Bote os headphones de fita cassete e tampe o ruído externo. É assim que Gregg Araki aumenta o volume da trilha sonora anos 80 neste thriller em que a cronologia dos fatos não importa e as lembranças são páginas rasgadas e coladas de volta com uma perspectiva ligeiramente diferente.
Aqui a tensão não começa com o desaparecimento de Eve Connors, interpretada por Eva Green. Pelo contrário, é renovada com flashbacks da presença dela. A apresentação e composição dos personagens é algo tão notável que descobrir mais sobre eles se torna tão importante e instigante quanto supor o que aconteceu com a mãe de Kat, a dona dos headphones.
Na casa desta família do subúrbio não há segredos velados, aparentemente. Desde cedo, a personagem de Shailene Woodley aprende sobre o casamento frígido e gélido dos pais. Gavetas comprometedoras são abertas e desbloqueadas pela criança curiosa, para encontrar: de um lado um livro sobre como atingir o orgasmo, bem acessível, e do outro pornografia, trancada com cadeado.
O tempo todo parece que quem tem mais a mostrar é quem diz menos. A mãe dona de casa enfadada, o marido bonzinho capacho, a filha adolescente afim de sexo. É assim que fica a superfície da história até o espectador querer ir mais fundo.
De certa forma, a intensidade contrastando com a repulsa é um dos pontos altos. O desejo é altamente explorado aqui e a figura do namorado de Kat é quem impulsiona a reviravolta na fita. Assim como os embates entre mãe e filha, baseados na inveja e no desapontamento. E é justamente o relacionamento delas que vale mais a pena conferir. Apesar da estética até certo ponto poética impregnada nas cenas, essa história é baseada em fatos reais, descritos no livro de Laura Kasichke.
O desfecho dessa fita é realmente inesperado, diferente de outros roteiros que pecam neste aspecto. E o interessante é justamente que é um thriller colorido, com drama e tensão esbranquiçados por uma nevasca que torna difícil enxergar os acontecimentos. E como encontrar a liberdade depois de passar tanto tempo no escuro da ignorância? Indo procurar um pássaro branco em uma nevasca?
Pássaro Branco na Nevasca (White Bird in a Blizzard, EUA e França – 2015)
Diretor: Gregg Araki
Roteiro: Gregg Araki, baseado na obra de Laura Kasischke
Elenco: Shailene Woodley, Eva Green, Christopher Meloni, Shiloh Fernandez, Angela Bassett, Gabourey Sidibe, Ava Acres, Thomas Jane, Mark Indelicato
Duração: 91 min.