Home TVEpisódio Crítica | Rick and Morty – 6X05: Final DeSmithation

Crítica | Rick and Morty – 6X05: Final DeSmithation

Sogro e genro vs incesto.

por Kevin Rick
1,4K views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, todas as críticas de Rick and Morty.

O tom de sitcom desta temporada é mantido em Final DeSmithation, um episódio contido e sem desenvolvimento de cânone que acompanha uma pequena aventura de Rick e Jerry, enquanto o restante da família vai para um zoológico com a Beth espacial. De início, imaginei que teríamos uma narrativa entre os dois núcleos, mas o roteiro foca apenas nas façanhas do cientista maluco e seu genro. A premissa da história para a aventura da dupla é bizarra, com Jerry recebendo um biscoito da sorte contendo uma mensagem que indica que Jerry irá fazer sexo com sua própria mãe. O personagem fica paranoico, e Rick decide ajudá-lo a descobrir se o recado é uma besteira ou destino.

É o segundo episódio centrado em piadas de incesto depois de Bethic Twinstinct, sendo notável como os roteiristas tiveram uma boa abordagem para este humor complicado nos dois episódios. Uma tendência ruim da temporada é a repetição incessante de uma mesma piada durante as histórias, principalmente em Rick: A Mort Well Lived, mas, apesar da comédia em torno do ato incestuoso de Jerry ser recorrente em Final DeSmithation, os momentos em sua maioria são bem divertidos.

Trazer o conceito da franquia Premonição foi uma boa sacada, criando um certo terror com o possível ato, algo incorporado com muito bom-humor pela personalidade medrosa de Jerry. A inspiração na franquia de terror também rende bons momentos de ação, como na criativa sequência de Rick lutando contra guardas com “poderes do destino”. Os roteiristas também se aproveitaram de outros fanservices com boas piadas visuais, como a luta de Rick no restaurante sob o som do tema musical da sitcom Taxi, e divertidos acenos para Sailor Moon Thundercats.

No entanto, as melhores partes do episódio estão no começo, quando a família está tirando sarro do medo de Jerry ou então com os testes de probabilidade entre Rick e seu genro. Não me entendam mal, toda a aventura maluca de sci-fi com Rick incorporando o Inspetor Bugiganga é muito divertida, mas as cenas mais mundanas, com piadas entre a família e a abordagem de sitcom com o contexto maluco da animação me soaram mais cômicas. Confesso que preferiria que o episódio todo explorasse apenas aquele cenário do medo de Jerry, com sua mãe aparecendo para uma visita e a família caçoando dele e pregando peças.

Ainda assim, a investigação de Rick e Jerry traz uma ótima dinâmica familiar, especialmente no humor entre os contrastes extremos dos personagens. Também é possível notar uma espécie de amizade nascendo, sendo que o desfecho do episódio chega a ter uma camada de ternura. Apesar de não termos visto novidades na narrativa principal, Final DeSmithation é mais um episódio da temporada com bom desenvolvimento de personagens. Estou simplesmente amando a abordagem dos roteiristas para explorar o relacionamento da família, deixando de lado os arquétipos e fazendo-nos importar com estas figuras em específico. Nas críticas anteriores, eu disse que odiaria ver essas versões da família Smith sendo substituídas por alguma outra dimensão, e parece que tanto os roteiristas quanto Rick parecem se importar com eles também. Maravilhoso!

Rick and Morty – 6X05: Final DeSmithation (EUA, 02 de outubro de 2022)
Criação: Justin Roiland, Dan Harmon
Direção: Kyoung Hee Lim
Roteiro: Alex Rubens
Elenco: Justin Roiland, Chris Parnell, Spencer Grammer, Sarah Chalke
Duração: 22 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais