duas histórias organicamente costuradas, resultando em duas linhas narrativas eminentemente paralelas que apenas convergem convenientemente ao final para criar mais possibilidades de tragédia e banho de sangue, sem que o casamento realmente contribua para o drama principal ou mesmo justifique a escolha de Rincon no momento climático.
Além disso, apesar de constantemente em tela, Daniel parece um personagem secundário, um deus ex machina portátil que aparece quando é necessário para salvar os garotos, com seu ferimento físico sequer sendo aproveitado decentemente na história ao ponto de ele sequer ser justificável narrativamente. Por outro lado, mesmo com um papel silencioso de diversas maneiras, Van Damme entrega outro bom trabalho de atuação, transparecendo sua dor e sua angústia de maneira eficiente e natural, muito na linha do que ele fez em Lukas.
Ruas em Guerra, apesar de oferecer pouco para justificar a conversão de curta em longa, tem personalidade e mostra que Lior Geller, se tiver oportunidade, pode tornar-se um diretor interessante. E Van Damme, no alto de seus 59 anos, consegue mais uma vez ter espaço para atuar de verdade, na contramão do estereótipo do durão invencível que ele mesmo construiu no começo de sua carreira.
Ruas em Guerra (We Die Young – EUA/Bulgária, 2019)
Direção: Lior Geller
Roteiro: Lior Geller, Andrew Friedman
Elenco: Jean-Claude Van Damme, David Castañeda, Elijah Rodriguez, Nicholas Sean Johnny, Charlie MacGechan, Joana Metrass, Dean John-Wilson, Jim Caesar, Kerry Bennett, Uriel Emil, Pablo Scola, Robyn Cara
Duração: 92 min.