Home TVEpisódio Crítica | Patrulha do Destino – 4X09: Immortimas Patrol

Crítica | Patrulha do Destino – 4X09: Immortimas Patrol

Cantoria em outra linha temporal.

por Luiz Santiago
1,3K views

Embora o resultado artístico, considerando a unidade do produto, seja similar entre este episódio e a dupla de capítulos Orqwith Patrol e Fame Patrol, que trouxeram a série de volta do hiato, há um cuidado temático e uma visão de andamento do show bem mais interessantes aqui. Immortimas Patrol é um musical que referencia um tipo diferente de Natal, numa realidade criada por Isabel Feathers, sob possessão de Immortus. Não é a primeira vez que a Patrulha do Destino se vê numa realidade paralela, muito menos a primeira vez em que trabalham com o formato de musical na série. A diferença é que aqui, a temática central é de um musical dos anos 1980, e a maneira como tudo se integra para o plano geral da temporada… não é lá essas coisas.

Olhando individualmente, é lícito elogiar os números musicais, as coreografias e o trabalho técnico na criação de cada um dos ambientes em que essas canções se passam, com exceção, talvez, do número do Cyborg, que é simples e chatinho demais, em todos os aspectos. De todas as canções, porém, a melhor em sua totalidade é a última, surpreendentemente capitaneada pela exagerada Isabel/Immortus. O acompanhamento do coro, a coreografia, a presença de todos os personagens principais e a tensão criada para o que viria a seguir, funcionam muitíssimo bem para toda a proposta. Dos números musicais anteriores, gosto apenas de algumas partes, destacando-se as participações solo (e hilárias) de Michelle Gomez e a ilustre presença de Brendan Fraser, que está visivelmente se divertindo muito — diferente de Matt Bomer, que aparece quase que por protocolo.

O problema desses números musicais tem a ver com algo que tivemos no episódio anterior: há um esforço hercúleo para ser engraçado, e todos sabemos o que acontece quando um roteiro força demais o riso. A artificialidade é prevista em obras musicais, mas existe um limite do próprio gênero para isso, especialmente quando há algo muito maior no subtexto, quando lidamos com eventos que moldaram esse momento do grupo e que, aqui, deveriam caminhar em direção a algo sólido em termos de conexão, explicação, indícios objetivos do que está por vir: em suma, avançando com a história. Mas assim como na semana anterior, praticamente não existe avanço na trama.

Performances boas e elementos técnicos que, à parte, funcionam bem, não conseguem dar conta de um enredo solto, especialmente quando a direção também não consegue criar uma unidade narrativa coerente. Desde o retorno do show, já são três episódios que adicionaram o mínimo do mínimo e, ainda assim, de maneira insatisfatória. Chegamos ao ponto onde os medos de um início pouco marcante de temporada acenam para o fato de que, no fim das contas, pode não ser apenas um medo infundado não. E me dói bastante ver uma série como Patrulha do Destino marchar para o seu encerramento dessa forma. Ainda há tempo de retornar aos trilhos, é claro, mas a mácula para a temporada já está criada.

Patrulha do Destino – 4X09: Immortimas Patrol (Doom Patrol) — EUA, 19 de outubro de 2023
Direção: Omar Madha
Roteiro: Aliza Berger, Talia Berger
Elenco: Diane Guerrero, April Bowlby, Joivan Wade, Skye Roberts, Riley Shanahan, Matthew Zuk, Matt Bomer, Brendan Fraser, Michelle Gomez, Merritt Blanks Jr., Charity Cervantes, Sasha Hatfield, Bethany Anne Lind, Abi Monterey, Erick Nathan, Sendhil Ramamurthy, Madeline Zima
Duração: 45 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais