- Há SPOILERS. Leiam, aqui, as críticas de todos os episódios da série e, aqui, de todo nosso material do universo Supernatural.
Entre mais hiatos estranhos, acabei perdendo o prazo do sexto episódio de Winchesters. Na realidade, confesso que nem sei se tenho algum leitor acompanhando a série comigo, mas cá estamos com a crítica dupla dos dois últimos episódios lançados, que focam mais nos Akrida, finalmente mostram os pais de John e Mary, e direciona a narrativa para um grande desfecho. Vamos lá!
Art of Dying
1X06
Art of Dying se vincula à trama dos Akrida de forma tangencial, com mais uma história de monstro que provavelmente acabaria com a “colmeia” de antagonistas sugando a essência da criatura. Acabamos vendo que o monstro não era o que se esperava e que a vítima em questão tem um passado sombrio. Estou falando, claro, da caçadora “aposentada” que dá esperanças à Mary de que existe vida além de enfrentar o sobrenatural.
Eu gosto desse conflito desde que Sam passava por isso, então a abordagem narrativa me intrigou um pouquinho logo de início. Continuo vendo os roteiristas explorando dramas com uma certa obviedade e com muitos diálogos expositivos, mas tivemos vislumbres bacanas do quão sombrio pode ser a vida de caçadores.
Gosto da reviravolta com a “bruxa” que era na verdade um caçador traído tomando posse de um cadáver, especialmente em como cria um conflito em Mary. A conexão com esse arco de raiva de John também é orgânica, apesar do ator ser sofrível e do roteiro passar mais uma impressão de jovem revoltado do que um humano em conflito – ainda acho estranho como John se adaptou tão facilmente a essa vida, mas não consegue lidar com PTSD ou conflitos familiares.
A aventura em si, porém, continua pecando em termos de qualidade. A mitologia não é explorada, falta um cuidado mínimo com horror, nem que seja em construções de cena como do celeiro – o monstro sempre aparece quando alguém vira as costas -, além de que o clímax acabar com um discurso cafona não ajuda. Medíocre? Sim. Mas levemente curioso.
Os Winchesters (The Winchesters) – 1X06: Art of Dying (EUA, 2022)
Criação: Robbie Thompson (baseado no universo de Eric Kripke)
Direção: Lisa Soper
Roteiro: Sehaj Sethi
Elenco: Meg Donnelly, Drake Rodger, Nida Khurshid, Jojo Fleites, Demetria McKinney, Bianca Kajlich, Jensen Ackles
Duração: 43 min.
Reflections
1X07
De um jeito estranho, esse episódio acabou me decepcionando. O início ficava indicando um embate com os Akrida e uma espécie de preparação para a reta final da temporada, mas todo mundo continuava conversando e conversando sem parar. Explico. Esse seriado confunde drama bem construído com todos os personagens verbalizando tudo a todo momento e a cada instante.
É um show de cafonice que assistimos aqui, desde a mãe de John se abrindo, até a aparição de Henry e a conversa melosa com o co-protagonista. Quando vemos, gastamos quase o episódio inteiro nessas conversinhas redundantes e nesses pequenos dramas adolescentes, com bem pouco da aventura e da mitologia sendo realmente o foco. A tal caixa mesmo é cheia de explicações ridículas e sem um senso de mistério. Eles simplesmente pegam uma pedra que é uma fonte de energia e pronto. Zero obstáculo ou envolvimento de trama.
Uma das coisas mais legais de Supernatural era o trabalho que o seriado tinha em nos envolver em tornos de objetos mágicos e suas lendas. Aqui tudo parece uma desculpa para dramalhões ruins – a própria aparição de Henry é totalmente forçada e súbita, com a tal energia da caixa sendo usada como desculpa. Sequer temos algum tipo de destaque para o lore dos Homens de Letras.
Pior ainda, não entendo a participação dos antagonistas. Vemos um Akrida surgindo do nada de um carro, temos embates com Roxy e até mesmo no ato final os monstros aparecem, mas nunca há um senso de urgência. Quando finalmente vemos o perigo dos Akrida, o que acontece? John beija a Mary. Essa série é brega demais rs. A aparição súbita de Samuel com aquela caixinha mágica é o ponto final de um episódio fraco com um Deus Ex Machina forçado. É bacana ver Tom Welling, porém.
Os Winchesters (The Winchesters) – 1X07: Reflections (EUA, 2022)
Criação: Robbie Thompson (baseado no universo de Eric Kripke)
Direção: Lisa Soper
Roteiro: Sehaj Sethi
Elenco: Meg Donnelly, Drake Rodger, Nida Khurshid, Jojo Fleites, Demetria McKinney, Bianca Kajlich, Jensen Ackles
Duração: 43 min.