Home TVEpisódio Crítica | Patrulha do Destino – 4X10: Tomb Patrol

Crítica | Patrulha do Destino – 4X10: Tomb Patrol

A volta dos que não foram.

por Luiz Santiago
910 views

A tentativa de Immortus ganhar poder sobre o mundo parece ter encontrado, neste episódio, uma presença aceitável na persona de Isabel Feathers, neste Tomb Patrol. Pela primeira vez, desde que a personagem passou a ter o destaque máximo dado a ela no retorno do show, em Orqwith Patrol, tive uma experiência positiva com suas tentativas de ganhar espaço no meio da humanidade, mesclando a vontade íntima da jovem em ser notada e aceita pelas pessoas, com o desejo mortal e maléfico de Immortus em ter a sua vontade validada. Em episódios anteriores, ressaltei o fato de que esse tipo de abordagem textual tem limites, e o humor, nesses casos, precisa saber até onde precisa ir na estranheza e no exagero para conseguir chegar a um lugar de genuíno riso. Parece que chegamos ao começo disso.

A presença do Beard Hunter na introdução do episódio foi uma surpresa interessante, assim como o retorno das bundas carnívoras, que ganham, desta vez, uma figuração ainda mais maluca: a sua versão lobisomem, com sua forma humana como original. Como o foco dramático e narrativo não se debruça sobre esses “visitantes“, apenas aproveita a presença deles para incrementar outros indivíduos e situações, o que resulta daí é algo muito bom e engraçado. Somado ao fato de que existe um apocalipse sendo gerado, todo o ambiente para o episódio é instigante, cheio de tensão e capaz de lançar dúvidas que engajam o público, algo que não estava acontecendo em Patrulha do Destino há um tempinho, sejamos sinceros.

A mudança de comportamento de Isabel Feathers, além de ajustar bem o tom de humor do enredo, parece ter conseguido separar melhor o problema principal enfrentado pelos heróis, que é o envelhecimento e a possibilidade de morrer em pouco tempo + a ideia da destruição do mundo. Aliás, existe muita melancolia em cena, um encaminhamento tocante para o futuro desses personagens. Rita é a que mais representa isso, entregando-se de maneira bem “vovó” ao seu estágio atual de vida e tentando unir a família da melhor forma possível. Como o roteiro está se encadeando bem apenas agora, é evidente que o trabalho esperado para esses personagens não é completo e falta até boas linhas de diálogo, em comparação ao que o próprio show nos entregava antes, porém, eu estou bem mais contente com o que foi entregue do que com os outros episódios de retorno, e posso dizer que fico um pouco mais animado para o finale.

Quanto às ações de Immortus, penso que o roteiro já explorou o que tinha de ser explorado e está patinando um pouco nessa questão. De toda forma, são apenas mais dois capítulos de construção e tenho certeza que há muita coisa para ser resolvida, porque caminhamos não apenas para um encerramento de temporada, mas também de série. Todavia, a ideia dessa imortalidade roubada e o que deve ser criado a partir daqui é um mistério que precisa de conclusão cuidadosa, pelo impacto que promete e pela quantidade de coisas e pessoas envolvidas. Tomara que cheguem ao fim em uma boa nota de qualidade.

Patrulha do Destino – 4X10: Tomb Patrol (Doom Patrol) — EUA, 26 de outubro de 2023
Direção: Omar Madha
Roteiro: Arnold Drake, Bob Haney, Jeremy Carver
Elenco: Diane Guerrero, April Bowlby, Joivan Wade, Skye Roberts, Riley Shanahan, Matthew Zuk, Matt Bomer, Brendan Fraser, Michelle Gomez, Keiko Agena, Sendhil Ramamurthy, Tommy Snider, Phil Morris, Irene Ziegler, Charity Cervantes, Michelle Civile, Erin Dangler, Dylan Saunders, Jimmy Smagula, Javier Vazquez Jr.
Duração: 45 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais