Um dos mais notáveis e divertidos personagens da animação, o Pica-Pau é uma criatura antropomórfica muito irreverente, protagonista de diversos curtas sobre a sua trajetória cheia de trapalhadas por onde passa, sempre com muito humor, piadas ácidas e atitudes questionáveis que nos fazem refletir sobre o seu comportamento, tal como fazem um elfo e o Papai Noel, figuras que na dinâmica de entrega dos presentes natalinos, alegam que a criaturinha cometeu muitos deslizes durante o ano e, por isso, não será merecedor da magia natalina. O que fazer? Simples: se redimir, mas, ao tentar agir de maneira bondosa, o personagem comete mais deslizes ainda, distanciando cada vez mais as suas chances de ser agraciado.
É com esse mote que contemplamos Pica-Pau: Um Natal Inesquecível, história frenética, como de habitual neste universo narrativo, focada no desenvolvimento de temáticas natalinas ao longo de seus breves, mas eficientes poucos minutos de duração. Distribuído pela Universal Pictures, o protagonista avesso à ordem foi criado por Ben Hardaway e Walter Lantz, tendo surgido na esteira de Patolino e Pernalonga, dois grandes nomes da animação no século XX. Com sua voz peculiar e comportamento nada tranquilo, o Pica-Pau já viveu diversas experiências em seu cotidiano atribulado, sendo a jornada natalina uma destas empreitadas especiais.
A sua agonia começa quando ultrapassa a fila e deixa várias crianças para trás. A ideia é convencer o Papai Noel sobre o seu merecimento acerca do Natal. Ao abrir a sua gigantesca lista de pedidos, o personagem surpreende aqueles que tiveram a fila furada. Ficariam ali por horas, mas um elfo se aproxima e tira todo o charme do Pica-Pau. Sem chances para presentes nesta temporada, pois conforme os registros, também enormes, ele se comportou de maneira muito equivocada durante todo o ano, perdendo qualquer direito de ser agraciado. E agora? Pica-Pau precisa correr contra o tempo para convencer a todos sobre a sua mudança de postura.
É quando começam as trapalhadas. Atordoado com a puxada de orelha do Papai Noel, ele sai pelas casas tentando ajudar a todos, mas não consegue. Foca no ajuste de uma cerca, mas destrói todo o conjunto e desprotege um vizinho em sua ação sem qualquer sucesso. Ao receber as encomendas de uma senhora, destrói praticamente tudo, deixando cada vez para trás qualquer possibilidade de ser presenteado no Natal. Uma reviravolta, próximo ao fim, coloca as suas bagunças todas em ordem. Ele salva o Papai Noel de uma queda vertiginosa e, como recompensa, todas as suas peripécias pela vizinhança são resolvidas num passe de mágica, ganhando ainda um novo voto de confiança dos organizadores do Natal. Final feliz, depois de muita confusão. Divertido, dinâmico e, na medida do possível, reflexivo.
Pica-Pau: Um Natal Inesquecível (A Very Woody Christmas) — EUA, 2000
Direção: Bob Jacques
Roteiro: Jim Gomez, Travis Clark
Elenco: Billy West
Duração: 21 min.