Home TVEpisódio Crítica | Rick and Morty – 6X06: Juricksic Mort

Crítica | Rick and Morty – 6X06: Juricksic Mort

Altruísmo ou egoísmo?

por Kevin Rick
1,5K views

  •  spoilers. Leiam, aqui, todas as críticas de Rick and Morty.

Juricksic Mort é um daqueles episódios soltos de Rick and Morty que me incomodam narrativamente. O roteiro está sempre tirando sarro do cânone e desfaz qualquer construção de tramas passadas. É, algumas dessas piadas são engraçadas, mas é um desperdício de potencial ver uma reviravolta tão boa quanto a fissura no espaço ser jogada fora. Talvez esteja sendo chato demais com essas questões, mas, sei lá, os meta-comentários da animação me parecem mais facilitadores dos roteiristas na base do “porque sim” do que um humor inteligente. Novamente, Rick aborrecido com o fechamento da fissura é cômico e produz risos, mas também me soa como uma rasteira, em que a narrativa principal do seriado não tem importância.

Deixando isso de lado, podemos falar do conceito do episódio. Dinossauros super desenvolvidos retornam à Terra para descobrir que sua raça foi extinta e que os humanos-macacos comandam as coisas. Os dinos, então, decidem nos ajudar, criando um período de paz e uma sociedade utópica. É um episódio banhado de referências e fanservice, até mesmo para o padrão de Rick and Morty. Passamos por Jurassic Park, A Chegada, Westworld, etc. Entendo que essas referências nerds façam parte da identidade da animação, mas não me divirto muito quando a produção mergulha demais nesse tipo de humor como acontece aqui.

Também não gostei da participação dos dinossauros ou as piadas em torno deles, principalmente os momentos da ONU. A viagem de Rick e Morty pelo espaço também me soou bobinha e pouco criativa, com aquelas piadas dos dinossauros skatistas ou cantores sendo bem tediosas. Nem a reviravolta com o cometa ou a participação no Oscar de Rick (que no papel parece fantástico), não funcionaram comicamente.

O episódio funciona melhor para mim quando faz piadas com a insegurança de Rick frente a seres tão inteligentes quanto ele. É sempre divertido notar o aborrecimento do personagem quando não está em seu pedestal de superioridade. O humor com a dicotomia de altruísmo X egoísmo também me rendeu gargalhadas, especialmente quando Rick desafia os dinossauros em Marte.

Juricksic Mort me aborreceu com as preguiças canônicas, mas, além disso, é um episódio solto sem muita imaginação, buscando em referências e meta-comentários algum tipo de diversão rasa. Ainda assim, há bons momentos na história que não deixam a qualidade se tornar totalmente ruim. Por fim, agora que a arma de portais foi consertada, veremos o que acontecerá na reta final da temporada, provavelmente mais maluca e menos de sitcom como tivemos nos cinco episódios iniciais.

Rick and Morty – 6X06: Juricksic Mort (EUA, 09 de outubro de 2022)
Criação: Justin Roiland, Dan Harmon
Direção: Kyoung Hee Lim
Roteiro: Alex Rubens
Elenco: Justin Roiland, Chris Parnell, Spencer Grammer, Sarah Chalke
Duração: 22 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais